A Bolsa Amarela - Capítulo IV







HISTÓRIA DO ALFINETE DE FRALDA
(que mora no bolso bebê da bolsa amarela)
Como ninguém conhece o Alfinete de Fralda muito bem, eu acho melhor contar a história dele antes de continuar contando a minha:
Um dia eu ia passando e vi o Alfinete caído na rua. Peguei, limpei, desenferrujei, experimentei a pontinha dele no meu dedo, vi que ela era afiada toda vida:
— Puxa!
E ela começou a riscar na minha mão tudo que o Alfinete queria dizer:
— Me guarda? Já não aguento mais viver aqui jogado: passa gente em cima de mim; chove, eu fico todo molhado, pego cada ferrugem medonha; e cada vez que varrem a rua eu esfrio: “pronto! vão achar que eu não sirvo mais pra nada, vão me levar no caminhão de lixo”; me encolho todo pra vassoura não me ver; e depois que ela passa, e depois que o susto passa, eu risco na calçada um anúncio de mim dizendo que eu sirvo, sim; mas nunca acontece nada. Me guarda?
— Guardo.
— Então guarda.
Guardei. No bolso do uniforme (ainda não tinha a bolsa amarela). E perguntei:
— O que é que você fazia antes?
A pontinha foi riscando na fazenda:
— Não cheguei a fazer nada.
— Ué.
— Saí da fábrica muito mal embrulhado, vim caindo pelo caminho, me agarrando nos outros pra ver se me aguentava, acabei não me aguentando: caí aqui.
— E não levantou mais?
— Cada vez que eu levantava, passavam em cima de mim.
— Mas nunca ninguém te viu?
— Quando me viram eu já tava todo enferrujado e ninguém mais me quis.
— E depois?
— Nada.
— Não aconteceu mais nada na tua vida?
— Não.
— Que história curtinha que você tem.
— Pois é.
— Você não queria ter uma história mais comprida?
— Eu não! Esse pouquinho já deu tanto trabalho.
— Acha que assim chega, é?
— Acho que chega sim. E então ficou chegando.

Continua...
Lygia Bojunga
A bolsa amarela
Rio de Janeiro, Casa Lygia Bojunga Lda., 2004

4 comentários:

  1. Um Dos melhores Livros que já li A Bolsa Amarela Esta De Parabéns Autora Muitos Parabéns ...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oxi pq na vc não sabe comentar nada ❌❌

      Excluir
  3. Amei esse livro e ainda estou lendo e é muito bom leiam e muito bommm!!

    ResponderExcluir