A menina escondida na terra


Era uma vez uma menina órfã cujo pai vivia viajando. Certo dia foi; morar em sua rua uma moça que começou a agradá-Ia e enchê-Ia de presentes. A menina sentiu-se tão feliz que, quando o pai voltou para casa, contou-lhe sobre a vizinha e disse:
- Papai, eu adoraria se o senhor se casasse com ela. Tenho certeza de que ela me trataria como uma verdadeira mãe!
Desconfiado, o pai falou:
- Filhinha, lá no sertão a gente diz assim: tem gente que dá mel, para depois aparecer com fel.
- O que é fel? -perguntou a garota.
- Fel é um veneno terrível! -disse ele.
- Você acha mesmo que sua amiga é sincera?
A menina respondeu que sim. E, de tanto insistir que gostava muito da vizinha, de tanto levá-Ia para passar os dias em sua casa, a orfãzinha aproximou seu pai e a moça, que acabaram se casando.
No início, a menina foi muito feliz com sua nova família, porém bastou seu pai viajar pela primeira vez para que a madrasta virasse a maior megera do mundo. Enchia a garota de tarefas e passava o dia sentada à sombra, sem fazer nada.
Certa tarde, depois de trabalhar por horas e horas, a garota adormeceu debaixo de uma figueira. Quando a madrasta a surpreendeu dormindo, ficou furiosa:
-É agora que você vai ficar de castigo! -gritou.
Abriu um buraco no chão, jogou a menina lá dentro e cobriu-lhe o corpo de terra, deixando só sua cabeça de fora. Os dias foram passando e a menina continuava enterrada. A relva cresceu e misturou-se com seus belos cabelos castanhos.
Quando o pai da orfãzinha regressou, a madrasta mentiu para ele dizendo que a garota fugira. O homem ficou muito triste. No dia seguinte, vendo que o quintal estava cheio de capim, chamou um capineiro. O capineiro começou a trabalhar e, de repente, ouviu uma voz que vinha do chão dizer:
Capineiro de meu pai, não me cortes os cabelos ...
Minha mãe me penteou, minha madrasta me enterrou.
Perto do figo da figueira, que o passarinho bicou ...
O homem levou tamanho susto que foi depressa contar o acontecido ao pai da menina. Este foi até o quintal, ouviu a voz, começou a cavar e... desenterrou a filha, que, milagrosamente, ainda estava viva. Chorando de alegria, levou a garota para dentro de casa. Quando a madrasta viu a menina e entendeu que toda a sua maldade fora revelada, saiu correndo pelo sertão para nunca mais voltar.
(História do folclore brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário