Rasgar papel
Pode utilizar jornal velho, revista velha, aquele panfleto que recebeu no farol, o que a família tiver, e vamos brincar com a criança de rasgar papel.
O papel está lá, por exemplo, em cima da mesa, a criança tem que olhar o papel, ela tem que pegar o papel com uma mão, com a outra mão, ela precisa fazer movimento de pinça e tem que fazer uma força contrária para poder rasgar o papel. E tudo isso é aprendizado.
Parece bobo, mas é fundamental para o trabalho de coordenação, trabalho de força manual, de movimentos de pinça.
Buscando objetos
Outra atividade muito simples, e que qualquer família pode fazer é brincar de encontrar objetos da casa.
Ou a família deixa os objetos no lugar onde eles sempre ocupam na casa, e aí a criança vai pegar, ou a família esconde os objetos, ou ainda podem espalhar no chão alguns objetos, e ir pedindo para a criança pegar.
Lembre-se de orientar a família de repetir o nome dos objetos. Aí a criança vai aumentando o vocabulário, reconhecendo as coisas pelo nome.
Coloque a criança em cima dos seus pés
Sabe quando você fica em pé, coloca a criança pisando em cima do seu pé, e você segura nas mãozinhas dela, e anda com ela em cima do seu pé?
E muito legal essa brincadeira.
E trabalhamos equilíbrio, coordenação motora quando a pessoa que está fazendo a atividade mexe o pé ao mesmo tempo em que a criança, estimula a interação com a família, podemos ensinar direções para a criança mostrando o que é a direta e esquerda, ou frente e trás, estimular a noção espacial.
Colar de macarrão
Macarrão mais grossinho, com furo, que podemos passar dentro de algum fio, pode ser lã, um barbante, linha, fitilho, o que tiver. E aí a criança vai colocando o macarrão dentro do fio até formar um colar.
Depois a família pode dar um nozinho, pode colocar o colar no pescoço, pode fazer uma pulseira.
Podemos pintar o macarrão se quisermos fazer algo colorido.
Se não tiver o macarrão em si, é possível pegar tampinhas de garrafa, e um adulto faz furos nas tampinhas. Ou ainda cortar tiras de rolos de papelão, e colocar em um fio como se fosse o macarrão.
Brincando com bolinhas de algodão
Outra atividade simples é pegar bolinhas de algodão, podem ser coloridas ou brancas, que normalmente todo mundo tem em casa, e brincar de desfiá-las.
Começar só desfiando, falar para a criança fazer bolinhas. Esse trabalho manual estimula a coordenação dos movimentos da mão, e a coordenação óculo-manual.
Não é para eles fazerem sozinhos.
Terminada a atividade recolhemos o algodão.
Quem tiver em casa o algodão colorido pode trabalhar as cores com a criança.
Se a criança morar em um lugar quente, ou for um dia quente, pode-se molhar o algodão na água, e apertar em outro recipiente para passar a água de um para outro.
Se não tiver algodão podemos usar guardanapo. Não será exatamente igual, pois não vai desfiar, mas é uma possibilidade. Se a família tiver cotonete pode tirar a parte branca, o algodãozinho da ponta, e juntar para a criança desfiar.
É hora de brincar de túnel
Sabem essa coisa de cabaninha que criança adora? Colocar lençol para fazer cabaninha é legal também.
Mas eu estou falando dos túneis, onde a criança precisa passar por baixo de algo.
O que pode ser túnel em casa? Um criado mudo, cama, mesa, cadeira, tudo que der para a criança passar por baixo. Passar agachado, rastejando, engatinhando, da forma que der.
Para incrementar, e para quem tiver poucas opções que dê para passar por baixo, dá para fazermos um túnel com uma pessoa em pé. O adulto fica em pé, afasta as pernas, e a criança passa por baixo.
Eles vão trabalhar a questão do engatinhar, alguns já estão andando, mas é bacana que eles brinquem de engatinhar. Eles trabalham o fortalecimento de membros superiores, noção espacial, eles vêem o mundo por outro ângulo, eles levantam bem o pescoço, facilita na fala, entre outros objetivos que acaba explorando.
Aprendendo a pinçar objetos
Essa atividade pode ser feita com algo que normalmente todo mundo tem em casa: pegador de macarrão.
Pode ser pegador de macarrão, de salada, o que tiver em casa, podem ser pequenos mesmo, e brincar com a criança de pinçar objetos.
Os objetos legais para pinçar podem ser tampa de garrafa, dá para fazer com algodão, macarrão, qualquer coisa que a família tenha em casa.
Coloca no chão, ou em uma mesa, mas no chão é melhor, e a criança vai pegando e colocando em algum outro lugar, num pote, em algum recipiente.
A criança vai fazer o movimento de apertar, de força manual.
Jogando boliche em família
Essa atividade podemos construir com rolinhos de papelão, do papel higiênico ou papel toalha.
Pegue o rolo de papelão e ofereça para a criança pintar. Uma sugestão é pedir para fazer o desenho de cada pessoa da família, ou que more na casa.
Esses rolinhos de papelão vão ser os pinos de boliche, a família pode montar com quantos “pinos” quiser, pegue a bolinha que tiver em casa. Se não tiver bolinha podemos pegar os papeis rasgados da atividade anterior, e fazer uma bolinha. Monte os rolinhos no chão e vamos jogar com a
É uma brincadeira para a criança construir o brinquedo dela, depois brincar com a família, trabalhar coordenação motora, noção espacial, lateralidade, dentre outras coisas.
Se a criança for pequena, não souber desenhar, ou não quiser, pode brincar só com o rolinho mesmo.
Tartaruga de papelão
Para fazer essa atividade pegue um pedaço de papelão, desenhe uma tartaruga a mão mesmo, recorte e pinte com tinta verde, para as carinhas use canetinha ou olhos móveis e no casco tiras de rolinho de papel higiênico.
Feita a tartaruga, uma das coisas que podemos fazer é pegar arroz, milho, feijão, o que a família tiver em casa, colocar em um potinho, pegar uma colher, e dar para a criança encher o casco da tartaruga.
Se a criança não tiver conseguindo manusear a colher, pode ser com o dedinho.
Nesse caso evite o arroz. É melhor pegar coisas maiores como milho e feijão. Com o dedinho, a criança vai pegando, e vai colocando nos buraquinhos do casco.
Desafios motores
E por último, mas muito importante: faça muitas atividades de desafios motores.
O que é desafio motor? Colocar a criança para rolar para frente, rolar para trás, ficar de ponta cabeça, plantar bananeira, pular da cama para o chão, do sofá para um colchão, correr de um ponto ao outro, enfim, todas as possibilidades dentro da casa que eu chamo de desafios motores. Permita também que a criança crie e descubra novas possibilidades.
https://bebeativo.com.br/atividades-para-bebes-e-criancas-bem-pequenas-1-a-2-anos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário