Crianças gostam de se sentir parte. Então, atividades infantis simples podem ser realizadas por elas e garantir ainda um senso de independência e realização pessoal.
- Cozinhar
Bolos, pães, vitaminas, sopas ou chocolate quente são receitas nas quais as crianças podem ser incluídas. No entanto, a segurança nesse caso é imprescindível. Por isso, nas receitas que exigem ser quentes, reforce o fato de permanecer distante do fogo e forno para evitar queimaduras. Confira estas receitas. Muito fácil: https://www.youtube.com/watch?v=ghRzJVcMi1k&t=2s
https://www.youtube.com/watch?v=jB7Bph9AYwg&t=33s
- Organização e limpeza
Organizar brinquedos, arrumar a própria cama e regar as plantas são tarefas simples que crianças menores podem realizar. Conforme elas crescem podem ser adquiridas outras responsabilidades como lavar a louça, estender e recolher a roupa, varrer a casa ou levar o lixo para fora. O importante é entender que o ambiente é coletivo e é dever de todos mantê-lo agradável.
- Brincar com água
Para dias quentes, um banho de mangueira melhora tudo. Escorregador de lona para quintais maiores, balões com água para queimada, até lavar a área pode ser uma boa atividade! Lembre-se de oferecer o máximo de segurança possível e pedir cuidado para as crianças.
· Monte um álbum em Família
Caso você tenha alguma foto impressas, monte um álbum de família. Uma ótima oportunidade para estarem juntos, pais e filhos.
· Aproveitar a natureza
Uma ótima ideia para curtir com as crianças é ir a lugares repletos de plantas e animais. Vale parque, fazenda, zoológico, chácara, praças… As opções são várias! Para tornar esse momento ainda mais divertido, que tal propor ao pequeno que leve um caderno para fazer desenhos ou anotar as coisas mais legais que ele descobriu por lá?
· Criar um jogo de tabuleiro gigante no quintal
Pode ser direto no chão mesmo ou em folhas de cartolina unidas, procure uma fita adesiva colorida e façam primeiro a trilha a ser seguida criando várias casinhas e as numerando. Depois, é só usar a imaginação, criar as regras e desenhá-las nas casinhas – fazer caretas, dar um abraço na pessoa ao lado, fazer mímicas, danças esquisitas, voltar casas, são algumas ideias!
· Fazer um piquenique
Piqueniques não são tão complicados assim quanto, às vezes, podem parecer. Olha só: uma toalha grandona, alguns lanchinhos, suco, sobremesa e um espaço aberto, pronto! Um piquenique super legal com as crianças. Claro que dá pra complicar um pouco, levar uma caixinha de som, brinquedos e até livros para transformar em um piquenique literário. Mas simples ou cheio de coisas, um piquenique é sempre uma boa pedida! Só não vale esquecer de recolher todo o lixo depois.
· Ir a museus, livrarias, teatros, cinema…
Atividades culturais da cidade ou da região são ideais para curtir com os pequenos. Assim, todos vivem ótimos momentos, se divertem e, de quebra, aprendem um monte de coisa nova juntos!
· Fazer uma cápsula do tempo
No primeiro momento, peça para cada um escolher um objeto importante – mas não tão importante que não possa ser enterrado -, que tenha significado e escrever um bilhete pro futuro. Depois, vocês vão precisar de algum recipiente bem resistente (os de vidro são ideais!) que feche muito bem. Coloquem os objetos lá dentro e enterrem em um lugar que não dá para esquecer – dá até pra fazer um mapa do tesouro que leva ao local, que tal? Pode ser difícil controlar a ansiedade nas primeiras semanas, mas vale a pena! Depois de um ano, voltem ao lugar onde enterraram a cápsula – onde está aquele mapa do tesouro mesmo? – e a desenterrem. Vai ser emocionante relembrar o porquê dos objetos escolhidos e ler a carta do passado!
· Montar um acampamento
Pode ser na sala, na cozinha, na varanda ou até no quarto, a ideia aqui é montar a barraca de cobertores e cadeiras, apagar as luzes – podem até montar uma fogueira de mentira com uma luminária envolta em papel translúcido laranja – e brincar de acampar! Levem lanternas, livros e lanchinhos para ficar ainda mais legal.
· Desenhar a árvore genealógica da família
Ideia simples para unir a família toda. Seja num papel A4 comum ou numa cartolina, o legal aqui é juntar todos e tentar aprofundar o máximo possível na história da família, relembrando nomes e origens. Liguem para os avós todos, pesquisem muito. Com certeza todos vão aprender muito sobre si mesmos e seus antepassados!
· Fazer uma noite temática
Festa do pijama, havaiana, de máscaras. Noite italiana, japonesa, árabe. Noite das profissões, dos personagens, do espaço. Escolha um tema e, a partir dele, pense em comidas, filmes, decoração, músicas, sempre temáticos. Podem ser só vocês ou até fazer uma festinha convidando os amigos. Vai ser diversão na certa!
· Montar uma corrida de obstáculos divertida
Usem toda a criatividade e procurem os mais diversos materiais: colchões, almofadas, toalhas, brinquedos, bolas, travesseiros, qualquer coisa! Distribua-os de forma consecutiva criando um circuito. Se quiser, crie regras – ao passar pela bola, tem que quicar cinco vezes, por exemplo. Uma ótima forma de gastar a energia dos pequenos em um dia chuvoso.
· Escrever um livro
Pensem bastante sobre o que querem escrever, façam um roteiro e mãos à obra! Se os pequenos ainda não sabem escrever, escreva para eles e deixe a ilustração para suas mãozinhas habilidosas. Aí vale colagem, pintura, canetinha, giz, lápis de cor, pedacinhos de tecido, enfim, o que combinar mais com a história. Depois, compartilhem aqui com a gente as histórias!
https://www.youtube.com/channel/UC_-PMvI-gWtZKUGGjk3Yo2Q
https://leiturinha.com.br/blog/tempo-junto-ideias-de-atividades-para-fazer-com-as-criancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário