1 – CACHORRO E GATO CEGO
IDADE:
7 anos. Objetivos específicos: Audição, atenção. MATERIAL: Lenços. LOCAL: Sala,
quadra, pátio. Formação: círculos.
Organização: alunos em círculos que irão dois
para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos.
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará
pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
2 – QUAL O PERFUME?
IDADE:
9 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Desenvolver o olfato.
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc. Formação: círculos.
Organização: alunos em círculos,
sendo que um irá para o centro com olhos vendados. Execução: o professor dará
aos alunos do centro algo para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer
este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas,
alvejante, etc.). Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo
que tenha o mesmo cheiro do primeiro.
3 – TOCAR O CEGO
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo. LOCAL: Ar livre,
salão. Formação: círculo.
Organização: alunos sentados em
círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. Execução: um colega do círculo
se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos
feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
4 – COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:
9 anos. Objetivos específicos: Atenção, perspicácia. MATERIAL: Bola. LOCAL:
Pátio, gramado. Formação: círculo.
Organização: alunos em círculo,
pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados. Execução: os
companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para
trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta
aquele que imagina estar com a bola. Se errar, repete o jogo.
5 – GARRAFA MÁGICA
IDADE:
8 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver a imaginação. MATERIAL:
Uma garrafa. LOCAL: Sala, pátio. Formação: círculo.
Organização: os alunos em círculo, o
professor no centro. Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta
parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar
uma tarefa determinada pela turma ou professor.
6 – COMER A MAÇÃ
IDADE:
9 anos em diante. Objetivos específicos: Controle emocional. MATERIAL: Maçã.
LOCAL: Quadra, pátio. Formação: fileiras.
Organização: em fileiras, tendo na
frente das mesmas, maçãs penduradas. Execução: ao sinal procurar morder a maçã
que lhe corresponde, sem segurá-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a
fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã
primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
7 – O CACHORRO E O OSSO
IDADE:
7 anos. Objetivos específicos: Atenção, audição. MATERIAL: Qualquer objeto.
LOCAL: pátio, gramado. Formação: círculo.
Organização: os alunos em círculos.
Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si
haverá um objeto “o osso”. Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos
alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído,
o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor
indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e
tenta adivinhar.
8 – O MICO
IDADE:
7 anos em diante. Objetivos específicos: Atenção, agilidade. MATERIAL: Bolas.
LOCAL: Quadra, gramado, pátio. Formação: círculo.
Organização: em círculo, ficando
dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada
“MICO”. Execução: ao sinal de início, os alunos que têm a bola passam-na ao
colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As
bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto
é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas
mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar
para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a
brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.
9 – ESTALINHO
Objetivos
específicos: Coordenação motora, ritmo, atenção. LOCAL: Ar livre e sala.
Formação: círculo.
Organização: alunos numerados seguidamente
formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas
vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra na esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao
estalar da mão esquerda, chama um número correspondente a um companheiro.
Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro.
Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.
10 – ELEFANTE VOA?
IDADE:
7 anos. Objetivos específicos: Atenção. LOCAL: Sala, quadra. Formação: círculo.
Organização: alunos em círculo.
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos
deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa?
Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no
final.
11 – JOGO DO PUM
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Atenção e pronta reação. LOCAL: Ar livre e sala.
Formação: círculos.
Organização: alunos em círculos na
posição sentados. Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando
ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou
não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado
pelo aluno colocado à sua direita.
12 – DESCOBRIR O QUE ESTÁ
MUDADO
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Memória, perspicácia, observação. LOCAL: Ar livre
e sala. Formação: círculos.
Organização: pede-se a um aluno que
deixe o local e faz-se algumas modificações. Execução: quando o aluno voltar o
grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à
medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
13 – AÍ VAI O GANSO
IDADE:
7 anos em diante. Objetivos específicos: Desenvolver os sentidos, memória.
LOCAL: Pátio e quadra. Formação: fileira.
Execução: o primeiro virando para o
seguinte e dizendo: “Aí vai o ganso”. O segundo dirá: “Que ganso?” Ao que o
primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: … ah… o ganso. A pergunta será
repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.
14 – JOGO DO LIMÃO
IDADE:
6 anos em diante. Objetivos específicos: Ritmo, atenção. MATERIAL: Limão.
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado. Formação: círculo.
Organização: alunos sentados em
círculo, tendo um, posse de um limão. Execução: os alunos iniciarão a
brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro… ao mesmo tempo passando o limão
aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será
eliminado.
15 – JOGO DA MEMÓRIA
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Memória, tato. MATERIAL: Lápis, grampos, moedas,
giz, etc. Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás.
Execução: o recreador entregará para um aluno
um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os
objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que
passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um
tempo determinado.
16 – BOM DIA
IDADE:
7 anos em diante. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Educação dos sentidos.
MATERIAL: Lenço. LOCAL: Quadra ou pátio. Formação: círculos.
Organização: alunos em pé em
círculo. Um no meio com os olhos vendados. Execução: os alunos do círculo
caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vendados
identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.
17 – CÍRCULOS UNIFICADORES
IDADE:
7 anos em diante. SEXO: Ambos Objetivos específicos: Pronta reação e atenção.
MATERIAL: Disco, toca-fitas LOCAL: Ar livre e salão. Formação: em círculos de
pé.
Execução: a turma se desloca ao som da música.
Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os
que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente
um prisioneiro no círculo.
18 – PERSEGUIR A BOLA
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Astúcia, rapidez, agilidade. MATERIAL: Bolas.
LOCAL: Ar livre. Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de
cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna
lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos
deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna
contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
19 – CORRER EM CIRCUITO
IDADE:
9 anos. Objetivos específicos: Iniciação desportiva (hand e basquete).
MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: fileiras.
Organização: 2 fileiras frente a
frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileira com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na
outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro
fica por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica
por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, o 1º de
posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.
20 – PASSE-PASSE
IDADE:
10 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Habilidade ao passar a bola,
destreza, iniciação desportiva (handball e basquete). MATERIAL: Bolas, arcos.
LOCAL: Quadra, pátio, gramado. Formação: fileiras (alunos em círculos
demarcados ou dentro de arcos).
Organização: 2 fileiras frente a
frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois
alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das
extremidades, na luta central que separa as fileiras. Execução: ao sinal, o
aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4… O último
de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. Neste momento os demais trocam de
lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à
posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair
a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.
21 – DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE:
7 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Orientar-se no espaço em relação a
objetos e pessoas. LOCAL: Quadra, pátio. Formação: grupos de 3.
Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo
e 2 pegadores. Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá
sendo perseguido pelos outros que tentarão tocá-lo. Tocando o perseguido, os 3
sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.
22 – JACÓ E RAQUEL
IDADE:
9 anos em diante. Objetivos específicos: Senso de orientação, coragem, acuidade
auditiva. MATERIAL: Lenço, sininho. LOCAL: Sala, quadra. Formação: círculo.
Organização: alunos em círculo, mãos
dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos
vendados e Raquel com um sininho. Execução: ao sinal de início, Raquel correrá
dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pegá-la. Quando
for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
23 – BOLA DO CAÇADOR
IDADE:
7 a 9 anos. SEXO: Ambos. Objetivos específicos: Habilidade motora, rapidez,
atenção. MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra. Formação: livres.
Organização: livres na quadra, um
aluno de posse da bola será o caçador, vai sair para caça e começa a perseguir
procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e
ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça.
O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.
24 – REVEZAMENTO
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Velocidade. MATERIAL: Bastão de 25cm de
comprimento. LOCAL: Ar livre. Formação: colunas.
Organização: 2 colunas frente a
frente com mais ou menos 10 metros de distância, sendo que o primeiro aluno
segura um bastão. Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo
campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim
sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro. Obs.: os
alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.
25 – CORRA SEU URSO
IDADE:
7 a 9 anos. Objetivos específicos: Atenção, rapidez, agilidade. LOCAL: Quadra.
Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma
outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira
gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço
(dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem,
entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão
o urso a pegar.
26 – BOLA AO CENTRO
IDADE:
8 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, destreza, reflexo.
MATERIAL: Bola. LOCAL: Quadra, gramado. Formação: 2 círculos concêntricos.
Organização: os alunos do círculo
central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro. Execução: ao sinal,
os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem ao seu par, passa por entre as
pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos
e trocará de lugar.
27 – BOLA AOS 4 CANTOS
IDADE:
7 a 9 anos. Objetivos específicos: Habilidade motora, espírito de equipe,
reflexo. MATERIAL: Bola de tênis – preferencialmente. LOCAL: Quadra. Formação:
2 colunas.
Organização: 2 alunos de cada equipe
nos cantos da quadra. Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro
da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversários. Trocarão de passes
entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez
que a bola chegar as mãos dos companheiros.
28 – DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE:
Todas. Objetivos específicos: Atenção, agilidade. MATERIAL: Cadeira,
toca-fitas. LOCAL: Ar livre, salão. Formação: cadeiras em fileiras aos pares,
umas de costas para as outras.
Organização: o número de cadeiras
será a menos do que o número de participantes. Execução: ao som da música, os
alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se.
O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.
29 – CROQUETE
IDADE:
8 anos em diante. Objetivos específicos: Agilidade, destreza, atenção. LOCAL:
Quadra, gramado. Formação: 2 colunas.
Organização: duas colunas frente a
frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. Entre as colunas estarão
dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º aluno de
cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um
zig-zag. Voltarão à coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a
tarefa em primeiro lugar.
30 – MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE:
7 anos em diante. Objetivos específicos: Equilíbrio, destreza e reflexo. LOCAL:
Quadra. Formação: círculo. Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando
um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos
três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão
mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá
ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário