Brinquedos e brincadeiras para desenvolver em família





 Para brincar com crianças, nem sempre é necessário ter brinquedos prontos e estruturados. Pelo contrário. Com imaginação e criatividade, é possível inventar muitas brincadeiras lúdicas, manuais, artísticas ou que estimulem o raciocínio e a concentração.
Objetos da própria casa ou materiais recicláveis que seriam jogados no lixo se tornam brinquedos e brincadeiras diferentes e divertidas. Algumas dessas atividades inventadas são específicas para crianças maiores, por precisarem de mais coordenação ou de lidar com materiais cortantes ou colantes, por exemplo.
Porém, há algumas brincadeiras desse estilo que podem ser feitas para crianças menores se divertirem sozinhas ou acompanhadas de um adulto.
Brinquedo com caixa de ovo
Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.
Encontre a tampa
Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um.
Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na identificação de “grande e pequeno” e formas geométricas.
Recipientes com tampas
Utilizar recipientes plásticos (higienizados),como: vidros de remédios vazios, de amaciantes, sabão líquidos... etc. Dispor os mesmos destampados para que as crianças os tampe. É uma atividade excelente de coordenação motora e vai entretê-los por um bom tempo.
Massinha
Massinha é uma brincadeira que agrada a todas as crianças. É sempre bom ter um cantinho da massinha em casa para os pequenos se divertirem à vontade.
Brincadeira do algodão
O desafio é transferir as bolas de algodão de um recipiente para a outro, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas  dentro de um determinado tempo ganha. Não pode ajudar com a outra mão! No início parece fácil, porque o primeiro recipiente está cheia de bolas. Só que elas são leves e não dá para sentir o peso direito. Com isso, as bolas vão sendo derrubadas para fora do pote e tudo o que você coloca na colher é ar! As crianças a-do-ram!
Tênis de Bexiga
Sabe aqueles pratos descartáveis que a gente sempre tem em casa? Basta colar um palito de picolé que ele vira uma raquete para um animado jogo de tênis com bexiga. Uma dica pra deixar a atividade ainda mais legal é  prender um fio em duas cadeiras para poder transformar a sala numa quadra de verdade. Assim, vocês têm um campo imaginário em casa. Diversão garantida!
Corrida com balão
A criança deve pegar uma colher (de arroz, por exemplo). Enche um balão com água (pouca água), Sai andando até um local marcado,indo e vindo sem deixar o balão cair. Esta brincadeira é ideal para quem tem mais crianças. Para entender melhor, abra este link: https://www.youtube.com/watch?v=ZMoihSkdm3Q


Completar desenhos
Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O resultado é muito legal. Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas.
Concurso de poses
A ideia aqui é imitar poses de um desenho. Você pode criar os seus próprios ou trabalhar em cima de alguns que já existem. Depois, é convidar as crianças para copiar o que estão vendo. Um jeito superdivertido de brincar com o corpo e dar boas risadas.

                                                                 Caretas


Super simples, né? Mas também é divertido à beça. Brincando de fazer caretas, você trabalha as expressões com seu filho desde bebê, também estimula a criatividade e a desinibição.

Equilibrar em um pé só

Pensa que é fácil se equilibrar num pé só? E que tal estendendo as pernas, formando a figura de um avião? Dá para fazermos inúmeras variações da brincadeira, que ainda estimulam o desenvolvimento do sentido de equilíbrio da família.

                                                      Varal de Brincadeira




Fazer formas engraçadas com a sombra




Esta brincadeira, além de só precisar do seu corpo também é ótima para as crianças pequenas reconhecerem as partes do corpo. Ah, seu filho é maior? Então, que tal brincarem de perspectivas, mudando a sombra, conforme vocês posicionam seu corpo em relação ao sol. E outra alternativa: criar formatos de sombras diferentes a partir de posições que vocês assumem, combinando a sua sombra com a dos seus filhos.

Contar uma história de quando você era pequeno

As crianças gostam muito de perceber que você também já foi criança um dia. E aproveitar um momento juntos para contar uma história engraçada, “sinistra”, ou muito próxima do seu filho é uma brincadeira que aproxima, remete a lembranças; e mostra ao seu filho como dá para criar uma narrativa, contar alguma coisa sem ser só lendo um livro.

Brincar de mímica

Outra brincadeira que cabe em qualquer minuto que tivermos, estimula a imaginação e não é preciso nada além do próprio corpo: a mímica. E é uma brincadeira muito versátil porque pode ser tão simples quanto imitar os animais, se seus filhos forem pequenos; ou elaborados, como descrever o nome de um filme, música ou livro, se seus filhos forem maiores.


Quem sou?
O jogo consiste em fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4 patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Use pessoas ou personagens no lugar de animais para variar.  Se você tiver crianças pequenas e estiver difícil descobrir, ou se a criança for daquelas mais ativas e ficar impaciente, mude a brincadeira. Ao invés de fazer perguntas e respostas, dê pistas (como emitir o som feito pelo animal) ou faça mímica para que o jogador descubra o nome do animal que está na sua testa.

                                                 Hora de bailar!!!!



Que tal depois do jantar promover um mini-balada? Basta ligar o som, como músicas agitadas e botar o corpo para requebrar. Como estamos em casa, ninguém vai questionar nosso estilo de dança, então podemos inventar o concurso da dança mais esquisita, o baile dos bichos (onde cada um dança como se fosse um animal), siga o chefe dançando ou simplesmente pular a valer. Se você tiver mais tempo para preparar, pode cobrir algumas luzes da casa com celofane colorido, pendurar pedaços de papel espelho e deixar as crianças vestirem fantasias ou criarem roupas especiais para a noite de balada.

Passe a bolinha
A primeira coisa a fazer é  pegar um tubo de papel toalha ou papel alumínio e cortar ao meio, criando duas canaletas. Cada pessoa participante da brincadeira segura uma canaleta dessas. Aí colocamos uma bolinha daquelas pula-pula na canaleta e o objetivo é passar de um para o outro sem deixar cair. Você também pode fazer variações, como fazer o último da fila se mexer até ocupar o lugar do primeiro. Este tipo de jogo é perfeito para jogar com a família inteira! Quanto mais gente, melhor.


                                             Desenho com post-it


Primeiro você pega blocos de post-it coloridos e divide cada cor em três partes. Cada criança começa com as três partes da mesma cor. Em uma vamos desenhar a cabeça, na segunda o tronco e na terceira as pernas. Depois que cada um termina o desenho, é hora de misturar e ver como fica o resultado. Pode ter algum concurso para ver quem faz o boneco mais engraçado, mais bonito, mais maluco… e por aí vai.
                                                          Avião de papel




Esta brincadeira é bem conhecida. O segredo é saber dobrar. Depois é só diversão!!!!!

 

Jogo de encaixe caseiro

Pegue uma caixa de papelão média e faça várias formas geométricas depois, é só recordar o centro das mesmas e deixar com que as crianças encaixem as peças correspondentes as formas.

 

Jogo do caminho

Está é uma ótima ideia de atividade para fazer dentro de casa em dias de chuva por exemplo ou para quem mora em apartamento e não tem quintal. É só escolher um espaço na sala desenhar o caminho com fita crepe, corda ou giz branco no chão e começar a diversão.

 

Classificar as cores

Para montar essa atividade além dos botões coloridos, você precisará de potes de cores correspondentes. Com auxilio de um estilete faça um corte reto na tampa como se fosse um cofrinho de moeda depois, é só pedir para a criança encaixar os botões nas cores corretas dos potes plásticos.






Brincando com canudinhos






 







Carimbos divertidos
 



 

Quebra-cabeças


Se você não dispõe em casa de quebra-cabeça, use uma gravura de revista. Cole em um papel mais durinho, recorte-o em quantas partes você achar necessário. Se for uma criança muito pequena, corte em poucos pedaços. Vá graduando o números de partes, de acordo com a idade.

 

Vestidos, acessórios e fantasias

Uma forma efetiva de permitir que as crianças deixem a imaginação voar é permitir o uso de fantasias. Os jogos de interpretação de papéis em um meio saudável permitem perceber a visão que a criança tem sobre o mundo.

 

Blocos de construção

Considerando que seu bebê está em processo de desenvolvimento motor, esse brinquedo educativo é ideal para ele. Pouco a pouco irá manipular com mais habilidade as peças dos brinquedos.

Brinquedos para encaixar

 










Há muitos objetos projetados para exercitar vários conhecimentos básicos ao mesmo tempo. Por exemplo, as peças de encaixar podem formar figuras de animais, letras, números ou frutas.
Além de exercitar a motricidade fina, é uma oportunidade para ajudar a tornar o vocabulário das crianças mais extenso.

 

Um triciclo

As crianças dessa idade precisam reforçar também a motricidade grossa, a coordenação e o equilíbrio. Um triciclo é uma forma efetiva e divertida de fazer um pouco de exercício e colocar em prática as habilidades mencionadas.

 

Labirintos de corda

A ideia dessa brincadeira é transportar peças de um lado do labirinto para o outro. É uma brincadeira pré-matemática que faz com que os hemisférios do cérebro se coordenem e trabalhem em equipe. Também melhora a percepção espacial das crianças.
Estimular a aprendizagem das crianças desde os primeiros anos de vida é uma tarefa que depende de você. Com essas brincadeiras educativas para crianças, é possível conquistar enormes avanços no desenvolvimento dos pequenos.




Boliche



Faça os pinos com garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

Morto-vivo
Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

Bolhas de sabão
Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará a bolha.

Telefone sem fio


Estátua
Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra… Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

Não me faça rir
Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.

Corre-cotia
Os participantes devem sentar em uma roda e um participante fica de pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na casa da tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim da música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás do primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele, o que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.

Casinha


Essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem inverte-los, por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha.

Batata quente
Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “Batata quente, quente, quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola. Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.

Passa anel
Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.

Teatro de fantoches
Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

Desenho maluco
Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

 

Um para mim, outro para você


Você pode usar praticamente qualquer coisa para fazer essa brincadeira: giz de cera, cereais em forma de argola, bloquinhos, peças de jogo. Dê uma pilha dos objetos para seu filho e peça a ele que os distribua: "Um para mim, um para você", colocando-os em dois pratos ou caixas.

Depois que ele já estiver craque, você pode acrescentar uma terceira pessoa (ou pode ser um bichinho ou boneco) para que a criança aprenda a dividir as coisas em três. Crianças desta idade adoram se sentir no controle, e a brincadeira ajuda com o senso de solidariedade, de organização e também com o conceito de números e a resolução de problemas.

 

Basquete dentro de casa


Use jornal velho ou papéis destinados à reciclagem para fazer bolas. A criança pode ajudar (ela vai adorar poder amassar os papéis à vontade, e ainda aproveita para exercitar a coordenação motora). Depois faça uma competição para ver quem consegue lançar a bola mais longe. Quando seu filho já estiver com prática, improvise um jogo de basquete: coloque uma caixa ou um cesto a cerca de um metro de distância e peça ao seu filho para tentar acertar.

Além de ser divertida, essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a noção de quantidade e de jogar um esporte.

  

Piquenique com bonecos


Num dia normal, transforme a hora do lanche da tarde num gostoso piquenique. Você não precisa nem mesmo sair de casa: coloque uma toalha no chão da sala mesmo e arrume comidinhas fáceis de comer. Sugestões: sanduichinhos, palitinhos de cenoura ou de pepino, erva-doce ou salsão, ovos cozidos, pedaços de queijo.

 

Não pode cair no mar!

Ou, numa variação mais bem-humorada ainda, não pode cair no mar de lama! Combine com seu filho que o chão da sala é o mar (ou mar de lama), e que vocês não podem cair nele. Espalhe algumas almofadas, tapetinhos ou papéis para servirem de "ilhas" para que vocês consigam passar de um lugar para o outro sem "molhar" o pé. É uma brincadeira divertida que colabora para o senso de equilíbrio e de consciência de espaço.

Teste o caminho antes para ver ser não há perigo de a criança escorregar.

 

Cantinho da arte


Estimule a criatividade do seu filho com um cantinho da casa onde não tem problema fazer sujeira na hora de desenhar ou pintar. Você pode pedir para o seu artista desenhar certas coisas, como um céu azul, a grama ou um dia de chuva.
Pincéis grossos e tinta (lavável) costumam mudar o processo criativo e a maneira como diferentes partes da mão trabalham.

 

Dia do vermelho


Escolha um dia e decrete que aquele é o Dia do Vermelho. Vista-se de vermelho, proponha ao seu filho que se vista de vermelho também. Na hora de comer, ofereça macarrão com molho de tomate, salada de beterraba, morango de sobremesa, suco de goiaba...

Invente alguma atividade para que a criança use giz de cera ou tinta vermelha, ou ainda massinha. No caminho para a escola, conte quantos carros vermelhos vocês encontram, ou quantas flores vermelhas. Esta é uma ideia divertida que ajuda seu filho a aprender as cores e a fazer relações, despertando a percepção visual para a cor em questão. Se a brincadeira pegar, vocês podem repetir outras vezes com outras cores.

 

Bingo

Esta é uma brincadeira simples que você pode fazer com duas crianças pequenas, ou com seu filho e outro adulto, se não houver outra criança por perto. Use um jogo de memória simples. Divida as cartas ou peças iguais em duas pilhas (um pedaço do "par" em cada pilha). Fique com uma, embaralhe a outra e a divida entre os dois participantes do jogo. Aí você vai sorteando as peças que ficaram com você, enquanto a criança confere se tem a peça igual ou não.

As peças iguais vão sendo retiradas. Ganha quem ficar sem peças primeiro. É um jogo que ensina a noção de regras, de esperar a vez do outro, além da observação de detalhes e a noção de número e quantidade.

·                                                                                                                  Desenhar


A brincadeira de desenhar ganha nova graça se você prender um pedaço bem grande de papel pardo, ou uma cartolina, com fita adesiva no chão. Ou então simplesmente junte várias folhas de papel. Dê giz de cera para seu filho rabiscar. A criança de 2 anos tem mais facilidade de segurar gizes de cera ou lápis grossos.

Não espere que ele faça desenhos de verdade. Qualquer rabisco vale. Participe também e recorde os desenhos que fazia quando era criança. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação que seu filho vai precisar na caminhada para aprender a escrever, além de trabalhar noções de cores e formas.

Para enriquecer a brincadeira, um dia pregue a cartolina na parede, em vez de no chão ou em alguma superfície inusitada. Assim você cria um desafio para a criança e a faz variar as posições do corpo para desenhar.

 

Seu mestre mandou

Sim, seu filho já tem idade para brincar de Seu mestre mandou! Você começa como o mestre. Dê comandos simples e os demonstre, como: "Seu mestre mandou colocar a mão na cabeça". Seu filho tem que imitar você. Vá fazendo coisas engraçadas: "Seu mestre mandou mostrar a língua", ou "Seu mestre mandou fazer a careta mais feia do mundo!".

Para incrementar a brincadeira, dê alguns comandos sem dizer "Seu mestre mandou" antes, e aí seu filho não vai poder obedecer. É uma ótima maneira de exercitar a comunicação e a observação, e para ensinar o nome das partes do corpo.

 

Está quente, está frio!

Esconda um brinquedo do seu filho em algum lugar da sua casa, como na sala, e peça a ele que venha procurar. Se ele se aproximar do lugar do esconderijo, você diz que está esquentando. Se ele se afastar, diga que está esfriando. Caso ele comece a ficar impaciente, dê uma ajudinha.

Exagere bastante nas expressões: diga por exemplo que "está pegando fogo!" quando ele estiver bem pertinho de descobrir o esconderijo. Essa brincadeira ajuda a consolidar a noção, para a criança, de que um objeto continua existindo, mesmo que não se consiga enxergá-lo. Além disso, trabalha as noções de espaço e de estratégia.

Uma variação é esconder um brinquedo que produza algum som e propor que seu filho o encontre usando a audição como dica. Essa brincadeira trabalha a percepção auditiva, que será necessária na fase da escrita e da alfabetização.

 




FONTE:





Nenhum comentário:

Postar um comentário