Mordida na Educação Infantil

 

 



Na educação infantil as mordidas e o beliscar são formas de comunicação, como agir?

Seu filho foi para a Escola e voltou com uma mordida. Você já quer montar uma comissão com a coordenadora, a professora e a mãe do “mordedor”, para questionar como isto foi acontecer com meu filho e de novo.

Mantenha a calma! É comum que as crianças se mordam, principalmente até os 2 anos e meio, 3 anos de idade. Desde o nascimento, a criança conhece o mundo por meio da boca, pelo seio materno.

Em frações de segundo, no meio da brincadeira, ao invés de chamar o amigo com um “oi, vem brincar comigo”, vem um “nhac”, vem brincar querido amigo; ou ao invés de um, “com licença empresta esta boneca”, vem um “nhac, nhac” agora é minha vez de brincar.

É importante lembrar que essas crianças ainda não dominam a linguagem, então as mordidas, bem como bater, beliscar, chutar, são formas de comunicação e expressão de sentimentos. Mas, apesar de ser um comportamento normal, ele não deve ser aceito ou ignorado. É o adulto que deve mostrar para a criança que existem outros meios de ela se comunicar – “se você não gostou do que seu coleguinha fez, vamos dizer isso a ele”, por exemplo. Explicar para o grupo o que é certo. O papel dos pais e profissionais de educação é mostrar à criança que o jeito adequado de se expressar é por meio da linguagem.

As crianças pequenas ainda estão aprendendo autocontrole. Crianças pequenas, muitas vezes, mordem quando estão cansadas, alegres, com ciúmes, frustradas, bravas, ou simplesmente para ver o que acontece quando mordem, o que é especialmente verdadeiro para bebês e crianças até 3 anos, que podem estar apenas experimentando e explorando o mundo. À medida que a criança cresce, leva outras coisas à boca, como as mãos e os pés, na tentativa de conhecer e descobrir melhor o mundo.

Mostre ao seu filho como expressar raiva com palavras como “não” ou “eu não gosto disso”, em vez de morder. Ensine seu filho a não morder para pedir algo. Quando a criança possuir idade suficiente para entender, ensine a ela que morder dói, machuca, e pode ser perigoso.

 

https://vilamonteirolobato.com.br/wp2/2020/01/21/texto-mordida-na-educacao-infantil/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário