- Hum...Que cheirinho ruim!
A porcalhona da Raimunda também não gostava de arrumar o quarto. Vinha da escola e largava o uniforme em cima da cama, o tênis jogado num canto, a mochila no outro...Quando via, o quarto estava uma bagunça só. E nada de arrumar. Raimunda era mesmo Sujismunda, um desleixo total.
Dona Rute , a mãe de Raimunda, já não sabia mais o que fazer com a menina. As vezes, ficava pensando em como lhe aplicar uma lição. E, de tanto pensar achou a solução. Começou logo. Quando Raimunda chegou da escola. Dona Rute foi logo avisando:
- Filha, pensei bem e concluí que você está certa. Esse negócio de tomar banho é mesmo muito enfadonho. A partir de hoje, ninguém nesta casa vai precisar tomar banho nem limpar nadinha.
A Sujismunda achou que era festa e quis aproveitar: jogou tudo pro alto, almoçou sem lavar as mãos e foi pra rua brincar.
Brincou, brincou e brincou; suou até não poder mais. E depois voltou.
Mas logo que pôs o pé na cozinha, Raimunda estranhou: a louça do almoço ainda estava na pia, suja. No dia seguinte, Raimunda saio da cama direto para a escola. Assim, sujinha mesmo.
Na hora do recreio, ficou sozinha.Também, pudera: como fedia! O caminho de volta não foi diferente. A rua cheia de gente ficou vazia. A multidão toda fugia, com medo: será que abriram a porta do chiqueiro?
Nem o gato de rua quis papo. Dobrou a esquina e foi arranjar um beco para se lavar.
Meia sem graça. Raimunda voltou pra casa. Aquilo sim parecia um chiqueiro. A mesa do café ainda estava lá, com a toalha manchada de geléia e migalhas de pão-de-ló. O chão finalizava o espetáculo, com um aspecto meio ensebado.
- "O que está acontecendo com a mamãe?", a porcalhona pensou. "Nem a louça de ontem ela lavou..."
E o resto da casa? Dona Rute também não limpou.O quarto estava do jeitinho que Raimunda deixou, com tudo jogado. O banheiro, todo molhado. A sala? Xi, o cachorro invadiu, fez xixi atrás da porta e completou o fedor.
Que horror! Nem a Sujismunda aguentou. Correu pegar a vassoura e foi dar um jeito na casa.Tirou a mesa, lavou a louça, arrumou o quarto, enxugou o banheiro, expulsou o cachorro e, que nojo! Limpou os vestígios de xixi.
Pensa que acabou? Depois de todo esse esforço, Raimunda estava mais suja do que nunca. E para completar a "operação limpeza", foi às pressas para debaixo do chuveiro. E de lá só saiu uma hora depois, sem mais nenhum cascão.
Dona Rute estava escondida, espiando tudo com um sorriso.
A ex-Sujimunda aprendeu a lição. Ficar sem banho, nunca mais.
Desconheço autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário