Cante a música com as crianças:
"O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo vuco-vuco
Até chegar no Ceará
Rebola bola
Um pouquinho de Coca-Cola
Um pouquinho de guaraná”
(Esta música varia um pouco de região para região)
Perguntar sobre o som
que o trem faz, sobre os vagões que a locomotiva puxa. Destaque que ele anda nos trilhos.
Depois de cantar, proponha
à turma brincar de trem. Para essa brincadeira, é interessante
que você coloque um chapéu de maquinista e simule que estará na locomotiva que puxará os “vagões” (Faz-se uma fila, um
atrás do outro, segurando pela cintura). Esse “trem” irá percorrer toda a sala
e o pátio da escola. Nesse percurso, vá propondo
desafios: O trem está subindo a montanha
e depois vai descer – as crianças podem subir
no escorregador e escorregar; O trem vai
passar no túnel – as crianças passam dentro de um túnel, se houver. Você pode enfileirar mesinhas e as crianças
passam por baixo, simulando que estão
passando debaixo do túnel. Estimule as crianças a imitarem os sons do trem. O trem parou
na estação, subiu passageiro, desceu passageiro. O trem está correndo. O trem
está lotado e está andando bem devagar.
Você pode cantar
também a música: “Piuí Abacaxi”.
Propor a confecção de um trem com
caixas.
Entregue caixas de sapato ou de
leite para serem pintadas pelas crianças.
É importante que as pinturas
das crianças reflitam
seus conhecimentos. Depois que
as crianças pintarem e a tinta secar, pinte,
com tinta preta ou outra cor escura, os detalhes que irão caracterizar os vagões e também a locomotiva. Cada caixa pintada será um vagão. Depois é só unir os
vagões com uma tira de pano e deixar
que as crianças brinquem com o trem que fizeram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário