Cantigas de Rodas (e algumas brincadeiras)



A Canoa Virou



A canoa virou
pois deixaram ela virar
foi por causa de [fulana]
que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar
eu tirava [fulana]
do fundo do mar.
Siri pra cá
siri pra lá
[fulana] é bela
e quer casar.

A Galinha do Vizinho


A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.

A Machadinha



Brincadeira: Faz uma roda com uma criança no centro.
As da roda cantam:
Rá, rá, ra }
Minha machadinha } bis
Quem te roubou }
Sabendo que és minha? } bis
Eu também sou tua } bis Passa a machadinha } Para o meio da rua } bis Aqui a menina sai do centro da roda e canta sozinha: No meio da roda } Não hei de ficar } bis A roda responde: Passa a machadinha } Escolhei teu par } bis Então a machadinha escolhe uma das meninas para ser a machadinha seguinte. Abraça a escolhida e volteiam ambas.

A Velha a Fiar


Estava a velha em seu lugar
Veio a mosca lhe fazer mal
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a aranha em seu lugar
Veio o rato lhe fazer mal
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o rato em seu lugar
Veio o gato lhe fazer mal
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o gato em seu lugar
Veio o cachorro lhe fazer mal
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o cachorro em seu lugar
Veio o pau lhe fazer mal
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o pau em seu lugar
Veio o fogo lhe fazer mal
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o fogo em seu lugar
Veio a água lhe fazer mal
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava a água em seu lugar
Veio o boi lhe fazer mal
O boi na água
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Estava o boi em seu lugar
Veio o homem lhe fazer mal
O homem no boi
O boi na água
A água no fogo
O fogo no pau
O pau no cachorro
O cachorro no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na velha, a velha a fiar

Ai, eu entrei na roda



Refrão - Ai, eu entrei na roda
Ai,eu não sei como se dança
Ai,eu entrei na contradança
Ai,eu não sei dançar
Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados só posso casar com um
Namorei um garotinho do colégio militar
O diabo do garoto, só queria me beijar

Alecrim


Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Careca



Eu vi uma barata
na careca do vovô
assim que ela me viu
bateu asas e vôou.
Seu Joaquim quim quim
de perna torta ta ta
dançando a valsa sa sa
com a Maricota ta ta.

Cabeça,  ombro, joelho e pé



Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé
Olhos, orelhas, boca e nariz
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé

Cachorrinho está latindo


Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Brincadeira:
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas.
A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.

Cai, cai balão




Cai, cai balão
cai, cai balão
aqui na minha mão.
Não cai não, não cai não
não cai não,
cai na rua do sabão.
Cai, cai balão
cai, cai balão
aqui na minha mão
não vou lá, não vou lá, não vou lá
tenho medo de apanhar


Olha Pro Céu Meu Amor

Olha pro céu meu amor
Vê como ele está lindo
Olha prá aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo.
Foi numa noite igual a esta
que tu me deste o teu coração
O céu estava em festa
porque era noite de São João
Havia balões no ar
 xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
 que incendiou meu coração.


 


O Balão vai subindo
Vem vindo a garoa
O Céu é tão lindo
E a Noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração.


Capelinha de melão



Capelinha de melão
é de são João
é de cravo, é de rosa
é de manjericão
são João está dormindo
não acorda não!
Acordai, acordai, acordai João!

Caranguejo




Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda,
Caranguejo, peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo, peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora palma, palma, palma
Ora, pé, pé, pé
Ora roda, roda, roda
Caranguejo, peixe é!

Brincadeira:
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham

Carneirinho, carneirão


Carneirinho, carneirão
neirão, neirão
olhai pro céu, olhai pro chão
pro chão, pro chão
manda o rei, nosso senhor
senhor, senhor,
para todos se levantarem.
[sentarem, ajoelharem etc.]


Casinha


Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack

Coelhinho


De olhos Vermelhos
De pelo branquinho
Orelhas bem grandes
Eu sou o coelhinho
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Eu fico manhoso
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais
Comi uma cenoura
Com casca e tudo
Tão grande ela era
Fiquei barrigudo

A Dona Aranha


A dona aranha
subiu pela parede
veio a chuva forte
e a derrubou.
Já passou a chuva
e o sol já vem surgindo
e a dona aranha
continua a subir
ela é teimosa
desobediente
sobe,sobe,sobe
nunca está contente!
A dona aranha
Desceu pela parede
Veio a chuva forte
E a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vem surgindo
E a dona aranha
Continua a descer
Ela é teimosa
E desobediente
Desce, desce, desce
E nunca esta contente

Escravos de Jó


Escravos de jó
jogavam caxangá
tira,põe, deixa ficar
guerreiros com guerreiros
fazem zigue,zigue,zá

Brincadeira
_ MATERIAL Um objeto pequeno.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

Eu vi um sapo


Eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca

Fui ao mercado


Fui ao mercado comprar café
e a formiguinha subiu no meu pé
eu sacudi, sacudi, sacudi
mas a formiguinha não parava de subir

fui ao mercado comprar batata roxa
e a formiguinha subiu na minha coxa
eu sacudi,sacudi, sacudi
mas a formiguinha não parava de subir

fui ao mercado comprar limão
e a formiguinha subiu na minha mão
eu sacudi, sacudi, sacudi
mas a formiguinha não parava de subir

fui ao mercado comprar jerimum
e a formiguinha subiu no meu bumbum
eu sacudi, sacudi, sacudi
mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao Tororó


Fui ao Tororó
beber água e não achei
achei bela morena
que no Tororó deixei.
Aproveita minha gente
que uma noite não é nada
quem não dormir agora
dormirá de madrugada.
Ó dona Maria
ó Mariazinha
entrarás na roda
ou ficarás sozinha.
Sozinha eu não fico
nem hei de ficar
porque tenho o Paulinho
para ser meu par.
Deita aqui no meu colinho
deita aqui no colo meu
e depois não vá dizer
que você se arrependeu.
Eu passei por uma porta
seu cachorro me mordeu
não foi nada, não foi nada,
quem sentiu a dor fui eu.

Fui na Espanha


Fui na Espanha buscar o meu chapéu
azul e branco da cor daquele céu.
Olha palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda, roda, roda
caranguejo peixe é.
Caranguejo não é peixe,
caranguejo peixe é,
caranguejo só é peixe
na vazante da maré.
Samba criola que veio da Bahia
pega esta criança e joga na bacia.
A bacia é de ouro, areada com sabão,
depois de tudo pronto, enxuga no roupão.
O roupão é de seda,
caminha de filó
quem não pegar seu par
ficará para a vovó.
A bênção vovó, a bênção vovó!
Criou lê lê
criou lê lê lá lá crioula lê lê
não sou eu que caio lá.

Indiozinhos


Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou.

Janelinha


A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.

Margarida


Margarida (A Margarida fica no centro da roda e outra, fora da roda, canta:)
Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda cantam:)
Ela está em seu castelo
Olê, olê, olá
Ela está em seu castelo
Olê, seus cavalheiros
(A menina do lado de fora canta:)
Eu queria vê-la
Olê, olê, olá
Eu queria vê-la
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Mas o muro é muito alto
Olê, olê, olá
Mas o muro é muito alto
Olê, seus cavalheiros
(A menina de fora tira alguém da roda e canta:)
Tirando uma pedra
Olê, olê, olá
Tirando uma pedra
Olê, seus cavalheiros
(Todos da roda:)
Uma pedra não faz falta
Olê, olê, olá
Uma pedra não faz falta
Olê, seus cavalheiros
(A menina de fora vai tirando um por um da roda e, a cada "pedra" retirada, as crianças da roda cantam: "...duas pedras não faz falta, três pedras...", até sair a última. Quando ficar só a Margarida, todos cantam:)
Apareceu a Margarida
Olê, olê, olá
Apareceu a Margarida
Olê, seus cavalheiros.

O balão vai subindo

O balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João,
Acende a fogueira
Do meu coração

Onde está a Margarida


Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavaleiros!
Ela está em seu castelo,
Olê, olê, olá!
Ela está em seu castelo,
Olê, seus cavaleiros!
Tirando uma pedra,
Olê, olê, olá!
Tirando uma pedra,
Olê, seus cavaleiros!
Uma pedra não faz falta,
Olê, olê, olá!
Uma pedra não faz falta,
Olê...
Apareceu a Margarida,
Olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida,
Olê, seus cavaleiros!
Eu queria vê-la,
Olê, olê, olá!
Eu queria vê-la,
Olê, seus cavaleiros!
Mas o muro é muito alto,
Olê, olê, olá!
Mas o muro é muito alto,
Olê, seus cavaleiros!

Brincadeira
_ PARTICIPANTES No mínimo cinco.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo: um junto ao outro, representando um muro. Uma criança fica no centro, no papel de Margarida, e outra do lado de fora.
_ COMO BRINCAR A que está fora canta a primeira estrofe e corre sozinha em volta da roda. Quando termina, as que estão na roda cantam a segunda. Depois, se alternam nas próximas duas. Em “Tirando uma pedra”, o de fora escolhe um colega, dá a mão a ele e, juntos, dão voltas. A muralha responde com a próxima quadra. Assim segue até que todas as “pedras” sejam tiradas.

Papagaio louro


Papagaio louro de bico dourado
manda essa cartinha para o meu namorado
se tiver dormindo, bata na porta
se tiver acordado, deixa recado

Peixe vivo


Como pode um peixe vivo
viver fora da água fria [bis]
como poderei viver [bis]
sem a tua, sem a tua
sem a tua companhia. [bis]

Pezinho


Oi bota aqui , oi bota aqui
o seu pezinho
oi bota aqui, oi bota aqui
juntinho ao meu
e depois não vai dizer
que você já se esqueceu
oi bota aqui , oi bota aqui
o seu pezinho
oi bota aqui, oi bota aqui
juntinho ao meu
e depois não vai dizer
que você se arrependeu

Pintinho Amarelinho


Meu pintinho amarelinho
cabe aqui na minha mão,
na minha mão.
Quando quer comer bichinho
com seus pezinhos
ele cisca o chão.
Ele bate as asas
ele faz piu-piu
mas tem muito medo é do gavião.[bis]

Pirulito


Pirulito que bate, bate
pirulito que já bateu
quem gosta de mim é ela
quem gosta dela sou eu.
Ora palma, palma, palma
ora pé, pé, pé
ora roda, roda, roda
caranguejo peixe é.
Pirulito que bate, bate
pirulito que já bateu
que importa a você que eu bata
se eu bato no que é meu.

Pombinha branca


Pombinha branca
o que está fazendo
lavando a roupa
pro casamento.
Vou me lavar,
vou me secar
vou na janela
pra namorar
passou um moço
de terno branco
chapéu de lado
seu namorado
mandei entrar
mandei sentar
cuspiu no chão
limpa ai seu porcalhão!
Tenha mais educação.

Sai piaba


Sai, sai, sai
ô piaba,
sai lá da lagoa
sai, sai, sai
ô piaba,
sai lá da lagoa
bota a mão na cabeça
outra na cintura
dá um remelexo no corpo
dá uma abraço no outro

Samba Lelê



Samba lê lê está doente
está com a cabeça quebrada
samba lê lê precisava
de umas boas lambadas.
Samba, samba, samba lê, lê
pisa na barra da saia lá, lá
oh! Morena bonita
onde é que você mora
moro na rua da praia
digo adeus e vou embora.
Samba, samba, samba lê, lê
pisa na barra da saia lá,lá

Sapo cururu


 
Sapo cururu
da beira do rio
quando o sapo grita
oh! Maninha
é porque tem frio.
A mulher do sapo
deve estar lá dentro
fazendo rendinha
oh! Maninha
pro seu casamento.







2 comentários:

  1. ótimo! Adorei as músicas em forma de brincadeiras. Vou usá-las com minhas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Teresa...
    Abraços literários...
    Telma e Beth

    ResponderExcluir