Pintura mágica: Desenhar
com uma vela branca sobre o papel à vontade. Depois, colorir todo o
papel com guache ou anilina. Os traços da vela sobressaem, revelando o
desenho. Pontilhismo: Com
canetinha, colorir todo o desenho fazendo apenas pontinhos com a
mesma.Pintura soprada: Colocar um pouco de guache sobre o papel. Com um
canudinho, a criança sopra a tinta em direções variadas, formando um
bonito efeito. Pintura esponjada: Recortar
vários quadrados de esponja. Pedir que molhem a esponja em tinta e
batam delicadamente sobre o papel. Você tambem pode dar forma à
esponja.Pintura com giz de lousa colorido embebido em cola. Raspas de giz e algodão: Raspar um pouco de giz de cera, espalhar sobre o papel o pó e espalhar utilizando algodão. Desenho com materiais variados: Desenho com carvão. Desenho com cotonete: cobrir
um pedaço da folha com canetão hidrocor. Depois, embeber um cotonete em
álcool (pouco) e desenhar. O álcool vai "apagando" um pouco a caneta,
permitindo que o desenho apareça.
Pinturas com bolas de gude: Coloque
tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o
necessário para cobrir o fundo. Jogue dentro algumas bolinhas de gude.
Coloque
uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe
perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a
caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado
de trás do papel). Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e
as jogue dentro da caixa e ...... sacuda a caixa para os lados. As
bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de
aranha". Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor
de tinta, várias cores ou preto sobre branco Falso Vitral: Pode
ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica.
Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos
dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do
trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de
prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela
da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol. A
técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente
(para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com
caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica. No segundo caso,
deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho
perde o efeito de vitral. Atividades Fundamentais: · Observação e identificação de obras de grandes artistas e sua biografia.
· Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica.
· Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
· Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais. Sugestões de Trabalhos Manuais Fantoches de papel ofício - A atividade proposta objetiva desenvolver a criatividade aproveitando
para integrar as áreas de estudo.Pensamos em algo lúdico e que se possa
fazer com materiais simples.
Material Necessário:
· Folhas de papel ofício de sua preferência;
· Papeis coloridos;
· Sucatas variadas e outros materiais disponíveis na escola ( de sua preferência );
· Cola;
· Tesoura;
· Revistas velhas;
· Canetas hidrocor.
Como fazer:
Dobre
e cole o papel ofício, formando um saco ( veja figura ) esta será a
base do fantoche. Para utilizá-lo você deve colocar a mão dentro do
saco. Decore como quiser - pode ser apenas o rosto do fantoche, ou pode
ser o corpo inteiro. Podem ser usados papéis ofício coloridos para a
base do fantoche e sucata + material disponível na escola para criar o
personagem. Pode propor aos alunos que criem livremente ou direcionar
para algum tema que deseja explorar mais.Brincar com os fantoches de
dramatização é básico porém fundamental. Para alunos já alfabetizados
pode ser proposto que escrevam seus roteiros para o teatro.
Para
alunos de Educação Infantil é ideal nomear cada fantoche e separar por
grupos em comum. Trabalhar as cores e proporções dos mesmos também é
importante.Enfim... um trabalho interdisciplinar bastante simples e
lúdico.
Cartão para os alunos confeccionarem:· Escolha um papel de sua preferência e corte em forma retangular, de coração ou outra que lhe agrade.
· Com ajuda de um furador, fure em volta de todo o papel
· Escolha uma fita da cor de sua preferência.
· Em zigue zague contorne todo o cartão finalizando com um laço – conforme a figura.
· Escreva a mensagem com uma caneta hidrocor permanente.
Anilina e cola: Passe
cola branca sobre o papel ou goma arábica, pingue com conta-gotas a
anilina. Depois passe um pente, escova ou um garfo sobre o desenho e
terá efeitos curiosos. Pintura desbotada: Pinte
uma cartolina com uma ou mais cores de anilina, deixe secar, depois com
cotonete molhado em água sanitária, faça o desenho. A cartolina pode
ser substituída por papel de seda (exige muito cuidado com o manejo).
Fica bem legal. Receitas de Tintas: 1 - Ingredientes:* anilina
* cola branca
* água
Misture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
2 - Ingredientes:
* pó de pintor
* cola
* água
* glicerina
Para
uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata
bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de
glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
3 - Ingredientes;
* tinta guache
* cola
Misture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter. Pintura sobre diferentes materiais PanoPapel pardoPapel camurçaLixaNanquim guache anilinagiz molhado na colaTirando
impressão do chão do quintal, banheiro, corredor monotipia no tabuleiro
e óleo aguada de anilina e depois de seca desenhar com giz colorido
pintura com bandeja de “frios”.Eles desenham na bandeja com palito de
churrasco, depois passam a tinta e carimbam o papel.Confecção de massinhaPintura dobradaDança das tintasPintura com cola e anilinaPintura com goma arábica e anilinaFazer lápis de ceraPintura com música .Colocar uma música clássica cada criança só poderá pintar com a cor que o maestro falar e no momento que ele falar seu nome.Colocar papel crepom em uma tigela com álcool .Depois que descolorir usar como tintaAntes
de realizar propostas de artes , colocar aventais e jornais nas mesas
Berçário I e II sempre realizar propostas com papéis grandes Se colocar
material para secar na janela, colocar jornal•mosaico –
recorta-se quadrados de crepom de várias cores e molha-os um a um e
deixe que coloquem os quadrados sobre a folha, fazendo assim um
mosaico.Ao secar, retira-se o papel crepom.•Texturas –
Oferece-se diferentes tipos de papéis , com texturas variadas ( lixa,
camurça, EVA, ...) para criação (recorte e colagem).•Gotas coloridas –
Pintura com conta gotas.•Pintura com esponjas – molha-se as esponjas em diversas cores e pinta- se com elas.•Riscos e pontos – As crianças só poderão desenhar utilizando.•Monotipia -
espalha-se tinta guache pela mesa e pede-se para criança fazer um
desenho ali. Com o papel, vc imprime o desenho, ou seja coloca a folha
por cima e dê uma leve pressionada, quando retira-se a folha o desenho q
a criança fez na mesa estará na folha coloca porções de guache (cores
variadas) no oficio duplo e sobre a tinta abre um saco plástico
TRANSPARENTE E solicita p/ as crianças espalharem a tinta pressionando o plástico.As crianças adoram essa arte pois elas apreciam o movimento das
cores e suas misturas.Qualquer dúvida deixe um scrap p/ mim que
respondo. A arte de pintar: usar diferentes meios e suportes TINTA SURPRESA.Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho forma.PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR.Desenho livre em papel camurça com giz de cera. Colar em folha sulfite A3DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER. No dia seguinte passar a tinta guache.COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA.LINHA,CIRCULO, SINUOSA.PAPEL DOBRADURA COLORIDO.Desenhar com canetinha.PALITOS DE SORVETE. Colar palito de sorvete e completar.PAPEL LAMINADO COLORIDO.Desenho usando álcool.PAPEL CAMURÇA COLORIDO. Desenhar com giz de cera.LIXA FAZER DESENHO LIVRE. Depois de pronto colar esta lixa em uma folha de A3DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA.Fazer desenho com a cola, antes de secar jogar areia.GIZ BRANCO OU COLORIDO:Desenhar no chão do pátio.TINTA PLÁSTICA COLORIDA. Desenhar figuras com a tinta plástica deixar secar. No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS. Dar papel laminado pedir que recortem e cole na sulfite.PALITOS DE SORVETE.Colar palito de sorvete e completar.(formando figuras)COM MOLDES.Colocar molde na folha passar tinta a dedo, retirar o molde e completar a figura.BRANCO NO PRETO. No papel branco pintar com tinta preta.PRETO NO BRANCO. No papel preto fazer desenhos usando tinta branca.ESTENCIL.Fazer desenhos no estencil e depois passar na água.No dia seguinte pintar as figuras que se formaramTINTA E CREME DENTAL.Misturar tinta a dedo com pasta de dente e fazer um desenhoCARVÃO.Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA: Curva, Reta, Círculo, TriânguloRECORTES E COLAGEM COM PAPEL ONDULADO.Dar o papel ondulado para eles recortar e colar,no dia seguinte pintar a folha toda.GIZ DE CERA QUENTE.(muito cuidado )Esquentar o giz de cera e desenhar em uma sulfitePINTURA COM AS PONTAS DOS DEDOS.Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.FAZER DESENHOS COM TINTA E COMPLETAR COM LANTEJOULAS.COM COLA PARA FAZER DESENHOS, ANTES DE SECAR JOGAR BROCAL COLORIDO.COLAR VÁRIOS QUADRADOS DE DIVERSAS CORES, NO DIA SEGUINTE PASSAR TINTA .DAR VÁRIOS TRIÂNGULOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR DESENHOS.PINTURA COM PEDAÇO DE PANO. Fazer um chumaço de pano molhar na tinta e ir pintando o papel.TINTAS A SEREM TRABALHADOS:Tinta a dedo, Tinta plástica, Lápis de cor, Cola, tesoura, Barbante, Giz, Carvão, CanetinhaTIPOS DE SUPORTES: Sulfite, Papel kraft, Cartolina, Laminado, Camurça, Color-set, Lixa, Odulado, Dobradura
1 - desenho com vela (desenha c/ vela e depois passa tinta guache ou anilina para o desenho aparecer;2
- pintura soprada: despeje guache diluída em um pouco de água sobre o
papel. Com um canudo, peça que soprem nas direções que desejarem. É
interessante usar mais de uma cor, para que eles soprem uma sobre a
outra. O resultado é bem legal.3
- pintura escorrida: com anilina ou guache diluída em água, pedir que
virem os cadernos ou folhas para vários lados a fim que a tinta escorra
pelo papel , criando efeitos.4 - Pintura com giz colorido embebido em cola.5
- Pintura surpresa: colar pedaços de fita crepe em partes da folha como
queira (algumas crianças gostam de montar a letra de seu nome). Pintar
toda a folha com guache das cores que preferir. Depois de seco, retirar
as fitas. Onde havia fita, estará em branco, causando um efeito
interessante.6
- Pintura com canetinha e água sanitária: As crianças devem usar luvas e
aventais. Pintar ou desenhar livremente com canetinha (de preferência
canetão). Depois, embeber cotonete em um pouco de água sanitária e ir
fazendo os traços que desejar (ela apaga a canetinha).7
- Pintura com barbante: molhar barbante em tinta plástica ou guache e
pedir que encostem o barbante na folha em várias direções, segurando as
duas pontas.8 - Carimbo com legumes são interessantes, principalmente o pimentão. https://verfazercopiarerecriar.blogspot.com/2021/03/tecnicas-de-artes-diversas.html
Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel). Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e ...... sacuda a caixa para os lados. As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha". Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco
· Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica.
· Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
· Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
Material Necessário:
· Folhas de papel ofício de sua preferência;
· Papeis coloridos;
· Sucatas variadas e outros materiais disponíveis na escola ( de sua preferência );
· Cola;
· Tesoura;
· Revistas velhas;
· Canetas hidrocor.
Como fazer:
Dobre e cole o papel ofício, formando um saco ( veja figura ) esta será a base do fantoche. Para utilizá-lo você deve colocar a mão dentro do saco. Decore como quiser - pode ser apenas o rosto do fantoche, ou pode ser o corpo inteiro. Podem ser usados papéis ofício coloridos para a base do fantoche e sucata + material disponível na escola para criar o personagem. Pode propor aos alunos que criem livremente ou direcionar para algum tema que deseja explorar mais.Brincar com os fantoches de dramatização é básico porém fundamental. Para alunos já alfabetizados pode ser proposto que escrevam seus roteiros para o teatro.
Para alunos de Educação Infantil é ideal nomear cada fantoche e separar por grupos em comum. Trabalhar as cores e proporções dos mesmos também é importante.Enfim... um trabalho interdisciplinar bastante simples e lúdico.
· Com ajuda de um furador, fure em volta de todo o papel
· Escolha uma fita da cor de sua preferência.
· Em zigue zague contorne todo o cartão finalizando com um laço – conforme a figura.
· Escreva a mensagem com uma caneta hidrocor permanente.
* cola branca
* água
Misture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
* pó de pintor
* cola
* água
* glicerina
Para uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
* tinta guache
* cola
Misture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter.
1 - desenho com vela (desenha c/ vela e depois passa tinta guache ou anilina para o desenho aparecer;
Nenhum comentário:
Postar um comentário