Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o “retrato” de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo “quente”, se o que procuram está perto, “morno”, se está a uma distância média, ou “frio”, quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
Meu nome é…
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Círculo Fechado
Objetivo:
exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os
braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da
sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles
devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram
não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas
entrar e se sentir bem no nosso meio.
Expectativas
Objetivo:
quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve
escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que
expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.. Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana
Garrafa dos elogios
Material:
Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um
círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar
rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O
Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem
ela apontar e assim sucessivamente
Grande Abraço
Coloque
uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem
voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que
as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim
sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
Espírito de Equipe
Objetivo:
confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de
pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em
seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no
chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de
equipe e valorização das pessoas.
Chega mais
Objetivo:
O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança
e principalmente o respeito.
Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O
Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar
pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à
sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que
cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas
costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário