Baú de memórias
A proposta é que os alunos tragam à escola um objeto que faça parte da sua vida e tenha um significado importante para compartilhar com os colegas em uma roda de conversa. A atividade oportunizará à criança na construção de sua identidade pessoal de maneira positiva, que ela possa conhecer e respeitar diferentes modos de vida, culturas e que possa se expressar e desenvolver sua oralidade.
Esta atividade pode ser desenvolvida por toda uma semana. Ao final dela, pode organizar uma exposição na escola com os objetos e relatos de todas as turmas. Uma ótima oportunidade de todas as famílias conhecerem e se encantar com as histórias das crianças.
Quebra cabeça
Além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.
A criança analisa e desenvolve estratégias para a montagem, por exemplo, ela pode começar pelas bordas ou separá-lo pelas cores das peças para começar a montagem.
Assim, ela estimula seu raciocínio lógico! Essa habilidade será muito importante em disciplinas como a matemática. Quanto mais cedo o cérebro for estimulado a encontrar soluções, mais fácil será resolver os problemas.
- Para crianças de dois a três anos de idade: escolha quebra-cabeças de até quatro peças. Mostre o quebra-cabeça feito, desmonte-o e ajude-o a montá-lo novamente.
- Para crianças dos três aos quatro anos de idade: você pode aumentar até 12 peças para quebra-cabeças.
- Para crianças de quatro a cinco anos de idade: vamos escolher quebra-cabeças entre 12 e 22 peças e introduzir temas como desenhos ou imagens de histórias.
- Para crianças a partir dos cinco anos de idade: a partir deste momento você pode usar quebra-cabeças de mais de 48 peças e aumentar gradualmente sua dificuldade.
Recortar gravuras diversas de pessoas. De acordo com a idade, fazer os cortes. Entregar às crianças. Pode ser dupla ou individual. O ideal é que seja em grupos para que haja interação.
É interessante que depois haja uma conversa sobre a atividade. Questionar o grau de dificuldade, se teve ajuda do colega, sobre as características dos personagens que foram recortados. Dá uma aula de oralidade bem rica sobre a DIVERSIDADE.
Você também pode também variar a atividade. Dividir em duas ou três partes. Mistura duas gravuras para a construção de um personagem maluco. Misturando as partes diferentes. Vai ser bem divertido e criativo.
Identidade e Etnias
- Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem.
- Apresentar o tema, discutir o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
- Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
- Quais são suas origens? De onde você veio? Utilize de meios didáticos que permitem expressão artística ou criativa e brincadeiras dirigidas para que aprendam sobre origem (história), família, os pais. A confecção de uma árvore genealógica serve perfeitamente para este fim;
- Confeccione um mural coletivo que exponha as diferentes culturas e etnias identificadas na sondagem inicial, diferenças religiosas, ascendências, hábitos, datas sagradas e festas, etc.;
Outras sugestões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário