Brincadeiras calmas para sala de aula
1. Passe a argola:
Objetivos:
cooperação, concentração, coordenação motora fina, fortalecimento dos músculos
da face, atenção visual.
Material:
canudos ou palitos para cada criança. 1 argola (pode ser aquela parte que se
solta da tampinha da garrafa, ou uma argola feita com papel torcido e encapado
com fita adesiva).
Idade:
a partir dos 3 anos.
Como
brincar: Coloque as crianças sentadas em círculo. Entregue um canudo ou palito
para cada criança. As crianças devem passar a argola para o colega do lado
apenas usando o palito. Ou seja de palito pra palito. Quando cair a argola a
criança pode ter que cantar uma música ou falar uma palavra como uma fruta, ou
um animal. Para crianças maiores, desafie-as a segurarem o canudo ou palito com
a boca e passar a argola desde modo.
2. Quem tem o chocalho:
Objetivos:
percepção auditiva, atenção, capacidade de fazer silêncio, noção de localidade,
autocontrole.
Material:
um chocalho (pode ser os feito com garrafas ou até um brinquedo de bebê)
Idade:
a partir dos 4 anos.
Como
brincar: Coloque as crianças sentadas em círculo com uma criança ao meio.
Enquanto essa esta com os olhos fechados a professora entrega o chocalho para
uma das crianças do círculo que o deve esconder nas costas. Todas as outras
crianças devem estar também com as mãos para trás. Quando a criança abrir os
olhos, se sacode o chocalho e a criança tem que descobrir quem está com o
chocalho, seguindo apenas seu som. Se acertar, outra criança vai para o centro
e a brincadeira continua.
3. Passe a bola:
Objetivos:
atenção motora, cooperação, atenção auditiva, agilidade, firmeza ao pegar a
bola, lateralidade.
Material:
1 bola
Idade:
a partir dos 4 anos.
Como
brincar: Com as crianças sentadas em círculo, elas passam de mão em mão uma
bola. Ao sinal da professora a bola deve mudar de direção. E assim a bola vai
mudando de passar da direita para a esquerda e vice-versa. Para crianças
maiores, após esse momento, pode-se colocar duas bolas, cada um passando por um
lado. Aumentando a intensidade da concentração e agilidade necessária.
4. Diga uma palavra:
Objetivos:
atenção, memória, classificação e categorização, vocabulários, raciocínio
rápido.
Material:
nada
Idade:
a partir dos 4 anos.
Como
brincar: Usando o próprio lugar das crianças nas carteiras ou sentadas em um
círculo. A professora diz uma categoria: Diga o nome de um animal, uma palavra
que inicie com E, uma palavra com duas sílabas. (use categorias de acordo com o
nível de sua turma). Uma criança por vez deve dizer uma palavra diferente
dentro da categoria. Se a criança errar ou não souber mais palavras ela pode
pagar uma prenda como cantar uma música ou imitar um animal.
5. Pedra, papel e tesoura
Objetivos:
estratégia, atenção, seguir regras, concentração, agilidade, percepção de
materiais.
Material:
nada
Idade:
a partir dos 5 anos.
Como
brincar: Divida a turma em duplas ou trios. Ensine a brincadeira e deixe que as
crianças brinquem. As crianças podem fazer uma lista com seus nomes e irem
marcando pontos toda a vez que ganham, para ao final de um tempo vejam quem
ganhou mais vezes.
Regras:
As crianças levam uma das mão ao centro da roda. Elas podem por pedra (punho
fechado), tesoura (mostrando dois dedos como uma tesoura) ou papel (a palma da
mão aberta). Deve-se observar o que cada um colocou ao centro da roda para ver
o vencedor da rodada.
Papel
enrola pedra, assim ganha de pedra. Tesoura corta papel, assim ganha de papel.
Pedra quebra tesoura, assim ganha de tesoura.
6. Desenho no escuro:
Objetivos:
percepção corporal, concentração, motricidade fina, noção de localização,
visualização mental, desenvoltura, paciência por esperar sua vez.
Material:
uma tira larga de tecido escuro, giz e quadro.
Idade:
a partir dos 6 anos
Como
brincar: Chama uma criança no quadro, cobre-se seus olhos e diz para ela
desenhar algo específico. Com os olhos cobertos a criança deve tentar desenhar
o que foi pedido. Depois outra criança é chamada e assim por diante. As
crianças acham divertido esse desafio.
7. Mímicos:
Objetivos:
atenção, estratégia motora, classificação, atenção visual, memória visual,
paciência.
Material:
nada.
Idade:
a partir dos 4 anos.
Como
brincar: Chame uma criança a frente e lhe diga em segredo o nome de um animal,
objeto, profissão (de acordo com a categoria que deseja trabalhar). A criança
deve representar esse objeto por mímica e os outros devem adivinhar o que é.
Quem acertar será o próximo a ser o mímico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário