Esse é um jogo cooperativo que ajuda os
alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o
sucesso do grupo.
COMO FAZER:
- Antes de
começar a brincadeira, leia as regras com o grupo;
- A um sinal,
os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no
ar;
- O professor
começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não
restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
- Terminar a
brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam
e entenderam com essa atividade.
STOP DO NOME
COMO FAZER:
- Colocar todos
os crachás em uma caixa;
- As crianças
sentam na roda e a professora fica com um apito;
- A caixa vai
passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma
ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os
outros adivinharem quem é.
DA BAGUNÇA À ORDEM
Essa brincadeira ajuda as crianças
perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
COMO FAZER:
- Pedir para
que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu
companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
- Depois, pedir
a um aluno que cante a música dele para a classe.
- Como
conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando
rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras
situações vividas onde a organização é essencial.
BOM OU RUIM?
COMO FAZER:
- Em círculo, o
iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi
bom”…
- O segundo
deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
- O terceiro
dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.
Exemplo de frases:
– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do
tio.
– Mas foi ruim porque o cachorro só come e
não brinca.
– Mas foi bom porque o Pedro conseguiu
ensinar esse cachorro.
– Mas foi ruim porque o cachorro fugiu…
DINÂMICA DO NÓ
COMO FAZER:
- Todos os
participantes formam um círculo dando as mãos.
- Cada um
verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito
importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um
fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à
minha esquerda”, etc.
- Ao sinal da
professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da
música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio).
- Ao ouvir o
sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
- Agora, sem
sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua
direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda.
- Fazendo isso,
vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo
à posição inicial, sem
que ninguém solte as mãos.
RECEBENDO ELOGIOS
COMO FAZER:
- Cada criança cola uma
folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos
- Ao som da música andam
pelo espaço
- Quando a música para,
escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que
estiver mais próximo
- Depois de algumas vezes,
o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das
costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele.
Depois de terminada essa brincadeira, essa
turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios
reunidos!
BALÕES SURPRESA
COMO FAZER:
- O professor
deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
- Cada criança
pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus
movimentos;
- Ao ouvir o sinal
do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase
que havia dentro dele
- No final, o
grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou.
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO! |
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)! |
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS! |
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA! |
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA! |
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI! |
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)! |
VAMOS TER UM ANO MARAVILHOSO JUNTOS! |
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO! |
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UM COM O OUTRO! |
Essas dinâmicas podem ser trabalhada com diferentes faixas etárias. A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o
grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário