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Brincadeiras Em Casa – Educação Infantil
Carrinho de mão
Idade: a partir de 4 anos Número de
participantes: 2 Enquanto a criança coloca as mãos no chão, com os braços
estendidos, o adulto (ou outra criança) levanta suas pernas e empurra, como se
fosse um carrinho de mão.
Se quiser, acesse este vídeo com a
Brincadeira: https://www.youtube.com/watch?v=00YJgZxTrbs
Telefone sem fio Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 4 As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria
uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada
um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta,
o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim.
Mímica Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: a partir de 4 Divida as crianças em
dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar
alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos,
e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.
Boliche Idade:
a partir de 3 anos Número de participantes: a partir de 2 Faça os pinos com
garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar
derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.
Morto-vivo Idade:
a partir de 4 anos Número de participantes:a partir de 4 Coloque as crianças em
uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de
frente. Quando disser: “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”,
elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a
velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.
Bolhas de sabão Idade: a partir de 2 anos Número de participantes: a
partir de 1 Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água.
Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar,
maior ficará o bolha.
Estátua Idade:
a partir de 2 anos Número de participantes: a partir de 3 Uma das crianças é
escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele.
O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato,
cobra? Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou
mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe
aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se
mexer, perde!
Não me faça rir Idade: a partir de 3 anos Número de participantes: a
partir de 2 Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta
desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.
Corre-cutia Idade: a partir de 3 anos Número de participantes: a
partir de 4 Os participantes devem sentar em uma roda e um participante fica de
pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na casa da
tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim da
música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás do
primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele, o
que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.
Casinha Idade:
a partir de 2 anos Número de participantes: a partir de 1 Essa brincadeira pode
ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e
bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem invertê-los,
por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha.
Upa, upa, cavalinho Idade: de 6 a 9 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e um bebê) Sente-se numa cadeira. Cruze as pernas e sente a criança em
cima de seus tornozelos. Segure suas mãos enquanto move suas pernas para cima e
para baixo, cantando “Upa, upa, cavalinho”.
Batata quente Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 4 Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um
círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar
fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “Batata quente, quente,
quente, quente” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola.
Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.
Desenho maluco Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: de 3 a 4 Dê uma folha em branco
para cada participante. No alto da folha, cada um deve desenhar uma cabeça.
Depois, dobram-se os papéis para esconder o que foi feito. Trocam-se as folhas
e, então, cada um desenha o corpo. Repita as instruções, até que cada criança
desenhe uma parte do corpo, sem ver a anterior. No fim, abra os papéis e veja
os desenhos que se formaram.
Montar nos ombros Idade: de 9 a 12 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e uma criança) Ajeite o bebê sobre os ombros de forma que a pernas
pendam ao redor de seu pescoço, apontando para a frente. Segure-o pelas mãos
enquanto anda por aí. Varie os movimentos: pule num pé só, marche, gire...
Passa anel Idade:
a partir de 4 anos Número de participantes: a partir de 4 Um dos jogadores será
o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar
suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado
ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma
delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem
ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo
continua igual.
Achou! Idade: de 6 a 9 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e um bebê) Sente o bebê no chão ou numa cadeira de frente para você.
Pegue uma toalha e cubra o rosto com ela. Tire a toalha e mostre o seu rosto
enquanto diz “achou”. Experimente também colocar a toalha na cabeça do bebê e
tirá-la.
Cabo de guerra Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: de 4 a 10 Divida as crianças em
dois times. Cada um ficará de um lado do campo e segurando um lado da corda. Ao
sinal, cada time puxa para o seu lado, com toda força. Ganha a equipe que ficar
por pelo menos um minuto com a maior parte da corda.
Dança das cadeiras Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 5 Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos
um. Em uma fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as
mãos para trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se
sentar na cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve
ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.
Brincadeiras Em Casa – Ensino Fundamental
Cinco Marias Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: a partir de 1 Pegue cinco saquinhos de tecido e
encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco Marias no chão. Escolha uma, jogue
para cima e pegue outra do chão, a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na
próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta
a recolher a primeira antes de cair. E assim sucessivamente.
Amarelinha Idade: de
7 a 10 anos Número de participantes: a partir de 1 Faça o desenho da amarelinha
no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. A criança joga uma pedra na primeira
casa e, em um pé só, a pula e vai até a última. Na volta, pega a pedra do chão.
Na próxima rodada, joga a pedra na casa 2 e vai até o fim em um pé só. E assim
sucessivamente. Não pode colocar o segundo pé no chão, nem errar a casa.
Balão fujão Idade: de
6 a 10 anos Número de participantes: a partir de 2 Trace uma linha de partida e
uma de chegada. Cada jogador segura uma bexiga e um pedaço grande de papelão.
Ao seu sinal, cada criança coloca sua bexiga no chão e a abana com o papelão,
na direção da linha de chegada, e a traz de volta da mesma forma. O primeiro
que terminar o percurso, ganha a corrida.
Pular corda Idade: a partir de 6 anos Número de participantes: de 1 a 5 Duas
crianças seguram a corda, uma em cada ponta, e fazem com que ela gire. Os
outros participantes precisam pular a corda, que está em movimento. Isso pode
ser feito com batidas lentas ou muito rápidas. Sai do jogo quem tropeça na
corda. Também dá para pular em grupo, entrando um de cada vez ou todos juntos.
Se a criança estiver sozinha, ela pode girar a corda com as duas mãos e pular!
Casa de cartas Idade: de
7 a 12 anos Número de participantes: a partir de 2 As crianças devem juntar
duas cartas e equilibrá-las de modo a criar um formato piramidal. Ao fazer
vários ?triângulos? dessa forma, é possível colocar uma carta na horizontal
acima de dois triângulos e, assim, formar a base para o segundo andar. A ideia
é formar um castelo, tomando muito cuidado para não derrubar tudo.
Corrente
infinita Idade: a partir de 7 anos Número de participantes: a partir de 4
Conforme o pegador capturar os outros jogadores, eles vão dando as mãos e formando
uma corrente em que apenas as pontas podem pegar.
Troca-letra Idade: de
10 a 12 anos Número de participantes: 4 a 8 Uma das crianças propõe uma palavra
de quatro letras. O primeiro jogador deve, formar uma palavra nova a partir
daquela, mudando apenas uma letra, e assim sucessivamente. Exemplo: lata, pata,
mata, mala, tala. Quem não bolar uma palavra em 30 segundos, ou repetir uma que
já foi, é eliminado.
Futebol de botão Idade: a
partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 2 Este jogo tem as regras
similares ao futebol de campo, mas é possível criar suas próprias regras a cada
partida. Com botões ou tampinhas de garrafas, é preciso chegar ao objetivo, o
gol.
Quem sou eu? Idade: a
partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 3 Os jogadores devem
ficar numa roda, e cada um escolhe o nome de uma celebridade, personagem de
filme ou desenho, ou mesmo do convívio delas, escreve num papel e gruda na
testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas
para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: eu sou uma mulher? E
os jogadores só podem responder sim ou não. A criança então tem uma chance de
dar um palpite. Ganha quem acertar primeiro.
Desfazendo o nó Idade: de
8 a 12 anos Número de participantes: a partir de 4 Um dos participantes se
afasta dos demais. Enquanto isso, o grupo faz uma roda, de mãos dadas. Depois,
devem se enlaçar, sem largarem as mãos, com acrobacia, passando por baixo ou
por cima das pernas e braços, de modo a formar um nó. O escolhido volta e tem
de desfazer o nó até que as crianças voltem à posição original em roda, sem
soltar as mãos.
Dança das
cadeiras Idade: a partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 5
Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um. Em uma
fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as mãos para
trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se sentar na
cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve ser
retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.
Pipa Idade: a
partir de 7 anos Número de participantes: a partir de 1 Segurando a linha da
pipa (atenção: brinque em uma região distante de fios de eletricidade), a
criança deve ir soltando-a de acordo com a distância que se pretende alcançar e
conforme a velocidade e direção contrária ao vento.
Detetive Idade: a partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 5
Para essa brincadeira, você vai precisar escrever num papel a inicial A (de
assassino), em outro D (de detetive) e os outros com o V (de vítima) some
todos os participantes e subtraia dois para saber quantas vítimas o jogo terá.
Misture e deixe cada criança pegar um papel sem saber o que é. O assassino
precisa matar o maior número de vítimas e, para isso, ele deve piscar
discretamente para as pessoas. Quando as vítimas forem atingidas, elas devem
dizer: "morri" e abaixar a cabeça. Caso o detetive perceba as piscadas, ele deve
dizer ao assassino: Preso em nome da lei.
Pega-varetas Idade: a
partir de 6 anos Número de participantes: de 2 a 6 Pegue várias varetas coloridas
e uma preta. Jogue-as em uma mesa, de uma só vez. Cada jogador precisa retirar
as varetas, uma de cada vez, sem que as outras se movam. Se elas se mexerem, o
participante passa a vez. Em geral, cada cor tem uma pontuação. Quando acabarem
as varetas, ganha quem alcançar a maior pontuação.
Código secreto Idade: de
8 a 12 anos Número de participantes: a partir de 2 Aqui, a imaginação é o único
material necessário. A ideia é que as crianças criem uma nova língua, como a do
p, em que se coloca a letra p na frente de cada sílaba da palavra.
O objeto oculto Idade: de
8 a 10 anos Número de participantes: de 4 a 12 Uma das crianças escolhe um
objeto que está à vista no ambiente, diz a cor dele e espera que os outros
jogadores o encontrem. Ela também pode dar outras dicas. O primeiro que achar o
objeto escolherá o próximo, na próxima rodada.
Os cinco pulos Idade: de
6 a 7 anos Número de participantes: de 4 a 8 Os participantes devem se colocar
lado a lado numa linha imaginária. Dado o sinal, todas dão cinco pulos para a
frente. Ganha quem parar mais longe.
Repórter por um
dia Idade: de 6 a 12 anos Número de participantes: a partir de 2. A
criança que será a entrevistadora. Pega um gravador, ou mesmo uma escova de
cabelo, para fingir que é o microfone. Se tiver mais de uma criança, sugira que
uma seja a repórter da bancada e a outra a repórter da rua. As crianças podem
separar assuntos antes da brincadeira para debatê-los.
Dicionário Idade: de
8 a 12 anos Número de participantes: de 4 a 12 Pegue um dicionário, abra numa
página qualquer e leia em voz alta para as crianças a definição de uma palavra
aleatória. O primeiro jogador que adivinhar a palavra marca um ponto. O
vencedor será o primeiro que marcar 10 pontos.
Desenhando nas costas Idade: de 6 a 10 anos Número
de participantes: a partir de 2 Uma das crianças escolhe desenho ou palavra e
então com o dedo indicador faz uma representação nas costas de outra criança. O
jogador que está tendo as costas desenhadas tem três chances de acertar. O
desenhista pode dar dicas também.
Stop Idade: de
8 a 12 anos Número de participantes: a partir de 4 Cada participante pega uma
folha sulfite e divide em 5 colunas denominadas: nome, cidade, país, animal e
vegetal. A cada rodada, um participante escolhe uma letra. Quem preencher
primeiro todos os campos, com uma palavra para cada coluna, começando com a
letra determinada, deve dizer Stop e todos os outros param de escrever. A cada
resposta igual, os participantes levam 5 pontos. Se forem diferentes, 10
pontos. E se os outros não tiverem colocado nada, 15 pontos.
Pular elástico Idade: de
7 a 12 anos Número de participantes: a partir de 3 Separe por volta de 2 metros
de elástico de roupa e dê um nó unindo as pontas. Duas crianças devem ficar de
pé, frente a frente, com o elástico em volta dos tornozelos, formando
visualmente um retângulo. Uma terceira criança tem de fazer uma sequência de
saltos, começando de um lado do retângulo, indo para o outro, e pisando sobre o
elástico. Depois do término de cada sequência, a altura do elástico vai
aumentando gradativamente.
Jogo dos
pontinhos Idade: a partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 2 Em
um papel sulfite, coloque vários pontinhos, cada quatro formando um quadrado. O
jogador deve ligar dois pontos em cada jogada, formando retas. Quem fechar um
quadradinho, deve colocar a sua letra inicial dentro dele. O jogo termina
quando todos os quadrados estiverem fechados e ganha quem tiver o maior número
de letras.
Escolinha Idade: de
6 a 10 anos Número de participantes: a partir de 2 A clássica brincadeira em
que uma criança é a professora e as outras ficam sentadas copiando da lousa,
pode ser reinventada e tornar-se mais dinâmica. O animador(a) faz uma lista de
perguntas. Os outros jogadores ficam no degrau de uma escada. A cada resposta
certa, o jogador sobe um degrau.
Pula-rio Idade: de
6 a 12 anos Número de participantes: de 4 a 8 Estique duas cordas no chão,
paralelamente, com intervalo de 50 centímetros entre elas. Esse espaço
representará o rio. Os participantes devem fazer uma fila de um lado do rio, e
um por vez, saltarem para o outro lado. A cada rodada, aumente a largura do
rio. São eliminadas as crianças que caírem na água. O que sobrar, vence.
Bola na moeda Idade: de 7 a 11 anos Número de participantes: a partir de 2 Dois
jogadores se posicionam frente a frente, de pé. No chão, no meio dos dois,
coloca-se uma moeda. As crianças jogam a bola uma para a outra, quicando no
chão para tentar acertar a moeda.
Pescaria de
clipes Idade: de 5 a 11 anos Número de participantes: a partir de 2 Esvazie
uma caixa de clipes em uma tigela grande. Entregue a cada criança um cabide de
arame cuja ponta tenha a forma de gancho. Os participantes devem pescar os
clipes com o gancho. O jogador que tiver pescado mais é o vencedor.
A letra mágica Idade: de
10 a 12 anos Número de participantes: de 4 a 8 Todos os participantes escolhem
uma letra do alfabeto. Na sua vez, a criança recita uma frase em que todas as
palavras comecem pela letra escolhida. Quem se enganar, ou não falar nada, é
eliminado. A frase mais engraçada ou inteligente marca um ponto. O vencedor é
quem obtiver mais pontos.
Corrida de três
pernas Idade: de 8 a 12 anos Número de participantes: de 12 a 40 As
crianças devem se dividir em dois times, e dentro dos times em pares, em que um
amarra sua perna direita à perna esquerda do outro. A um sinal, os primeiros
têm que correr, cruzar a linha de chegada, voltar e tocar a próxima dupla, e
assim por diante.
Corrida de
canguru Idade: de 6 a 10 anos Número de participantes: a partir de 8 Os
jogadores se dividem em duas equipes e formam filas indianas. Dado o sinal da
largada, a criança do início da fila coloca uma bola entre os joelhos e avança
aos saltos até a linha de chegada; depois retorna e entrega a bola ao
participante seguinte. O time vencedor será aquele em que todos os jogadores
completarem o percurso primeiro.
Tudo o que o seu
mestre mandar? Idade: de 6 a 10 anos Número de participantes: a partir de 2 Um
participante deve ser nomeado o mestre, que fica em frente aos demais, e ordena
que imitem os seus gestos, dizendo: O mestre mandou??. Porém, as crianças só
devem imitar se o mestre disser essa frase antes de indicar o gesto. O jogador
que imitar sem ouvir “o mestre mandou”?, é eliminado.
Costas com
costas Idade: de 7 a 10 anos Número de participantes: a partir de 9 Uma das
crianças é escolhida como perseguidor. As demais devem se dividir em duplas, e
ficar um de costas para o outro e com os braços enganchados. A um sinal do
perseguidor, todas as duplas se desfazem e devem procurar novos parceiros. O
jogador que sobrar é o novo perseguidor.
Caçada ao
tesouro Idade: a partir de 6 anos Número de participantes: a partir de 2
Deixe uma prenda escondida em algum lugar do ambiente. Em locais diferentes,
coloque papéis que contenham as pistas que levarão ao tesouro. A primeira deve
levar os participantes à segunda e assim sucessivamente até chegar na última,
que será o prêmio. Esse jogo pode ser individual ou em equipe.