O sítio da
vovó Guida
Vovó Guida vivia num sítio.
Ela achava tudo ali muito
silencioso e monótono. Não havia muitos animais. Ouviam-se apenas o
gorjeio dos passarinhos. (*) e o barulho das águas do riacho (*). Às vezes ouvia-se
também o barulho do vento nas árvores (*). Tudo era muito tranquilo.
Vovó Guida, incomodada com aquela
monotonia, resolveu comprar alguns animais. Comprou um boi que fazia (*), um
cavalo (*) , um carneiro (*), um cachorro(*), galos e galinhas (*), patinhos(*)
e porquinhos (*). E foi aquela alegria.
Daí por diante vovó Guida viveu feliz
em seu sítio e todos os dias ela podia ouvir o alegre barulho da sua bicharada.
♫ O professor poderá fazer vários sons com apitos diferentes e
pau-de-chuva, para criar um clima de sítio. Solicitará também às crianças que
façam a sonoplastia com sons do próprio corpo e/ou com instrumentos musicais,
por exemplo:
Boi- apito grave
Cavalo- coquinhos sonoros
Passarinhos- apitos agudos
Carneiro e cachorro- voz
Riacho- pau-de-chuva
Porquinho- reco-reco
Galos e Galinhas- chocalhos
O Trânsito
João morava em um apartamento no
segundo andar. Um dia, resolveu ir à janela observar o trânsito. Que agitação!!
Ouvia-se de tudo. Som de caminhão(*), som de moto (*), som de carro de bombeiros
(*), som de ambulância(*), som de trem (*). Realmente, os sons que João ouvia
ao mesmo tempo eram muito diferentes. De repente o telefone tocou e João correu
para atender.
♫ É interessante que o professor apresente, em gravuras (ou mesmo os objetos), os meios de
transportes à medida que forem citados, para que as crianças emitam os seus
respectivos sons.
CHAPEUZINHO
VERMELHO
Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque
usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores
para a vovó que morava no bosque, Andava bem depressa entre as árvores (andar
em serpentina).
Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam
e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços).
Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração)
Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de
passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)
Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas.
Começou a apanhá-las. (abaixar)
Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias
vezes),
logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela
cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um
barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).
O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de
pedrinhas (agachar e levantar)
e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os
músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)
e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário