A herança dos 35 camelos






A caminho de Bagdá, eu e o homem que calculava nos deparamos com 3 irmãos discutindo calorosamente a respeito de uma herança deixada pelo seu falecido pai. A herança se tratava de 35 camelos a serem divididos, segundo a vontade do pai, de forma que o mais velho ficasse com metade dos camelos, o irmão do meio com a terça parte e o mais novo com a nona parte do total de camelos.
Os irmãos não chegavam a um acordo pois a quantia não era exata. O homem que calculava, então, chegou e disse que era muito simples resolver esse problema juntando aos 35 camelos com meu camelo, totalizando 36 camelos para serem divididos. Logo protestei, afina precisávamos do camelo para chegarmos em Bagda. Mas ,contudo, o homem que calculava me pediu que confiasse em suas habilidades matemáticas. E continuou dizendo:
__Deverias meu amigo (o irmão mais velho) receber a metade de 35 ou seja 17 e meio. Receberás a metade de 36, e portanto 18 camelos. Não tens nada a reclamar, saíste, pois é claro, lucrando com esta divisão. Dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou :
__E tu, deverias receber um terço de 35, isto é 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é 12. Não poderás protestar, saíste com visível lucro na transação. E disse por fim ao mais moço:
__E tu, segundo a vontade de teu pai, deverias receber uma nona parte de 35 isto é, 3 e tanto. Vais receber a nona parte de 36 isto é , 4. O teu lucro foi igualmente notável. E concluiu serenamente:
__Todos saíram lucrando, couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, um total de 34 camelos. Dos 36 camelos sobraram portanto ainda 2, um pertence ao meu amigo que gentilmente nos emprestou um camelo para efetuar a partilha. Então, se me permitirem vou ficar com o outro por ter resolvido o problema de forma que todos saíram ganhando.
__ Em nome de Alá, aceitamos a vossa partilha na certeza de que foi feita com justiça.


Malba Tahan

Nenhum comentário:

Postar um comentário