O REI SÁBIO







O rei Davi estava muito velho. Ele sabia que logo morreria. Adonias, um de seus filhos, tentou fazer-se rei. Quando Davi soube o que Adonias estava fazendo, enviou o profeta Natã para ungir Salomão. Davi sabia que Deus escolhera Salomão para ser rei. Deus também havia escolhido Salomão para construir o templo em Jerusalém.
Não muito tempo depois que Davi morreu, Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios a Deus. Em um sonho, Deus perguntou a Salomão:
- O que devo lhe dar?
Salomão respondeu:
- Sou como uma criancinha e não sei o que fazer para ser um bom rei.
Por favor, me dê sabedoria para que eu possa governar bem meu povo e saber a diferença entre o bem e o mal.
Deus ficou contente que Salomão quisesse ser um bom e sábio governador.
Ele disse:
- Você pediu sabedoria e não pediu vida longa ou muito dinheiro. Por isso, também darei a você riqueza e honra, mais do que qualquer outro rei teve.
Um dia, Salomão estava julgando (decidindo negócios legais) na corte. Duas mulheres lhe trouxeram um caso. Uma delas estava carregando um bebê.
As duas mulheres moravam juntas. Cada uma tinha tido um menininho.
- Certa noite - disse a primeira mulher - o bebê dela morreu. Ela trocou o bebê morto pelo meu bebê vivo, enquanto dormia.
- Isso é uma mentira! - disse a segunda mulher. - O bebê vivo é meu.
- Não! - gritou a primeira mulher. - O bebê vivo é meu.
Todos se perguntaram o que o rei faria.
- Tragam-me uma espada - disse Salomão.
Quando um soldado trouxe ao rei sua espada, Salomão disse:
- Cortem a criança pelo meio e deem metade para cada mulher.
- Não! - gritou a primeira mulher. Entregue-lhe a criança. Mas não a mate.
- Continue - disse a segunda mulher. - Assim ninguém ficará com o bebê.
- Entreguem o bebê à primeira mulher - ordenou o rei Salomão.
- Ela é a mãe verdadeira.
O rei Salomão sabia que só a mãe verdadeira abriria mão do seu bebê para mantê-lo vivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário