Brincadeiras agitadas para pátio
Objetivos Gerais: Desenvolver a interação entre os pares, paciência, noção espacial, noção de limites do seu corpo e de regras. Prover o autoconhecimento de suas capacidades motoras e de coordenação ampla. Trabalhar oralidade, atenção auditiva e visual. Estimular cooperação e trabalhar a competição saudável (saber ganhar e perder lidando com a frustração e empatia). Perceber diferentes ritmos e produzir ritmos.
1)
PEGA-CORES
Preparação: Divida a turma em duas ou três
cores. Entregue tiras coloridas para as crianças conforme a cor de sua equipe
para amarrarem no pulso. Desenhe no chão um círculo grande com cada uma das
cores.
Desenvolvimento: As crianças devem correr
pelo espaço de fora dos círculos. Cada grupo deve tentar pegar as crianças dos
outros grupos. Quando uma cor pega a criança de outra cor, esta deve
entrar no círculo da cor de quem o pegou. E assim as crianças pegas vão sendo
colocadas dentro dos círculos. Vence a equipe que no final tiver mais crianças
dentro do seu círculo.
Para as crianças maiores, uma variação é ter um modo de ir
salvando as crianças que são pegas. Assim uma criança da equipe da cor da
criança que está “presa” no círculo deve se aproximar e puxá-la para fora. Mas
se forem pegos nesse momento, as duas crianças devem ir para o círculo.
2)
CHEFE MANDA COM PANELAS
Preparação: Organize panelas ou potes
variados, tampas e colheres (pode ser de metal, plástico e madeira).
Desenvolvimento: Cante músicas com seus alunos
e deixe que reproduzam o ritmo usando as panelas e colheres para produzir o
som. Após chame uma criança por vez para produzir um som com as panelas e as
outras crianças devem imitar esse som em sua intensidade, ritmo e quantidade
(de batidas, giros…).
Com crianças maiores pode-se dividi a turma em dois ou três grupos e estes devem combinar um conjunto de sons a serem feitos com as panelas. Os outros grupos devem ouvir e tentar reproduzir essa sequência de sons, quem for errando vai saindo até que fique apenas uma criança.
3)
RABO DA COBRA
Deixe as crianças correndo por um amplo espaço, escolhendo uma
criança para iniciar como se fosse uma brincadeira de pega-pega. Quando a
criança que é a cabeça da cobra pegar um colega este deve segurar sua cintura e
correr juntamente com criança. E assim por diante vai acumulando crianças na
cintura da outra formando uma fila (o rabo da cobra). A última criança a ser
pega pela “cabeça da cobra” será a próxima a ser a “cabeça da cobra”.
Uma variação é amarrar uma corda á cintura da criança que é a
“cabeça da cobra” e as outras crianças vão segurando a corda conforme são
pegas, isso facilita na mobilidade para poderem correr.
Conforme a idade de seus alunos tenha o cuidado para eles não tropeçarem uns sobre os outros e caírem. Oriente que corram de modo mais lento, para que os outros consigam acompanhar.
4)
LAGO DO JACARÉ:
Preparação: Desenhe no chão duas linhas
paralelas para ser o lago. Deixe-as separadas na largura suficiente que seus
alunos consigam pular de uma linha para a outra sem pisar no meio. Ou estenda
uma tira de tecido (TNT).
Desenvolvimento: Uma criança fica no meio do
lago e será o jacaré (pode estar usando uma máscara ou tiara para representar o
animal). As outras crianças devem pular de um lado ao outro no lago sem pisar
na “água”. Enquanto as crianças tentam atravessar o lago, a criança que é o
jacaré tem que pegar a criança que está pulando. Se conseguir pegar, a criança
sai da brincadeira. O último a ser pego ganha e pode de ser o jacaré na próxima
rodada.
Oriente seus alunos para apenas tocar nas crianças que estão passando pelo lago tendo o cuidado para não empurrar ou segurar, e assim evitar quedas. Também é possível fazer o lago usando os colchonetes ou almofadas, para evitar que se machuquem.
5)
CORRIDA DO CASACO:
Preparação: Pegue uma peça de roupa de cada
criança (que seja semelhante na dificuldade de vestir: casaco ou camiseta) e
organize obstáculos duplos (cadeiras, corda para passar por baixo ou por cima).
Desenvolvimento: Divida a turma em dois
grupos. O objetivo é uma dupla de crianças de cada grupo por vez passar pelos
obstáculos chegar ao final encontrar seu casaco entre o montinho de roupas,
vestir e retornar pelos obstáculos. Para assim a próxima criança fazer o mesmo.
Ganha o grupo em que todas as crianças finalizarem o percurso antes da outra
equipe.
Para as crianças maiores fala a brincadeira com os pares de
sapatos em que eles devem colocar os sapatos e também amarrar. Para locais mais
quentes pode-se fazer a brincadeira com a camiseta ou mesmo com o chinelo.
6)
PEGA-ELEFANTE:
Uma criança é o elefante, deve correr com o braço esticado e o outro passando por cima segurando o nariz. O elefante corre e tenta pegar os colegas usando apenas a mão que está esticada. Cada criança que é pega também vira um elefante e deve tentar pegar as crianças que ainda estão livres. Ganha a criança que conseguir ser a última a ser pega.
7)
ROUBA RABINHO:
Preparação: corte barbantes na
quantidade de seus alunos.
Desenvolvimento: Duas crianças são as “rouba rabinhos” e as outras devem colocar o barbante presos na cintura da calça. As duas crianças que pega correm atrás das outras e tentam puxar os barbantes, recolhendo assim os rabinhos. Ganha a criança que tiver mais barbantes em mãos ao final.
8)
FAZENDEIROS E PATOS:
Preparação: Peça para seus alunos
picarem papel ou podem juntar folhas caídas das árvores.
Desenvolvimento: Escolha quatro crianças para serem os fazendeiros. Essas crianças carregam um saquinho com os papéis picados ou as folhas recolhidas fingindo ser a comida dos patos. As outras crianças são os patinhos. Os fazendeiros correm pelo ambiente jogando os papéis/folhas. E os patinhos devem recolher “a comida”. Ao final ganha a criança que tiver recolhido mais papéis/folhas.
9)
ONÇA DORMINHOCA:
As crianças formam uma roda e vão cantando: “Onça dorminhoca,
onça dorminhoca, ninguém tem medo de onça dorminhoca”. Enquanto isso uma
criança fica agachada no centro da roda fingindo dormir (sendo a onça). A onça
quando desejar deve rugir como a onça (acordando) e assim correr atrás das
crianças que desmancham a roda e fogem. Quem a onça pegar será a próxima onça
dorminhoca, e a antiga volta a formar a roda com os colegas.
Se desejar a criança que é a onça pode estar usando uma máscara que vai sendo trocada com as crianças que serão as novas onças.
10)
GRUDA E DESGRUDA
Preparação: Grude com durex na camiseta
de duas crianças (costas e frente) bolinhas de papel ou de plástico.
Desenvolvimento: Divida a turma em dois
grupos, sendo cada grupo com uma das crianças com as bolinhas na camisa. O
objetivo é o grupo oposto tentar tirar todas as bolinhas grudadas da camisa do
time adversário, enquanto os colega do outro grupo tenta fazer o mesmo com a
criança das bolinhas do seu grupo. Ao mesmo tempo algumas crianças devem tentar
proteger a criança com a camiseta.
Para não se machucarem combine com seus alunos como podem
defender (sem empurrar quem ataca, só segurando ou ajudando a criança com a
camiseta fugir….).
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