Dinâmicas com Histórias Sonorizadas

 



O sítio da vovó Guida

 

Vovó Guida vivia num sítio.

Ela achava  tudo ali muito silencioso  e monótono. Não havia muitos animais. Ouviam-se apenas o gorjeio dos passarinhos. (*) e o barulho das águas do riacho (*). Às vezes ouvia-se também o barulho do vento nas árvores (*). Tudo era muito tranquilo.

 

Vovó Guida, incomodada com aquela monotonia, resolveu comprar alguns animais. Comprou um boi que fazia (*), um cavalo (*) , um carneiro (*), um cachorro(*), galos e galinhas (*), patinhos(*) e porquinhos (*). E foi aquela alegria.

Daí por diante vovó Guida viveu feliz em seu sítio e todos os dias ela podia ouvir o alegre barulho da sua bicharada.

 

 O professor poderá fazer vários sons com apitos diferentes e pau-de-chuva, para criar um clima de sítio. Solicitará também às crianças que façam a sonoplastia com sons do próprio corpo e/ou com instrumentos musicais, por exemplo:

Boi- apito grave

Cavalo- coquinhos sonoros

Passarinhos- apitos agudos

Carneiro e cachorro- voz

Riacho- pau-de-chuva

Porquinho- reco-reco

Galos e Galinhas- chocalhos

 

  


O Trânsito

 

João morava em um apartamento no segundo andar. Um dia, resolveu ir à janela observar o trânsito. Que agitação!! Ouvia-se de tudo. Som de caminhão(*), som de moto (*), som de carro de bombeiros (*), som de ambulância(*), som de trem (*). Realmente, os sons que João ouvia ao mesmo tempo eram muito diferentes. De repente o telefone tocou e João correu para atender.

 

 É interessante que o professor apresente, em gravuras (ou mesmo os objetos), os  meios de transportes à medida que forem citados, para que as crianças emitam os seus respectivos sons.

 

CHAPEUZINHO VERMELHO

 


Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque, Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina).

 Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços).

Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração)

Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos.
Ela trepou na árvore.. Vamos trepar também? (fazer o movimento)

 Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas.

Começou a apanhá-las. (abaixar)

 Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração).
Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes),

logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim...(com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).
Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr).

O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar)

 e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).
O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os músculos-boneco de mola)
Chegou na casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:
- Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita)
e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).
Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar)

e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)
“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha 

Levar esses doces para a vovozinha.
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto.
E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha
Dormirei contente.”

 

 https://artesemelodias.blogspot.com/2010/02/historias-para-sonorizar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário