O barbeiro acabou de ajeitar-lhe a toalha ao redor do pescoço.
Encostou a mão:
— Ele está quente ainda…
— Que hora que foi? — perguntou o rapazinho.
O barbeiro não respondeu. Na camisa semi-aberta do morto alguns pelos grisalhos apareciam. O rapazinho observava atentamente. Então o barbeiro
olhou para ele.
— Que hora que ele morreu? — o rapazinho tornou a perguntar.
— De madrugada — disse o barbeiro; — ele morreu de madrugada.
Estendeu a mão:
— O pincel e o creme.
O rapazinho pegou rápido o pincel e o creme na valise de couro
sobre a mesinha. Depois pegou a jarra de água que havia trazido ao entrarem no
quarto: derramou um pouco na vasilhinha do creme e mexeu até fazer espuma.
O rapazinho era sempre rápido no serviço mas àquela hora sua
rapidez parecia acompanhada de algum nervosismo: o pincel acabou escapulindo de
sua mão e foi bater na perna do barbeiro, que estava sentado junto à cama. Ele
pediu desculpas, muito sem-graça e mais descontrolado ainda.
— Não foi nada — disse o barbeiro, limpando a mancha de espuma na
calça; — isso acontece…
O rapaz, depois de catar o pincel, mexeu mais um pouco, e então entregou
a vasilhinha ao barbeiro, que ainda deu uma mexida.
Antes de começar o serviço, o barbeiro olhou para o rapaz:
— Você acharia melhor esperar lá fora? — perguntou, de um modo
muito educado.
— Não, senhor.
— A morte não é um espetáculo agradável para os jovens — disse.
Aliás, para ninguém…
Começou a pincelar o rosto do morto. A barba, de uns quatro dias,
estava cerrada.
Através da porta fechada vinha um murmúrio abafado de vozes
rezando um terço. Lá fora o céu ia acabando de clarear; um ar fresco entrava
pela janela aberta do quarto.
O barbeiro devolveu o pincel e a vasilhinha; o rapaz já estava com
a navalha e o afiador na mão: entregou-os ao barbeiro e pôs na mesa a
vasilhinha com o pincel.
O barbeiro afiava a navalha. No salão, era conhecido seu estilo de
afiar, acompanhando trechos alegres de música clássica, que ele ia assobiando.
Ali, no quarto, ao lado de um morto, afiava num ritmo diferente, mais espaçado
e lento: alguém poderia quase deduzir que ele, em sua cabeça, assobiava uma
marcha fúnebre.
— É tão esquisito — disse o rapazinho.
— Esquisito? — o barbeiro parou de afiar.
— A gente fazer a barba dele…
O barbeiro olhou para o morto:
— O que não é esquisito? — disse. — Ele, nós, a morte, a vida, o
que não é esquisito?
Começou a barbear. Firmava a cabeça do morto com a mão esquerda, e
com a direita ia raspando.
— Deus me ajude a morrer com a barba feita — disse o rapazinho,
que já tinha alguma barba. — Assim eles não têm de fazer ela depois de eu
morto. E tão esquisito…
O barbeiro se interrompeu, afastou a cabeça e olhou de novo para o
rosto do morto — mas não tinha nada a ver com a observação do rapaz; estava
apenas olhando como ia o seu trabalho.
— Será que ele está vendo a gente de algum lugar? — perguntou o
rapazinho.
Olhou para o alto — o teto ainda de luz acesa —, como se a alma do
morto estivesse por ali, observando-os; não viu nada, mas sentia como se a alma
estivesse por ali.
A navalha ia agora limpando debaixo do queixo. O rapazinho
observava o rosto do morto, seus olhos fechados, a boca, a cor pálida: sem a
barba, ele agora parecia mais um morto.
— Por que a gente morre? — perguntou. — Por que a gente tem de
morrer?
O barbeiro não disse nada. Tinha acabado de barbear. Limpou a
navalha e fechou-a, deixando-a na beirada da cama.
— Me dá a outra toalha — pediu; — e molhe o paninho.
O rapaz molhou o paninho na jarra; apertou-o para escorrer, e
então entregou ao barbeiro, junto com a toalha.
O barbeiro foi limpando e enxugando cuidadosamente o rosto do
morto. Com a ponta do pano, tirou um pouco de espuma que tinha entrado no
ouvido.
— Por que será que a gente não acostuma com a morte? — perguntou o
rapazinho. — A gente não tem de morrer um dia? Todo mundo não morre? Então por
que a gente não acostuma?
O barbeiro fixou-o um segundo:
— É — disse, e se voltou para o morto. Começou a fazer o bigode.
— Não é esquisito? — perguntou o rapazinho. — Eu não entendo.
— Há muita coisa que a gente não entende — disse o barbeiro.
Estendeu a mão:
— A tesourinha.
Na casa, o movimento e o barulho de vozes pareciam aumentar; de
vez em quando um choro. O rapazinho pensou alegre que já estavam quase acabando
e que dentro de mais alguns minutos ele estaria lá fora, na rua, caminhando no
ar fresco da manhã.
— O pente — disse o barbeiro. — Pode ir guardando as coisas.
Quando acabou de pentear, o barbeiro se ergueu da cadeira e
contemplou o rosto do morto.
— A tesourinha de novo — pediu.
O rapaz tornou a abrir a valise e a pegar a tesourinha.
O barbeiro se curvou e cortou a pontinha de um fio de cabelo do
bigode. Os dois ficaram olhando.
— A morte é uma coisa muito estranha — disse o barbeiro.
Lá fora o sol já iluminava a cidade, que ia se movimentando para
mais um dia de trabalho: lojas abrindo, estudantes andando para a escola,
carros passando.
Os dois caminharam um bom tempo em silêncio; até que, à porta de
um boteco, o barbeiro parou:
— Vamos tomar uma pinguinha?
O rapaz olhou meio sem jeito para ele; só bebia escondido, e não
sabia o que responder.
— Uma pinguinha é bom para retemperar os nervos — disse o
barbeiro, olhando-o com um sorriso bondoso.
— Bem… — disse o rapaz.
O barbeiro pôs a mão em seu ombro, e os dois entraram no boteco.
Fonte:
Ítalo Moriconi (seleção). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
Ítalo Moriconi (seleção). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
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