Dinâmicas rápidas para o início das aulas


NÃO DEIXE O BALÃO CAIR

Esse é um jogo cooperativo que ajuda os alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo.

COMO FAZER:

  • Antes de começar a brincadeira, leia as regras com o grupo;
  • A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar;
  • O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
  • Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade.

STOP DO NOME

COMO FAZER:

  • Colocar todos os crachás em uma caixa;
  • As crianças sentam na roda e a professora fica com um apito;
  • A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é. 

DA BAGUNÇA À ORDEM



Essa brincadeira ajuda as crianças perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

COMO FAZER:

  • Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
  • Depois, pedir a um aluno que cante a música dele para a classe.
  • Como conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras situações vividas onde a organização é essencial.

BOM OU RUIM?

 




COMO FAZER:

  • Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”…
  • O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
  • O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.

Exemplo de frases:

– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio.

– Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca.

– Mas foi bom porque o Pedro conseguiu ensinar esse cachorro.

– Mas foi ruim porque o cachorro fugiu…

 

DINÂMICA DO NÓ

 


 

COMO FAZER:

  • Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
  • Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc.
  • Ao sinal da professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio).
  • Ao ouvir o sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
  • Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda.
  • Fazendo isso, vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.

 RECEBENDO ELOGIOS



COMO FAZER:

  • Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos
  • Ao som da música andam pelo espaço
  • Quando a música para, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo
  • Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele.

Depois de terminada essa brincadeira, essa turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios reunidos!


 BALÕES SURPRESA

 


COMO FAZER:

  • O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
  • Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
  • Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
  • No final, o grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou.

Ideias para frases:

SEJA BEM VINDO!

É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!

QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!

ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!

UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!

ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!

QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!

VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!

COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!

SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UM COM O OUTRO!


Essas dinâmicas podem ser trabalhada com diferentes faixas etárias. A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário