Presente nas primeiras adaptações dos contos maravilhosos para a criança burguesa no século XVIII, a figura da mulher com poderes capazes de controlar as forças da natureza é uma das mais populares criações do imaginário, sendo recorrente em diferentes tempos e culturas. A exemplo do lobo – animal feroz por excelência para a imaginação infantil – a bruxa, em grande parte das histórias, ainda responde à representação criada na tradição oral mais antiga, aquela das narrativas à beira do fogo, que davam corpo às fantasias e temores humanos. Velhice, feiúra, canibalismo, poderes especiais, objetos mágicos, dualidade, prática de malvadezas, convivência com animais, habitat em florestas ou lugares pouco povoados são algumas características que compõem o perfil desse personagem. Muitas delas mostram-se presentes em diferentes produtos culturais contemporâneos, como nas adaptações de Walt Disney para os textos clássicos (Branca de Neve, A Bela Adormecida, A Pequena Sereia), nas animações de Michel Ocelot (Kiriku e a feiticeira), nos seriados de televisão (As trigêmeas, Witchies), no sucesso nos livros e cinemas (Harry Potter) e até na brasilidade da Cuca criada por Monteiro Lobato e da adorável e atrapalhada Bruxinha de Eva Furnari.
Geralmente maldosas, vingativas e cruéis, as bruxas são as responsáveis pelos grandes infortúnios que motivam os protagonistas (príncipes e princesas) a enfrentarem muitos desafios para vencerem seus feitiços por meio da inteligência, da astúcia e do amor. Sem elas, as histórias que tanto nos encantam seriam apenas uma sequência de eventos felizes, monótonos e, portanto, sem nenhuma graça. E, talvez, seja por esse motivo, que nenhum outro personagem exerça tanto fascínio sobre os pequenos leitores. Elas representam nossa entrada no mundo dos mistérios, de longas e incríveis travessias em direção ao crescimento.
Uma vida sem bruxas, é uma vida sem fadas. Sem magia, sem aventuras e sem imaginação. É exatamente por isso que onde tem criança, tem bruxa.
Fonte: https://ataba.com.br/bruxas/
Confira alguns livros selecionados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário