Páginas

Dinâmicas Super Divertidas

 



Feitiço da Bruxa

Cada pessoa escreve, num pedaço de papel, o que gostaria que seu amigo do lado esquerdo faça. Pode ser qualquer coisa. Por exemplo: dar tres pulinhos, dar uma cambalhota...

Quando todos terminarem, diga: “O feitiço da bruxa começa a agir agora!”

Dizer que quem escreveu o que fazer, deve fazer ele mesmo. Vai ser bem divertido!

Caixa Surpresa

Colocar vários objetos em uma caixa. Pedir que a criança feche os olhos (pode vendá-la também) e tentar adivinhar o que é o objeto usando somente o tato.

Qual o sabor?

Você pode usar uma caixa ou bacia. Colocar vários sabores, separados, em um recipiente (pode ser em copinhos de café). Exemplo de sabores: sal, açucar, limão, laranja, café, chás...

Vendar a criança enquanto faz o experimento. Vai ser bem legal!!!!


Foguete Mágico

Em círculo. A criança ou o professor deverá girar uma garrafa pet. Onde ela para (do lado da tampa), a criança fará a ação dita pelo professor.

Exemplo de ações: Dar três pulinhos, cantar uma música, chamar um amigo do seu lado direito para pular como sapo, contar uma piada...

Elefante Colorido

Elefante colorido…. que cor?” Essa brincadeira é como um “pega-pega” mais criativo e as crianças vão adorar. Uma criança é o mestre e deverá dizer qual é a cor e os demais do grupo deverão tocar algo com a cor selecionada. O mestre precisa tocar em alguma das outras crianças antes que ela chegue até a cor indicada. Será uma diversão!

Mímica

É uma brincadeira clássica que também pode render boas risadas entre a criançada, além de estimular a criatividade delas. Vale tudo: tentar adivinhar personagens, filmes, animais e situações diversas e ações como “cortar grama”, “lavar a louça” e muitas outras que você inventar.


O círculo da união

Com o objetivo de deixar clara a importância da comunicação e do trabalho em equipe, essa dinâmica exige que todas as crianças formem um círculo. O facilitador deverá pedir que cada criança tente memorizar qual coleguinha está à direita e à esquerda.

Depois, o facilitador pede que todos se separem e comecem a caminhar pelo local. Após um sinal, as crianças deverão encontrar seus colegas e formar o círculo novamente.

 

Não deixe a bexiga cair

Essa é outra dinâmica muito divertida que pode ensinar sobre a importância do trabalho em equipe. Nesse caso, cada criança deverá receber um balão. Aí, elas deverão ser instruídas a jogarem seus balões para o alto e pegarem todos antes de os balões caírem no chão.

A cada rodada, uma das crianças será retirada da equipe, fazendo com que o número de balões fique superior ao número de crianças. Isso irá deixará claro que cada pessoa é importante em uma equipe.



Imitação

As crianças devem formar um círculo. A cada comando do facilitador, uma criança deverá ir até o centro do círculo e realizar um movimento ou gesto. A criança seguinte deverá repetir o gesto e adicionar outro. Essa prática é um exercício muito divertido.

 

Jogo dos Fantasmas

Nessa dinâmica, as crianças deverão ser divididas em dois grupos. Um dos grupos ficará dentro da sala e o outro, fora. Quando o facilitador der o sinal, uma das crianças do “grupo de fora” deverá entrar na sala com um lençol sobre a cabeça, como um fantasma. O “grupo de dentro” deverá descobrir quem é o fantasma.


 

O Guia

Nessa dinâmica, as crianças deverão ser divididas em duplas. Um das crianças deverá ser vendada e a outra será o guia. O facilitador deverá indicar um trajeto a ser feito pela dupla, com o guia tomando a dianteira.

Peça para que a criança vendada explique o que sentiu ao ser guiada por alguém. Depois, promova as reflexões relacionadas a aspectos como a confiança e a amizade.

O Alfabeto

Para realizar essa dinâmica, precisaremos de papel e lápis. Cada participante deverá receber uma folha de papel e deverá criar o seu próprio alfabeto da amizade, indicando palavras relacionadas à amizade para cada letra. Depois, alguns lerão seus alfabetos e todos irão comparar suas percepções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário