Páginas

Acolher - Todos os dias!

 Atividade 1: A roda da amizade


– Objetivo: Criar um ambiente de empatia e conhecimento.
– Descrição: As crianças se sentam em círculo, passando um objeto (como uma bola) e compartilhando algo sobre si.
– Instruções: O educador inicia a roda, passando a bola e pedindo que cada criança fale seu nome e algo que gosta.
– Materiais: Bola ou objeto para passar.

Atividade 2: Desenhando as emoçõesAtividade 1: A roda da amizade

– Objetivo: Criar um ambiente de empatia e conhecimento.
– Descrição: As crianças se sentam em círculo, passando um objeto (como uma bola) e compartilhando algo sobre si.
– Instruções: O educador inicia a roda, passando a bola e pedindo que cada criança fale seu nome e algo que gosta.
– Materiais: Bola ou objeto para passar.

Atividade 2: Desenhando as emoções
– Objetivo: Expressar sentimentos através da arte.
– Descrição: As crianças desenham como se sentem usando cores e formas.
– Instruções: Oferecer papel e materiais de desenho, orientando-as a usar cores que representam suas emoções.
– Materiais: Papel, lápis de cor e canetinhas.


Atividade 3: Histórias de sentimentos
– Objetivo: Fomentar a comunicação e empatia.
– Descrição: Roda de histórias onde cada criança compartilha suas experiências.
– Instruções: Criar um ambiente confortável onde cada um poderá compartilhar uma história pessoal, respeitando o tempo e a felicidade de cada um.
– Materiais: Nenhum específico.

Atividade 4: O “sorriso do dia”



– Objetivo: Reforçar a positividade e o acolhimento.
– Descrição: As crianças irão desenhar um sorriso que representa sua felicidade.
– Instruções: Após compartilhar suas emoções, as crianças serão convidadas a desenhar um grande sorriso em um papel.
– Materiais: Papéis grandes e lápis de cor.

Atividade 5: A “cesta dos sentimentos”
– Objetivo: Registrar as emoções vivenciadas.
– Descrição: As crianças escrevem ou desenham em pequenos papéis o que gostaram do dia e colocam em uma cesta.
– Instruções: O educador pode ler alguns dos registros, respeitando a privacidade e o conforto de cada criança.
– Materiais: Cesta ou caixa e papéis.

Discussão em Grupo:

Após as atividades, é essencial promover uma discussão em grupo onde as crianças podem compartilhar seus sentimentos em relação às atividades realizadas. O educador perguntará: “Como vocês se sentiram ao compartilhar suas histórias?” e “O que foi mais legal para vocês durante nosso momento de acolhida?”

Perguntas:

– O que você sentiu ao ouvir a história do seu amigo?
– Como podemos ajudar os amigos a se sentirem bem?
– Qual foi a coisa mais divertida que você fez hoje?



Retirado do site: https://planejamentosdeaula.com/momentos-de-acolhida-atividades-para-educacao-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário