Feitiço da Bruxa
Cada pessoa escreve, num pedaço de
papel, o que gostaria que seu amigo do lado esquerdo faça. Pode ser qualquer
coisa. Por exemplo: dar tres pulinhos, dar uma cambalhota...
Quando todos terminarem, diga: “O
feitiço da bruxa começa a agir agora!”
Dizer que quem escreveu o que fazer,
deve fazer ele mesmo. Vai ser bem divertido!
Caixa
Surpresa
Colocar
vários objetos em uma caixa. Pedir que a criança feche os olhos (pode vendá-la
também) e tentar adivinhar o que é o objeto usando somente o tato.
Qual o sabor?
Você pode
usar uma caixa ou bacia. Colocar vários sabores, separados, em um recipiente
(pode ser em copinhos de café). Exemplo de sabores: sal, açucar, limão,
laranja, café, chás...
Vendar a
criança enquanto faz o experimento. Vai ser bem legal!!!!
Foguete
Mágico
Em círculo.
A criança ou o professor deverá girar uma garrafa pet. Onde ela para (do lado
da tampa), a criança fará a ação dita pelo professor.
Exemplo
de ações: Dar três pulinhos, cantar uma música, chamar um amigo do seu lado
direito para pular como sapo, contar uma piada...
Elefante Colorido
Elefante colorido…. que cor?” Essa
brincadeira é como um “pega-pega” mais criativo e as crianças vão adorar. Uma
criança é o mestre e deverá dizer qual é a cor e os demais do grupo deverão
tocar algo com a cor selecionada. O mestre precisa tocar em alguma das outras
crianças antes que ela chegue até a cor indicada. Será uma diversão!
Mímica
É uma brincadeira
clássica que também pode render boas risadas entre a criançada, além de
estimular a criatividade delas. Vale tudo: tentar adivinhar personagens,
filmes, animais e situações diversas e ações como “cortar grama”, “lavar a
louça” e muitas outras que você inventar.
O círculo da união
Com o objetivo de deixar clara
a importância da comunicação e do trabalho em equipe, essa dinâmica exige que
todas as crianças formem um círculo. O facilitador deverá pedir que cada
criança tente memorizar qual coleguinha está à direita e à esquerda.
Depois, o facilitador pede que todos se separem e comecem a
caminhar pelo local. Após um sinal, as crianças deverão encontrar seus colegas
e formar o círculo novamente.
Não deixe a bexiga cair
Essa é outra dinâmica muito
divertida que pode ensinar sobre a importância do trabalho em equipe. Nesse
caso, cada criança deverá receber um balão. Aí, elas deverão ser instruídas a
jogarem seus balões para o alto e pegarem todos antes de os balões caírem no
chão.
A cada rodada, uma das crianças
será retirada da equipe, fazendo com que o número de balões fique superior ao
número de crianças. Isso irá deixará claro que cada pessoa é importante em uma
equipe.
Imitação
As crianças devem formar um círculo.
A cada comando do facilitador, uma criança deverá ir até o centro do círculo e
realizar um movimento ou gesto. A criança seguinte deverá repetir o gesto e
adicionar outro. Essa prática é um exercício muito divertido.
Jogo dos Fantasmas
Nessa dinâmica, as crianças deverão
ser divididas em dois grupos. Um dos grupos ficará dentro da sala e o outro,
fora. Quando o facilitador der o sinal, uma das crianças do “grupo de fora”
deverá entrar na sala com um lençol sobre a cabeça, como um fantasma. O “grupo
de dentro” deverá descobrir quem é o fantasma.
O Guia
Nessa dinâmica, as crianças
deverão ser divididas em duplas. Um das crianças deverá ser vendada e a outra
será o guia. O facilitador deverá indicar um trajeto a ser feito pela dupla,
com o guia tomando a dianteira.
Peça para que a criança vendada
explique o que sentiu ao ser guiada por alguém. Depois, promova as reflexões
relacionadas a aspectos como a confiança e a amizade.
O Alfabeto
Para realizar essa dinâmica,
precisaremos de papel e lápis. Cada participante deverá receber uma folha de
papel e deverá criar o seu próprio alfabeto da amizade, indicando palavras
relacionadas à amizade para cada letra. Depois, alguns lerão seus alfabetos e
todos irão comparar suas percepções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário