O Coelho que Cruzou o Mar









Era uma vez um coelho branco que queria cruzar o mar. Em meio às ondas, ele sempre avistava uma bela ilha, e sentia um grande desejo de ir até lá. Mas ele não sabia nadar e não havia barcos ao redor. Então teve uma ideia.

Chamou um tubarão que nadava por ali e perguntou:

-Diga-me, senhor tubarão, qual de nós dois tem mais amigos, eu ou você?

-Com certeza tenho mais amigos- respondeu o tubarão.

-Bem, vamos contá-los para comprovar- falou o coelho. - Por que não alinha todos o seus amigos no mar entre este local e aquela ilha? Então eu poderei contá-los.

Todos os tubarões se alinharam no mar, e o coelho seguiu saltando sobre suas costas, contando:

-Um, dois, três, quatro, cinco...

Finalmente, o coelho alcançou a ilha. Então ele voltou até os tubarões, e disse:

-Ha, ha, seus tubarões estúpidos! Eu certamente enganei vocês. Fiz com que formassem uma ponte para mim, sem que se dessem conta disso.

Os tubarões ficaram muito bravos. Um deles avançou sobre o coelho e o alcançou com os dentes afiados, arrancando um pedaço de seu pelo.

-Oh, isso dói! – gritou o coelho a chorar.

Nesse momento, o rei da ilha passou por ali.

Ele perguntou ao coelho qual era o problema, e ao ouvir a história, disse:

-Você nunca mais deve enganar os outros e contar mentiras. Se prometer ser bom, lhe direi como você poderá conseguir seu pelo novamente.

-Oh, eu prometo! – respondeu o coelho.

O rei recolheu juncos e fez um ninho com eles.

-Agora, durma aqui nesse ninho de juncos durante toda a noite e seu pelo crescerá de volta – ordenou o rei.

O coelho fez como lhe foi dito. Na manhã seguinte, ele foi até o rei e agradeceu:

-Muito obrigado, meu pelo cresceu de volta e me sinto bem novamente. Obrigado! Obrigado!

O coelho saiu pulando, dançando e cantando. E nunca mais enganou ninguém.

Livro de consulta: As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas, Livro 01,2005, pág. 91, Editora JBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário