Carrinho de mão
Idade: a partir de 4 anos Número de
participantes: 2 Enquanto a criança coloca as mãos no chão, com os braços
estendidos, o adulto (ou outra criança) levanta suas pernas e empurra, como se
fosse um carrinho de mão.
Se quiser, acesse este vídeo com a
Brincadeira: https://www.youtube.com/watch?v=00YJgZxTrbs
Telefone sem fio Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 4 As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria
uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada
um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta,
o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim.
Mímica Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: a partir de 4 Divida as crianças em
dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar
alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos,
e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.
Boliche Idade:
a partir de 3 anos Número de participantes: a partir de 2 Faça os pinos com
garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar
derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.
Morto-vivo Idade:
a partir de 4 anos Número de participantes:a partir de 4 Coloque as crianças em
uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de
frente. Quando disser: “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”,
elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a
velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.
Bolhas de sabão Idade: a partir de 2 anos Número de participantes: a
partir de 1 Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água.
Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar,
maior ficará o bolha.
Estátua Idade:
a partir de 2 anos Número de participantes: a partir de 3 Uma das crianças é
escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele.
O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato,
cobra? Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou
mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe
aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se
mexer, perde!
Não me faça rir Idade: a partir de 3 anos Número de participantes: a
partir de 2 Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta
desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.
Corre-cutia Idade: a partir de 3 anos Número de participantes: a
partir de 4 Os participantes devem sentar em uma roda e um participante fica de
pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na casa da
tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim da
música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás do
primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele, o
que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.
Casinha Idade:
a partir de 2 anos Número de participantes: a partir de 1 Essa brincadeira pode
ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e
bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem invertê-los,
por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha.
Upa, upa, cavalinho Idade: de 6 a 9 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e um bebê) Sente-se numa cadeira. Cruze as pernas e sente a criança em
cima de seus tornozelos. Segure suas mãos enquanto move suas pernas para cima e
para baixo, cantando “Upa, upa, cavalinho”.
Batata quente Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 4 Com uma bola em mãos, as crianças devem estar dispostas em um
círculo. Elas podem estar de pé ou sentadas, tanto faz. Uma delas deve estar
fora da roda e com os olhos tampados. Ela deve cantar “Batata quente, quente,
quente, quente” em diferentes velocidades para que as outras passem a bola.
Quando ela disser “queimou”, quem estiver com a bola em mãos é eliminado.
Desenho maluco Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: de 3 a 4 Dê uma folha em branco
para cada participante. No alto da folha, cada um deve desenhar uma cabeça.
Depois, dobram-se os papéis para esconder o que foi feito. Trocam-se as folhas
e, então, cada um desenha o corpo. Repita as instruções, até que cada criança
desenhe uma parte do corpo, sem ver a anterior. No fim, abra os papéis e veja
os desenhos que se formaram.
Montar nos ombros Idade: de 9 a 12 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e uma criança) Ajeite o bebê sobre os ombros de forma que a pernas
pendam ao redor de seu pescoço, apontando para a frente. Segure-o pelas mãos
enquanto anda por aí. Varie os movimentos: pule num pé só, marche, gire...
Passa anel Idade:
a partir de 4 anos Número de participantes: a partir de 4 Um dos jogadores será
o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar
suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado
ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma
delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem
ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo
continua igual.
Achou! Idade: de 6 a 9 meses Número de participantes: 2 (um
adulto e um bebê) Sente o bebê no chão ou numa cadeira de frente para você.
Pegue uma toalha e cubra o rosto com ela. Tire a toalha e mostre o seu rosto
enquanto diz “achou”. Experimente também colocar a toalha na cabeça do bebê e
tirá-la.
Cabo de guerra Idade:
a partir de 5 anos Número de participantes: de 4 a 10 Divida as crianças em
dois times. Cada um ficará de um lado do campo e segurando um lado da corda. Ao
sinal, cada time puxa para o seu lado, com toda força. Ganha a equipe que ficar
por pelo menos um minuto com a maior parte da corda.
Dança das cadeiras Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: a
partir de 5 Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos
um. Em uma fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as
mãos para trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se
sentar na cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve
ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário