Páginas

Sugestões de Atividades Lúdicas na Educação Infantil de 0 a 5 Anos

 


 


Adivinhando os gostos

Doce, azedo ou salgado? Essa atividade, além de muito divertida, ensina nossas crianças a reconhecerem e diferenciarem os vários sabores dos alimentos. A brincadeira auxilia também na percepção da textura da comida, fazendo com que os pequenos identifiquem se o alimento é duro, mole, líquido ou está em pedaços, por exemplo.

Realizar essa brincadeira é bem fácil! Basta separar os alimentos em recipientes, diversificando-os quanto ao seu gosto. Depois, coloque uma venda na criança e dê a ela um tipo de alimento por vez, deixando claro o limite de tempo que ela tem para adivinhar. Sem dúvida alguma, é diversão garantida!

Essa atividade é também uma ótima oportunidade para os pais oferecerem novos alimentos aos seus filhos.

Gincana diferente

A gincana para brincar com os pequenos pode ser diferente das tradicionais, com movimentos e orientações que fogem dos padrões da brincadeira. A ideia é a mesma, mas com uma pitada de inovação.

Você pode criar um circuito no quintal da sua casa, no playground do prédio ou até mesmo em uma praça tranquila. A seguir, é só “inventar” os movimentos a serem seguidos pela criançada, como correr de costas, de um pé só, com os braços levantados e por aí vai. O que vale aqui é a descontração e a prática da atividade.

Essa brincadeira, além de servir como incentivo aos exercícios físicos, auxilia para melhorar a coordenação motora da criança e o seu equilíbrio.

Onde está o erro?

Essa também é uma atividade bem legal! Chame seus filhos para um determinado ambiente (sala, quarto, varanda etc.) e peça-os para observarem atentamente todos os objetos e móveis do espaço. Em seguida, retire as crianças do local e esconda algum item que fazia parte do ambiente.

Feito isso, chame novamente os pequenos e os incentive a descobrirem o que está faltando. Essa atividade trabalha o senso de observação da criançada e ajuda no desenvolvimento da noção espacial deles.

Joguinho da memória

Esse jogo com certeza você já conhece, principalmente por se tratar de uma das atividades pedagógicas mais tradicionais que existem. Mas nem por isso a brincadeira é menos importante ou divertida do que as demais.

Com imagens de animais, frutas ou objetos, o jogo consiste em espalhar e misturar os cartões com essas figuras — de cabeça para baixo, claro —, para que depois as crianças tentem, uma por vez, adivinhar onde estão os pares correspondentes.

Você pode inovar e criar imagens de outros objetos, bem como pedir para que seus filhos construam o próprio joguinho — recortando figuras iguais de jornais ou revistas e colando em cartões, por exemplo. Por meio desse jogo, a criançada estimula a concentração e o raciocínio, e o que é melhor: se divertindo bastante!

Caixa de canudos coloridos

Qual a criança que não gosta de brincar com as cores? Exatamente por isso, a caixa para colocar canudos coloridos faz muito sucesso entre os pequenos.

E realizar essa brincadeira é muito fácil! Basta pegar uma caixa de papelão e encapá-la com papel colorido, tomando o cuidado de fazer esse processo separando uma cor para cada face da caixa. Em cada uma dessas faces, são feitos vários furos — possibilitando que as crianças encaixem os canudos, também de diversas cores, no furo correspondente.

Além de lidar com as cores, a brincadeira também trabalha a coordenação motora dos seus filhos e os familiariza com a Matemática, por meio da quantidade de canudos e furos.

Contação de histórias

O ser humano é um contador de histórias. Além de ser um dos meios de transmitir costumes culturais, tradições e conhecimento, a leitura é um exercício riquíssimo para o estímulo da imaginação, da experiência de diferentes emoções e das capacidades crítica e expressiva.

Portanto, uma boa pedida de atividade infantil pedagógica é contar histórias, seja com o auxílio de livros, seja de formas alternativas. Por exemplo, você pode confeccionar, com a ajuda dos pequenos, um “baú mágico de histórias”, contendo objetos variados, como bonecos, garrafas, relógios, saquinhos de sementes etc.

A história deve ser contada com base nos objetos retirados do baú. O adulto pode improvisar os acontecimentos e pedir ajuda dos pequenos para guiar a narrativa.

Orquestra em casa

A música é um excelente recurso para o desenvolvimento das crianças. Por meio dela, é possível desenvolver habilidades motoras de dança, ritmo e equilíbrio. Além disso, tocar (ou brincar de tocar) instrumentos musicais ajuda os pequenos a desenvolver a coordenação motora fina.

Sem contar que as coreografias, sejam livres ou guiadas, são excelentes para a percepção do próprio corpo, aspecto essencial para a formação da personalidade infantil. Por fim, as músicas favorecem bastante as habilidades linguísticas.

 

https://novosalunos.com.br/saiba-importancia-das-atividades-pedagogicas-na-educacao-infantil/