Contar histórias é atividade de rotina em creches e escolas de Educação Infantil. Apesar disso, há sempre a dúvida: como escolher a história certa para cada faixa etária? A resposta para essa pergunta pode variar bastante, de acordo com as características de cada turma, do grau de estimulação, do hábito de ouvir história, dos assuntos que despertam mais interesse entre outros fatores. A escritora Betty Coelho* dividiu as fases de interesse dos alunos da Educação Infantil em Fase Pré-mágica, que compreende o período dos 0 aos 3 anos, e Fase Mágica, dos 3 aos 7 anos. Essas informações podem ajudar no seu trabalho diário e na escolha das narrativas. Veja mais a seguir.
Fase Pré-mágica - de 0 a 3 anos
As histórias devem conter enredos simples, vivos e atraentes, contendo questões que se aproximem o máximo possível da vida das crianças, de sua afetividade, seus brinquedos e dos animais que conhecem. Nesta fase são indicadas histórias de bichinhos, brinquedos, objetos e seres da natureza, sempre humanizados, além de histórias que tenham crianças como protagonistas. Um exemplo é "A Bela e a Fera", na qual castiçais e relógios têm vidas próprias. O conto mínimo ou parlendas são também boas opções de texto para trabalhar com essa faixa etária.
Fase Mágica - de 3 a cerca de 7 anos
Nesta fase, os enredos podem trazer mais elementos, ou seja, são mais elaborados. É a fase do "conte outra vez", em que as crianças solicitam que uma mesma história seja contada repetidas vezes, para que possam apreciar com mais calma cada detalhe da narrativa. Nesse período são indicadas histórias de repetição ou acumulativas, como "O Macaco e o Rabo", trazida a seguir. Também são boas opções histórias de fadas, de crianças, de animais e contos de encantamento. O importante é amplie os enredos gradativamente, partindo de histórias mais curtas para as mais longas.
Betty Coelho Especialista em literatura infantil, professora, escritora e
contadora de história. Autora dos livros Contar histórias, uma arte sem idade,
A menina do avental, entre outros.
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