1 - BINGO
Material: cartela com os
desenhos dos blocos lógicos, escolhidos pelas crianças.
Cada criança recebe uma
cartela e desenha e pinta as peças que quiser.
Após a professora sorteia uma peça do bloco lógico e as crianças marcam um
"x" caso tenham a peça desenhada na cartela.
2 - SOPÃO
Material: Uma vasilha
(panelão) e os blocos lógicos
As crianças sentam em
volta do panelão, para preparar a sopa. A professora vai dando instruções sobre
qual ingredientes precisa para a sopa, exemplo: "quem tem um nabo grande e
amarelo?", "quem tem um pimentão vermelho e pequeno?", e assim
por diante. O aluno que tiver as peças pedidas vai colocando no panelão, a
professora mexe e prova a sopa, sempre pedindo mais ingrediente até que todos
participem.
3 - O MESTRE MANDOU...
Material: uma peça de
bloco lógico para cada criança
As crianças sentam em
círculo. Distribuir uma peça do bloco lógico para os alunos. A professora deve
sentar no centro do círculo e solicitar que os alunos que tiverem a peça pedida
também sente. Pode-se começar com um atributo e depois ir dificultando mais,
exemplo: venha para o círculo quem tiver uma peça azul, venha para o círculo
quem tiver um quadrado azul e assim por diante.
4-JOGO LIVRE
Primeiramente, os alunos
reconhecerão o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos,
observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá
ser feito em grupo, pois os alunos, através de diálogos, enriquecerão o
conhecimento das características físicas de cada bloco.
5- EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material
espalhadas pela mesa (ou pelo chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar
no centro do grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno
deverá fazer de tudo para a “torre” não cair. Para isso os alunos terão que
pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as
“piores” para o companheiro seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a
capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade.
6- JOGO DA CLASSIFICAÇÃO
Apresentar um quadro às
crianças para que classifiquem os blocos. Criar junto com os alunos os
atributos que serão dados para os tipos de blocos existentes. Exemplos: a) as
quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo b) as duas espessuras:
grosso e fino c) os dois tamanhos: pequeno e grande d)
as cores: amarelo, azul e vermelho Fazer em cartolina um quadro. Escolher
alguns atributos e pedir aos alunos que separem os blocos de acordo com os
atributos escolhidos. Primeiramente, escolher apenas um atributo (quadrada).
Exemplo: separar apenas as peças quadradas. Depois, ir acrescentando atributos
(vermelha, fina, pequena). Os alunos irão completar o quadro com a peça
quadrada, pequena, fina e vermelha.
7-O JOGO DAS DIFERENÇAS
Neste jogo os alunos observarão três peças sobre o quadro. Exemplo: 1-
triângulo, amarelo, grosso e grande; 2- quadrado, amarelo, grosso e grande; 3-
retângulo, amarelo, grosso e grande; Eles deverão escolher a quarta peça
(círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha,
deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças
do quadro (a diferença na forma). As peças serão colocadas pela professora de
forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e,
por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez
mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as
condições.
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