10 coisas que acontecem com quem começa a ler cedo





Ler para uma criança é um começo feliz.

1. Exercita a imaginação e aumenta a criatividade.

 

Não é por acaso que esse é o primeiro item da lista. Essa é a associação mais direta entre universos fantásticos, monstros e contos com um verdadeiro benefício que uma criança leva para a vida inteira. Quando uma criança ouve ou lê uma história, interpreta do seu próprio modo, estimulando a sua imaginação, o pensar, o criar e o recriar já que tudo acontece na cabeça dela.

2. Ajuda a desenvolver um senso crítico.


 

A leitura para crianças ajuda e muito a criar um senso do que é bom e o que não é. Através de mundos fantásticos e personagens, a criança molda a sua própria realidade e aprende a tirar conclusões sozinha. Nunca é cedo para começar a pensar por si mesmo.

3. Aumenta significativamente o vocabulário.

 

 

Essa é uma conta simples: mais leitura na fase de aprendizado das crianças é igual a mais palavras acumuladas na memória ao longo da vida. Uma qualidade excelente, magnífica, maravilhosa, brilhante, esplêndida, notável, sensacional, fenomenal, extraordinária e fabulosa.

4. Ensina diferentes formas de entretenimento.

 

 

Pode parecer impossível competir com o tablet, celular e videogame mas lembre-se que uma história bem contada também é instrumento de distração e passatempo. Por isso, quanto mais cedo o prazer pela leitura é introduzido na vida da criança, mais fácil isso se torna um hábito e uma coisa acaba puxando a outra.

5. Cria uma conexão muito mais profunda entre os pais e a criança.

 

 

Além do tempo dedicado para o contato com os filhos, ler com ou para uma criança é uma forma de conhecer os sentimentos dela e seus gostos pessoais. Aliás, o exercício dos próprios sentimentos é um benefício que merece um item a parte.

6. Exercita os próprios sentimentos.

 

 

Psicólogos afirmam que a leitura para crianças ajuda não só a estimular os sentimentos pelos outros como os próprios. O medo, admiração e excitação de uma história refletem a realidade da própria criança que muitas vezes não tem clareza sobre o que é um sentimento, mas acaba aprendendo de onde ele vem.

7. Cria leitores pra vida inteira.

 

 

A leitura para uma criança de até sete anos raramente está relacionada a uma obrigação, como temos na escola. Por isso, é muito mais fácil associar a leitura com entretenimento quando essa prática é apresentada cedo. E vale lembrar que quem lê cedo, não só se torna um leitor para a vida inteira, como também um aprendiz para sempre.

8. Aumenta o repertório e o conhecimento sobre o mundo.

 

 

A leitura para a criança pode ser também considerada uma verdadeira aula disfarçada de entretenimento. Através das histórias, você pode apresentar animais, plantas, objetos e ver a criança armazenar e relacionar esses “personagens” com coisas da vida real. E é comprovado: aprender desse jeito é muito mais gostoso.

9. Ajuda na concentração em diferentes áreas da vida.

 

 

Para saber como a princesa escapa do monstro ou como o foguete aterrissa no planeta ou ainda o que acontece no primeiro dia de aula do protagonista, é necessário atenção. Quando uma criança aprende que ela só se diverte por completo mantendo o foco e atenção, criamos um hábito muito bem vindo para um futuro adulto.

10. Não existe idade para começar a aprender sobre o mundo.

 

 

Existe uma idade certa para começar a ler? Não! Independente da idade em que a criança começa a efetivamente ler, os pais podem incentivar o carinho por histórias contando um conto antes de dormir, indo a bibliotecas, desenhando, pintando e etc… Saber ler não é necessário para se apaixonar pelo universo dos livros.

Ler para uma criança. Isso muda o mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário