Valei-me, meu Santo Antônio








– Valei-me, meu Santo Antonio!
Foi com um berro, meio que de devoção, meio que de desespero, que Seu Claudiomiro – e sua turma da lida na roça – pulou da caminhonete em movimento. Não era assombração de verdade, mas eles nem perceberam. O susto foi maior!
– Vixe Maria, seu moço! Me borrei todo!
Foi assim…
Seu Claudiomiro estava na beira da estrada, esperando uma carona para voltar à cidade. O dia foi árduo na labuta. A roça de milho carecia cuidados, afinal a colheita era aguardada.
O velho contava causos do santo casamenteiro pra sua turma, enquanto um filho de Deus generoso passasse de carro para dar-lhes carona.
Quilômetros antes, Joaquim de Nôinha pegou carona numa caminhonete. Foi em cima, na carroceria. Lá, era transportado um caixão vazio. Seria doado a uma família carente da cidade, que teve um dos entes queridos falecido na noite anterior.
Começou a chover.
Para escapar do aguaceiro, Joaquim de Nôinha não pensou duas vezes e se abrigou dentro do caixão.
A caminhonete foi avistada por Seu Claudiomiro e a turma de roceiros. Braço em riste, pediu carona e o generoso condutor também parou.
Sorridentes, os roceiros pularam na carroceria, sem imaginar que outro viajante estaria ali, num local inusitado.
O sorriso deu lugar a olhar de reverência. Poderia ter ali um defunto, naquele caixão.
– Deus guarde sua alma. Rezava Seu Claudiomiro.
A essa altura, a chuva já havia passado e, depois de um cochilo tirado por Joaquim de Nôinha no escurinho do caixão, o moço resolveu sair!
– Tarde, pessuá!
– Valei-me, meu Santo Antonio! Gritou Seu Claudiomiro.
– Creindeuspadre! Arremataram os roceiros, aos berros, antes de pularem da caminhonete em movimento!
Pensaram que um morto-vivo saíra do caixão! E foi assim, correndo léguas, que a turma deu novo sentido ao santo casamenteiro: protetor dos viajantes contra assombrações!

http://bahianalupa.com.br/causos-nordestinos-valei-me-meu-santo-antonio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário