1. Teatro
de Fantoches: As crianças podem criar um pequeno teatro com fantoches, onde
elas dramatizam uma história de acolhida. Os fantoches podem representar
sentimentos diferentes, enriquecendo a discussão sobre como nos sentimos ao
voltarmos às aulas.
2. Caixa
das Emoções: Preparar uma caixa com cartões que têm os nomes de diferentes
emoções. Cada criança escolhe um cartão e deve compartilhar uma situação em que
sentiu tal emoção.
3. Dança
dos Sentimentos: Colocar músicas diferentes e pedir que as crianças dancem
conforme o ritmo e a letra, expressando emoções como alegria, tristeza e
empatia.
4. Jogo
da Memória dos Sentimentos: Criar cartas com faces que expressem emoções
(feliz, triste, surpreso). As crianças devem encontrar os pares e, ao fazê-lo,
compartilhar uma situação em que sentiram aquela emoção.
5. Desenhos
Coletivos: Realizar um desenho em grupo em um grande papel, onde cada
criança contribui com a sua parte, representando como elas se sentem em relaçã
ao retorno às aulas.
6. História em Quadrinhos: As crianças desenham uma página de história em quadrinhos que retrate um momento do retorno às aulas, destacando os sentimentos de cada personagem.
7. Brincadeiras
de Grupo: Desenvolver jogos que envolvam colaboração, como o “Pato Pato
Ganso” ou o “Esconde-Esconde”, onde a ideia é trabalhar as relações de amizade
e cooperação.
8. Postais
de Boas-Vindas: As crianças podem criar postais para dar boas-vindas aos
colegas, personalizando-os com desenhos e mensagens que expliquem o que elas
mais gostam de fazer na escola.
9. Mural
de Sentimentos: Criar um mural onde as crianças podem colar desenhos e
recortes que representem como se sentem sobre a volta às aulas, criando uma
obra coletiva.
10. Jogos
de Movimentos: Realizar brincadeiras que envolvem imitar diferentes
movimentos e gestos, associando a movimentação a emoções, como pular para
expressar felicidade ou se encolher para expressar tristeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário