Para brincar com crianças, nem sempre é necessário ter brinquedos prontos e estruturados. Pelo contrário. Com imaginação e criatividade, é possível inventar muitas brincadeiras lúdicas, manuais, artísticas ou que estimulem o raciocínio e a concentração.
Objetos da própria casa ou materiais recicláveis que seriam jogados no lixo se tornam brinquedos e brincadeiras diferentes e divertidas. Algumas dessas atividades inventadas são específicas para crianças maiores, por precisarem de mais coordenação ou de lidar com materiais cortantes ou colantes, por exemplo.
Porém, há algumas brincadeiras desse estilo que podem ser feitas para crianças menores se divertirem sozinhas ou acompanhadas de um adulto.
Brinquedo com caixa de ovo
Furar a
caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis é ótimo para
desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os
pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.
Encontre a tampa
Essa atividade é muito
simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque
vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e
encontre a tampa certa de cada um.
Quanto maior a
variedade de tamanhos e formatos, melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na
identificação de “grande e pequeno” e formas geométricas.
Recipientes com tampas
Utilizar recipientes plásticos (higienizados),como:
vidros de remédios vazios, de amaciantes, sabão líquidos... etc. Dispor os
mesmos destampados para que as crianças os tampe. É uma atividade excelente de
coordenação motora e vai entretê-los por um bom tempo.
Massinha
Massinha é
uma brincadeira que agrada a todas as crianças. É sempre bom ter um cantinho da
massinha em casa para os pequenos se divertirem à vontade.
Brincadeira do
algodão
O desafio é transferir
as bolas de algodão de um recipiente para a outro, com os olhos vendados e
usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um
determinado tempo ganha. Não pode ajudar com a outra mão! No início
parece fácil, porque o primeiro recipiente está cheia de bolas. Só que elas são
leves e não dá para sentir o peso direito. Com isso, as bolas vão sendo
derrubadas para fora do pote e tudo o que você coloca na colher é ar! As
crianças a-do-ram!
Tênis de Bexiga
Sabe
aqueles pratos descartáveis que a gente sempre tem em casa? Basta
colar um palito de picolé que ele vira uma raquete para um animado jogo de
tênis com bexiga. Uma dica pra deixar a atividade ainda mais legal é
prender um fio em duas cadeiras para poder transformar a sala numa quadra
de verdade. Assim, vocês têm um campo imaginário em casa. Diversão
garantida!
Corrida com balão
A criança deve pegar
uma colher (de arroz, por exemplo). Enche um balão com água (pouca água), Sai
andando até um local marcado,indo e vindo sem deixar o balão cair. Esta
brincadeira é ideal para quem tem mais crianças. Para entender melhor, abra
este link: https://www.youtube.com/watch?v=ZMoihSkdm3Q
Completar desenhos
Você já se viu na
situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente
diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona
assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois
convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O
resultado é muito legal. Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de
colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas.
Concurso de poses
A ideia aqui é imitar
poses de um desenho. Você pode criar os seus próprios ou trabalhar em cima de
alguns que já existem. Depois, é convidar as crianças para copiar o que estão
vendo. Um jeito superdivertido de brincar com o corpo e dar boas risadas.
Caretas
Caretas
Super simples, né? Mas também é divertido à beça. Brincando de
fazer caretas, você trabalha as expressões com seu filho desde bebê, também
estimula a criatividade e a desinibição.
Equilibrar em um pé só
Pensa que é fácil se equilibrar num pé só? E que tal estendendo as pernas, formando a figura de um avião? Dá para fazermos inúmeras variações da brincadeira, que ainda estimulam o desenvolvimento do sentido de equilíbrio da família.Varal de Brincadeira
Fazer formas engraçadas com a sombra
Contar uma história de quando você era pequeno
As crianças gostam muito de perceber que você também já foi criança um dia. E aproveitar um momento juntos para contar uma história engraçada, “sinistra”, ou muito próxima do seu filho é uma brincadeira que aproxima, remete a lembranças; e mostra ao seu filho como dá para criar uma narrativa, contar alguma coisa sem ser só lendo um livro.Brincar de mímica
Outra brincadeira que cabe em qualquer minuto que tivermos, estimula a imaginação e não é preciso nada além do próprio corpo: a mímica. E é uma brincadeira muito versátil porque pode ser tão simples quanto imitar os animais, se seus filhos forem pequenos; ou elaborados, como descrever o nome de um filme, música ou livro, se seus filhos forem maiores.
Quem sou?
O jogo consiste em
fazer perguntas para tentar descobrir que animal você é. “Tenho 4
patas? Tenho pelos? Sei voar?”. Cada participante pode fazer uma pergunta por
rodada para tentar adivinhar. Se ele não souber o bicho, precisa esperar a sua
vez para fazer uma nova pergunta. O legal é definir a regra de que só
podem ser feitas perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Use pessoas
ou personagens no lugar de animais para variar. Se você tiver
crianças pequenas e estiver difícil descobrir, ou se a criança for
daquelas mais ativas e ficar impaciente, mude a brincadeira. Ao invés de
fazer perguntas e respostas, dê pistas (como emitir o som feito pelo
animal) ou faça mímica para que o jogador descubra o nome do animal
que está na sua testa.
Hora de bailar!!!!
Hora de bailar!!!!
Que tal depois do
jantar promover um mini-balada? Basta ligar o som, como músicas agitadas e
botar o corpo para requebrar. Como estamos em casa, ninguém vai questionar
nosso estilo de dança, então podemos inventar o concurso da dança mais
esquisita, o baile dos bichos (onde cada um dança como se fosse um animal),
siga o chefe dançando ou simplesmente pular a valer. Se você tiver mais
tempo para preparar, pode cobrir algumas luzes da casa com celofane colorido,
pendurar pedaços de papel espelho e deixar as crianças vestirem fantasias ou
criarem roupas especiais para a noite de balada.
Passe a bolinha
A primeira coisa a
fazer é pegar um tubo de papel toalha ou papel alumínio e cortar ao meio,
criando duas canaletas. Cada pessoa participante da brincadeira segura uma
canaleta dessas. Aí colocamos uma bolinha daquelas pula-pula na canaleta e
o objetivo é passar de um para o outro sem deixar cair. Você também pode fazer
variações, como fazer o último da fila se mexer até ocupar o lugar do
primeiro. Este tipo de jogo é perfeito para jogar com a família inteira!
Quanto mais gente, melhor.
Desenho com post-it
Desenho com post-it
Primeiro você pega
blocos de post-it coloridos e divide cada cor em três partes. Cada criança
começa com as três partes da mesma cor. Em uma vamos desenhar a cabeça, na
segunda o tronco e na terceira as pernas. Depois que cada um termina o
desenho, é hora de misturar e ver como fica o resultado. Pode ter algum
concurso para ver quem faz o boneco mais engraçado, mais bonito, mais maluco… e
por aí vai.
Avião de papel
Avião de papel
Esta brincadeira é bem
conhecida. O segredo é saber dobrar. Depois é só diversão!!!!!
Jogo de encaixe caseiro
Pegue uma caixa de papelão média e faça várias formas geométricas depois, é só recordar o centro das mesmas e deixar com que as crianças encaixem as peças correspondentes as formas.Jogo do caminho
Está é uma ótima ideia de atividade para fazer dentro de casa em dias de chuva por exemplo ou para quem mora em apartamento e não tem quintal. É só escolher um espaço na sala desenhar o caminho com fita crepe, corda ou giz branco no chão e começar a diversão.Classificar as cores
Para montar essa atividade além dos botões coloridos, você precisará de potes de cores correspondentes. Com auxilio de um estilete faça um corte reto na tampa como se fosse um cofrinho de moeda depois, é só pedir para a criança encaixar os botões nas cores corretas dos potes plásticos.Brincando com canudinhos
Carimbos divertidos
Quebra-cabeças
Se você não dispõe em
casa de quebra-cabeça, use uma gravura de revista. Cole em um papel mais
durinho, recorte-o em quantas partes você achar necessário. Se for uma criança
muito pequena, corte em poucos pedaços. Vá graduando o números de partes, de
acordo com a idade.
Vestidos, acessórios e fantasias
Uma forma efetiva de permitir que as crianças deixem a imaginação voar é permitir o uso de fantasias. Os jogos de interpretação de papéis em um meio saudável permitem perceber a visão que a criança tem sobre o mundo.Blocos de construção
Considerando que seu bebê está em processo de desenvolvimento motor, esse brinquedo educativo é ideal para ele. Pouco a pouco irá manipular com mais habilidade as peças dos brinquedos.Brinquedos para encaixar
Além de exercitar a motricidade fina, é uma oportunidade para ajudar a tornar o vocabulário das crianças mais extenso.
Um triciclo
As crianças dessa idade precisam reforçar também a motricidade grossa, a coordenação e o equilíbrio. Um triciclo é uma forma efetiva e divertida de fazer um pouco de exercício e colocar em prática as habilidades mencionadas.Labirintos de corda
A ideia dessa brincadeira é transportar peças de um lado do labirinto para o outro. É uma brincadeira pré-matemática que faz com que os hemisférios do cérebro se coordenem e trabalhem em equipe. Também melhora a percepção espacial das crianças.Estimular a aprendizagem das crianças desde os primeiros anos de vida é uma tarefa que depende de você. Com essas brincadeiras educativas para crianças, é possível conquistar enormes avanços no desenvolvimento dos pequenos.
Boliche
Morto-vivo
Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa
estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas
devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor
deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da
brincadeira.
Bolhas de sabão
Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de
água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança
assoprar, maior ficará a bolha.
Telefone sem fio
Estátua
Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem
estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua.
Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra… Então, quem está no comando
escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também
colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O
chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!
Não me faça rir
Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta
desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.
Corre-cotia
Os participantes devem sentar em uma roda e um participante
fica de pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na
casa da tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim
da música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás
do primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele,
o que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.
Casinha
Batata quente
Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em
um círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar
fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “Batata quente, quente,
quente, quente…” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola.
Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.
Passa anel
Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto
entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos
participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O
passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o
anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a
pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.
Teatro de
fantoches
Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o
mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a
criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos
confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a
história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios
enredos.
Desenho maluco
Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em
branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois,
dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em
seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo
as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha
uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se
formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada
participante deixar a sua marca neles.Um para mim, outro para você
Você pode usar praticamente
qualquer coisa para fazer essa brincadeira: giz de cera, cereais em forma de
argola, bloquinhos, peças de jogo. Dê uma pilha dos objetos para seu filho e
peça a ele que os distribua: "Um para mim, um para você",
colocando-os em dois pratos ou caixas.
Depois que ele já estiver craque, você pode acrescentar uma terceira pessoa (ou pode ser um bichinho ou boneco) para que a criança aprenda a dividir as coisas em três. Crianças desta idade adoram se sentir no controle, e a brincadeira ajuda com o senso de solidariedade, de organização e também com o conceito de números e a resolução de problemas.
Depois que ele já estiver craque, você pode acrescentar uma terceira pessoa (ou pode ser um bichinho ou boneco) para que a criança aprenda a dividir as coisas em três. Crianças desta idade adoram se sentir no controle, e a brincadeira ajuda com o senso de solidariedade, de organização e também com o conceito de números e a resolução de problemas.
Basquete dentro de casa
Use jornal velho ou papéis
destinados à reciclagem para fazer bolas. A criança pode ajudar (ela vai adorar
poder amassar os papéis à vontade, e ainda aproveita para exercitar a
coordenação motora). Depois faça uma competição para ver quem consegue lançar a
bola mais longe. Quando seu filho já estiver com prática, improvise um jogo de
basquete: coloque uma caixa ou um cesto a cerca de um metro de distância e peça
ao seu filho para tentar acertar.
Além de ser divertida, essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a noção de quantidade e de jogar um esporte.
Além de ser divertida, essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação entre os movimentos dos olhos e das mãos. Você pode também começar a marcar um placar, estimulando dessa forma a noção de quantidade e de jogar um esporte.
Piquenique com bonecos
Num dia normal, transforme a hora do lanche da tarde num gostoso
piquenique. Você não precisa nem mesmo sair de casa: coloque uma toalha no chão
da sala mesmo e arrume comidinhas fáceis de comer. Sugestões: sanduichinhos,
palitinhos de cenoura ou de pepino, erva-doce ou salsão, ovos cozidos, pedaços
de queijo.
Não pode cair no mar!
Ou,
numa variação mais bem-humorada ainda, não pode cair no mar de lama! Combine
com seu filho que o chão da sala é o mar (ou mar de lama), e que vocês não
podem cair nele. Espalhe algumas almofadas, tapetinhos ou papéis para servirem
de "ilhas" para que vocês consigam passar de um lugar para o outro
sem "molhar" o pé. É uma brincadeira divertida que colabora para o
senso de equilíbrio e de consciência de espaço.
Teste o caminho antes para ver ser não há perigo de a criança escorregar.
Teste o caminho antes para ver ser não há perigo de a criança escorregar.
Cantinho da arte
Estimule a criatividade do seu filho com um cantinho da casa
onde não tem problema fazer sujeira na hora de desenhar ou pintar. Você pode
pedir para o seu artista desenhar certas coisas, como um céu azul, a grama ou
um dia de chuva.
Pincéis grossos e tinta (lavável) costumam mudar o processo
criativo e a maneira como diferentes partes da mão trabalham.
Dia do vermelho
Escolha um dia e decrete que
aquele é o Dia do Vermelho. Vista-se de vermelho, proponha ao seu filho que se
vista de vermelho também. Na hora de comer, ofereça macarrão com molho de
tomate, salada de beterraba, morango de sobremesa, suco de goiaba...
Invente alguma atividade para que a criança use giz de cera ou tinta vermelha, ou ainda massinha. No caminho para a escola, conte quantos carros vermelhos vocês encontram, ou quantas flores vermelhas. Esta é uma ideia divertida que ajuda seu filho a aprender as cores e a fazer relações, despertando a percepção visual para a cor em questão. Se a brincadeira pegar, vocês podem repetir outras vezes com outras cores.
Invente alguma atividade para que a criança use giz de cera ou tinta vermelha, ou ainda massinha. No caminho para a escola, conte quantos carros vermelhos vocês encontram, ou quantas flores vermelhas. Esta é uma ideia divertida que ajuda seu filho a aprender as cores e a fazer relações, despertando a percepção visual para a cor em questão. Se a brincadeira pegar, vocês podem repetir outras vezes com outras cores.
Bingo
Esta é uma brincadeira simples que você pode fazer com duas
crianças pequenas, ou com seu filho e outro adulto, se não houver outra criança
por perto. Use um jogo de memória simples. Divida as cartas ou peças iguais em
duas pilhas (um pedaço do "par" em cada pilha). Fique com uma,
embaralhe a outra e a divida entre os dois participantes do jogo. Aí você vai
sorteando as peças que ficaram com você, enquanto a criança confere se tem a
peça igual ou não.
As peças iguais vão sendo retiradas. Ganha quem ficar sem peças primeiro. É um jogo que ensina a noção de regras, de esperar a vez do outro, além da observação de detalhes e a noção de número e quantidade.
As peças iguais vão sendo retiradas. Ganha quem ficar sem peças primeiro. É um jogo que ensina a noção de regras, de esperar a vez do outro, além da observação de detalhes e a noção de número e quantidade.
· Desenhar
A brincadeira de desenhar ganha nova graça se você prender um
pedaço bem grande de papel pardo, ou uma cartolina, com fita adesiva no chão.
Ou então simplesmente junte várias folhas de papel. Dê giz de cera para seu
filho rabiscar. A criança de 2 anos tem mais facilidade de segurar gizes de
cera ou lápis grossos.
Não espere que ele faça desenhos de verdade. Qualquer rabisco vale. Participe também e recorde os desenhos que fazia quando era criança. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação que seu filho vai precisar na caminhada para aprender a escrever, além de trabalhar noções de cores e formas.
Para enriquecer a brincadeira, um dia pregue a cartolina na parede, em vez de no chão ou em alguma superfície inusitada. Assim você cria um desafio para a criança e a faz variar as posições do corpo para desenhar.
Não espere que ele faça desenhos de verdade. Qualquer rabisco vale. Participe também e recorde os desenhos que fazia quando era criança. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação que seu filho vai precisar na caminhada para aprender a escrever, além de trabalhar noções de cores e formas.
Para enriquecer a brincadeira, um dia pregue a cartolina na parede, em vez de no chão ou em alguma superfície inusitada. Assim você cria um desafio para a criança e a faz variar as posições do corpo para desenhar.
Seu mestre mandou
Sim, seu filho já tem idade para brincar de Seu mestre mandou!
Você começa como o mestre. Dê comandos simples e os demonstre, como: "Seu
mestre mandou colocar a mão na cabeça". Seu filho tem que imitar você. Vá
fazendo coisas engraçadas: "Seu mestre mandou mostrar a língua", ou
"Seu mestre mandou fazer a careta mais feia do mundo!".
Para incrementar a brincadeira, dê alguns comandos sem dizer "Seu mestre mandou" antes, e aí seu filho não vai poder obedecer. É uma ótima maneira de exercitar a comunicação e a observação, e para ensinar o nome das partes do corpo.
Para incrementar a brincadeira, dê alguns comandos sem dizer "Seu mestre mandou" antes, e aí seu filho não vai poder obedecer. É uma ótima maneira de exercitar a comunicação e a observação, e para ensinar o nome das partes do corpo.
Está quente, está frio!
Esconda um brinquedo do seu filho em algum lugar da sua casa,
como na sala, e peça a ele que venha procurar. Se ele se aproximar do lugar do
esconderijo, você diz que está esquentando. Se ele se afastar, diga que está
esfriando. Caso ele comece a ficar impaciente, dê uma ajudinha.
Exagere bastante nas expressões: diga por exemplo que "está pegando fogo!" quando ele estiver bem pertinho de descobrir o esconderijo. Essa brincadeira ajuda a consolidar a noção, para a criança, de que um objeto continua existindo, mesmo que não se consiga enxergá-lo. Além disso, trabalha as noções de espaço e de estratégia.
Uma variação é esconder um brinquedo que produza algum som e propor que seu filho o encontre usando a audição como dica. Essa brincadeira trabalha a percepção auditiva, que será necessária na fase da escrita e da alfabetização.
Exagere bastante nas expressões: diga por exemplo que "está pegando fogo!" quando ele estiver bem pertinho de descobrir o esconderijo. Essa brincadeira ajuda a consolidar a noção, para a criança, de que um objeto continua existindo, mesmo que não se consiga enxergá-lo. Além disso, trabalha as noções de espaço e de estratégia.
Uma variação é esconder um brinquedo que produza algum som e propor que seu filho o encontre usando a audição como dica. Essa brincadeira trabalha a percepção auditiva, que será necessária na fase da escrita e da alfabetização.
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