Quem Roubou a Alegria do Palhaço?





Autora: Gerusa Rodrigues Pinto

No circo Arrelia, os palhaços viviam levando alegria para todas as crianças. Quando apareciam no picadeiro, cada palhaço era mais engraçado que o outro. Um se equilibrava sobre uma roda, outro tocava tuba. Mas, o mais engraçado era o palhaço Pirulito. Ele fazia muitas estripulias: dava cambalhotas e fazia malabarismo.
Certo dia, Pirulito apareceu com a carinha muito triste.
— Porque você está triste, meu amigo?
— Você não vai acreditar, mas eu perdi a alegria e não consigo encontrá-la em nenhum lugar.
Talita, a menina que andava sobre uma bola, ouvindo a conversa, disse a Pirulito:
— Não se preocupe, eu vou ajudá-lo.
E lá se foram os dois à procura da alegria perdida. Vendo o trapezista, eles perguntaram: — Você viu onde foi a alegria do palhaço Pirulito?
— Não, eu não vi. Pergunta ao homem que anda na corda-bamba, talvez ele saiba. Então, eles perguntaram ao homem que andava na corda-bamba. Ele também disse que não havia visto a alegria do palhaço Pirulito. Mas, ele deu uma sugestão:
 — Por que vocês não procuram o mágico Xaulim? Ele é um sujeito misterioso, talvez tenha escondido a alegria do palhaço dentro de sua cartola.
Talita e Pirulito foram à procura do alojamento do mágico Xaulim. Como tudo ali era estranho, Talita e Pirulito ficaram com medo e esconderam-se atrás de um baú. O mágico chegou, tirou a cartola, deixou-a sobre a mesa e foi dormir. Quando o mágico estava num sono profundo, eles saíram bem devagarinho, pegaram a cartola e saíram correndo. Mas, uma coisa muito estranha aconteceu.
Enquanto eles corriam, da cartola saíam gargalhadas e mais gargalhadas. Pirulito e Talita ficaram intrigados e resolveram olhar. E lá dentro bem escondida, eles viram a alegria do palhaço Pirulito, que o mágico Xaulim havia roubado. Mais que depressa, Talita colocou a cartola na cabeça do palhaço Pirulito.
Que transformação!... Voltou a alegria do palhaço! Ele pulava, fazia piruetas e mil palhaçadas, que boas gargalhadas em todos que estavam no circo.
Durante o espetáculo, Pirulito estava impossível. Ele fez tantas, palhaçadas, que tirou a graça dos outros palhaços. Por isso, Pirulito foi escolhido para ser o Rei dos palhaços.

4 comentários:

  1. Olá, meninas!
    Adorei esta história em minha infância, mas nunca lembrava o nome dela para, agora, ler para meus alunos. Obrigada por compartilharem aqui!!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Me chamo claudineia, sou professora da educação infantil e elaborei a minha aula com tema emoções. Usei o livro quem roubou a alegria do palhaço.
    Foi uma aula maravilhosa, as crianças no decorre fizeram pintura das carinha e formaram um jogo de quebra cabeça.

    ResponderExcluir