Construindo a identidade na Educação Infantil

 

Qual é a importância da construção da identidade na infância?



Este processo de relações é um motor fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, pois na infância estamos mais motivados a aprender. Portanto, se dermos à criança um processo de socialização e aprendizagem rico em experiências, suas chances de uma melhor construção de identidade aumentarão, possibilitando que ela enfrente seu cotidiano com mais segurança e confiança.


As identidades na primeira infância são construídas a partir das experiências das crianças como sujeitos em convívio com o outro. Essas experiências desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança e, portanto, na construção de sua subjetividade.

Em uma sociedade que preza tanto pela razão, que padroniza seu desenvolvimento, estabelece ideias universais e que não permite diversidade e pluralidade, a construção da subjetividade nas crianças implica a superação do tal indivíduo ideal buscado pela Modernidade. Sendo assim, as experiências que as crianças têm nos diferentes contextos que habitam, seja a casa ou bairro como um todo, permitem a configuração do eu e, à medida que se expande através das mais diversas interações, a criança encontra significados sociais, voltando-se para o nós.

É preciso, urgentemente, reconhecer que cada criança é um ser único com seu próprio ritmo de desenvolvimento, preferências, habilidades e necessidades, que são determinadas pelos mais diversos contextos em que vivem.

Como escola, o que podemos fazer para ajudar nesse processo?

É, sem sombra de dúvidas, importante criar um ambiente seguro para os alunos. Por isso, converse com eles e permita que se expressem, deixando, às vezes, por exemplo, que uma criança escolha a brincadeira do dia, possibilitando que outra decida na próxima vez. Estimule essas diferentes decisões e ensine que o respeito é a melhor saída.

Mantenha o ambiente livre de comparações. Não olhe para a sala como um lugar homogêneo, ela é um coletivo de alunos com diferentes vivências e opiniões. Portanto, respeite o ritmo de cada um, sem privilegiar um em detrimento do outro; estimule o bom convívio entre as crianças para que elas vejam que ninguém é melhor ou pior, só diferente.

Para isso é interessante explorar diferentes tipos de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas no geral, como contar histórias de culturas diferentes, fazer bonecas e bonecos com biotipos diversificados, desenhar a família etc., mesmo que para alguns essas atividades, que direcionam os alunos para a construção da identidade, sejam apenas um simples passatempo. Dependendo da forma que essas atividades são praticadas, elas podem despertar não só a imaginação, como o senso crítico. Afinal, quando falamos sobre subjetividade e sobre aflorar o processo de identidade de cada um, é impossível não trazer as artes para dentro da sala!

Ideias de Atividades Para a Construção da Identidade












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