Sugestões de Atividades Lúdicas para
envolver as crianças com a Leitura.
- Leitura da
História (10 a 30 minutos):
Escolha um livro de literatura com ilustrações grandes e coloridas e leia junto
com os leitores. Utilize uma narrativa envolvente, fazendo pausas para discutir
as ilustrações e perguntando sobre os sentimentos e reações deles a cada
página.
– Atividade de
Ilustração (10 a 30 minutos): Após a leitura, forneça folhas em branco e
materiais de desenho. Peça que os participantes desenhem ou pintem algo que eles
mais gostaram da história. Enquanto eles desenham, circule entre eles e
converse sobre o que estão criando, fazendo perguntas que incentivem a
expressão de sentimentos e ideias.
– Exploração
dos Livros (20 minutos): Faça uma roda de livros, onde os leitores podem
explorar diferentes livros disponíveis. Permita que elas manuseiem os livros,
folheando as páginas livremente, incentivando-as a conversar com os colegas
sobre o que elas estão vendo.
- Contação de
Historia Lúdica:
Objetivo: Desenvolver a compreensão e o interesse pelas histórias.
Descrição: Usar um livro literário com histórias curtas e ilustradas. O
mediador fará a leitura animada, com entonações e expressões.
Instruções: Crie uma atmosfera aconchegante, incentivando aos
participantes a se sentarem confortavelmente. Faça perguntas simples sobre a
história para envolvê-los.
- Jogo dos Personagens:
Objetivo: Promover a empatia e a identificação com os personagens.
Descrição: Após a contação de histórias, cada participante escolhe um personagem e representa uma cena típica.
Instruções: Explique que elas podem usar gestos e vozes diferentes para representar seus personagens.
- Atividade de
Colagem:
Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão emocional através da arte.
Descrição: Os participantes criam um mural onde colam imagens e palavras
que representam suas emoções relacionadas à história.
Instruções: Ofereça uma variedade de recortes de revistas e papel
colorido. Ajude-as a escolher as partes que mais gostam.
- Dança dos
Livros:
Objetivo: Compreender a relação do corpo em movimento com as emoções das
histórias.
Descrição: Ao som de músicas suaves, os ouvintes podem dançar e
representar os sentimentos que as histórias evocar.
Instruções: Crie uma coreografia simples que todas possam seguir, ou
deixe-as livres para se expressarem.
Materiais: Música suave.
- Exploração
Sensorial:
Objetivo: Ligação entre histórias e sensações físicas.
Descrição: Crie estações sensoriais onde os participantes podem explorar
texturas ou objetos relacionados às histórias.
Instruções: Por exemplo, materiais macios para representar personagens
amigáveis ou texturas ásperas para representar desafios.
- Discussão
em Grupo:
Promova uma
conversa em grupo onde os participantes possam compartilhar o que aprenderam e
suas partes favoritas da história. Pergunte como se sentiram durante as
atividades e o que gostariam de explorar mais sobre os livros.
-
Manuseio de Livros (Duração: 20 a 30 minutos)
Objetivo: Familiarizar-se com diferentes tipos de livros.
Descrição: Propor que os participantes manuseiem diferentes livros,
observando as ilustrações e tentando “ler” as imagens.
- Contação de História com Fantoches (Duração: 20 a 30 minutos)
Objetivo: Explorar a contação de histórias de forma lúdica.
Descrição: Utilize fantoches para contar histórias simples, fazendo
vozes que envolvam os ouvintes.
- História Coletiva (Duração: 30 minutos)
Objetivo: Criar uma história em grupo.
Descrição: Após a leitura, envolva os participantes na criação de uma
nova história, pedindo sugestões de personagens e enredos. Pode ser oral ou
escrita.
- Jogo das Cores (Duração: 30 minutos)
Objetivo: Identificar cores e texturas nos livros.
Descrição: Apresente livros e peça para as crianças encontrarem objetos
em sala de aula que combinem com as cores dos livros.
- Desenho Livre (Duração: 30 minutos)
Objetivo: Expressar-se artisticamente.
Descrição: Após as atividades, permita que desenhem algo relacionado ao
tema do livro lido.
- Teatro de Fantoches: Convide as crianças a
participarem de um teatro de fantoches onde elas podem criar suas próprias
histórias. Prepare uma caixa de fantoches que elas possam usar para representar
os personagens. Os alunos criam os enredos, estimulando a imaginação e a
criatividade.
- Passeio na
Biblioteca: Organize um passeio à biblioteca ou ao setor de livros da
escola. Durante a visita, permita que as crianças explorem as seções, escolham
um livro para a sala e conversem sobre o que gostariam de ler em grupo. É uma
forma de familiarizá-los ainda mais com o conceito de biblioteca.
- Dia do Livro
Maluco: Proponha um dia onde as crianças possam trazer um livro em uma
condição inusitada, seja um livro colorido, de um tema que raramente veem ou um
livro que tem uma capa muito interessante. Elas devem descrever o livro para a
turma e compartilhar a razão da escolha.
- A Mágica da
História: Crie um momento de “histórias ao ar livre” onde as crianças se
deitem em um tapete ou cama elástica, fechem os olhos e ouçam você narrar uma
história enquanto aproveitam o ambiente. O contágio da emoção cria experiências
sensoriais únicas para os pequenos.
Discussão
em Grupo:
Após as
atividades, organize um momento de discussão em grupo onde cada criança pode
compartilhar sua experiência e impressões sobre os livros. Estimule a conversa
com perguntas, como: “Qual foi a parte mais divertida do livro?” e “Como você
se sentiu ao desenhar algo que gostou?”. Este é um espaço essencial para
promover a construção de significados e a valorização das opiniões de cada uma
delas.
Perguntas:
1. O que você gostou mais na
história que ouvimos?
2. Como você se sentiu ao desenhar?
3. Quais cores você encontrou nos livros?
4. O que você faria se pudesse entrar em um livro?
5. Como os livros nos ajudam a aprender?
G Gostou? Compartilha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário