Brincando e aprendendo com os meios de transporte

 




Desenvolvimento das atividades

 

Providenciar um volante de brinquedo e, se possível, um ônibus de brinquedo. Mostre o volante e questione as crianças sobre o que elas sabem daquele objeto. Nesse momento, é importante escutar todas as crianças, porque as que já conseguem se expressar com mais clareza auxiliam as que ainda não dão conta. (melhor: “não conseguem”)

Em seguida, mostre o ônibus de brinquedo ou imagens de um e problematize: Quem conhece o ônibus? Que barulho o ônibus faz? Ele carrega muita gente? Vamos brincar de ônibus?

Se as crianças não tiverem muitas informações sobre esse meio de transporte, você pode mostrar algumas imagens de ônibus.

 

Hora da brincadeira!!! Organize as cadeiras como se fosse um ônibus, colocando-se à sua a frente, como se fosse o motorista. As crianças podem ser colocadas assentadas no chão em duas filas.

 

Comandos:

- Todos dentro do ônibus (as crianças se assentam nas cadeirinhas).

- O ônibus vai para a cidade (a professora imita os sons do motor).

- Nossa ! Curva para a esquerda (todos inclinam o corpo para a esquerda).

- Agora curva para a direita (todos se inclinam para a direita).

- O sinal fechou (todos ficam parados).

- O calçamento está ruim (ficam mexendo nas cadeiras).

- Cachorrinho está atravessando a rua imita o barulho de freio (crianças inclinam o corpo pra frente)

- Faixa de pedestre, tem gente atravessando a rua (ficam parados).

- Fulano vai fazer compras, ele comprou uma panelinha (estimular a criança a sair do seu lugar e ir até onde está a panelinha, pegá-la e voltar para o ônibus).

- Olha o sinal vermelho (param de novo).

- Olha o sinal verde, podemos continuar.

- Olha o túnel (todos se abaixam).

Produção de um ônibus de sucata. As crianças deverão pintar uma caixinha de pasta  de dentes, simulando a construção de um ônibus. Elas podem escolher a cor de sua preferência.

Depois que as crianças pintarem a caixinha e a tinta secar, você deve colar as rodinhas (que podem ser de EVA, tampinhas ou papelão) e pintar de preto as janelinhas.



Mostre todos os ônibus que foram feitos. Conte junto às crianças a quantidade de ônibus produzidos, quantas rodas têm, quantas janelinhas, etc.

Coloque no centro de uma roda de conversa muitas tampinhas de refrigerantes. Questione às crianças: “Quantas rodinhas seu ônibus tem?”. Espere a criança pegar a quantidade que ela considerar a correta; respeitar a hipótese da criança é muito importante. Você pode fazer intervenção, respeitando o momento de cada um. Por exemplo, se uma criança pegar duas rodinhas, você pode contar junto com ela a quantidade de rodas que há no ônibus, apontando cada rodinha. Faça essa atividade com uma criança de cada vez e registre as respostas, colando as rodinhas que cada um separou em um papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário