A Fábula do Pato e a Pata





Pata aqui, pata acolá passeia o pato e a pata estão os dois a passear. Pata aqui, pata acolá encontram a porta aberta  o que é que foram pensar?
– Quer viajar Dona Pata pelo mundo do quintal?
– Não posso. Estou muito mal. Não tenho um só sapato para poder viajar.
– Pode ser que o galo tenha e lhe possa emprestar.
E foram ter com o galo:
– Não me empresta um sapato pra Dona Pata calçar? É que a porta está aberta e queremos ir viajar...
E disse o galo pro pato  marido da Dona Pata:
– Sapatos não tenho  porque não preciso.  Do que eu gostaria  era de um relógio  e sem me atrasar logo de manhã  bem cantaria  para levantar. 
Chegou à galinha  e falou o pato:
– Não empresta um sapato  pra pata calçar ? Está a porta aberta  vamos viajar. 
E disse a galinha  para a mulher do galo,  respondendo ao Pato,  marido da Pata:
– Sapatos não tenho. Do que eu precisava  era uma geleira  e desta maneira os ovos guardava. 
Mas eis senão quando  que vem o peru  que não fala ao galo  passou pra galinha não diz nada ao pato,  marido da pata que não tem sapato...
– Ó seu malcriado! Não se cumprimenta  já não se diz nada? 
E disse ao Peru zangada.
– Tenho muita pressa, não posso parar.
– Ora essa! Você pode pode emprestar um sapato à pata que quer viajar?
– Já não vale a pena sapatos pra pata  porque a porta aberta, já está fechada  alguém já fechou...
E foi a chorar que a pata coitada,  foi logo dormir,  foi logo deitar: perdeu a viagem  só por um sapato que ninguém ali lhe quis emprestar.

https://www.abcdobebe.com/comunidade/contos-infantis/o-pato-e-a-pata/

Nenhum comentário:

Postar um comentário