Dinâmica
a Metade Certa
Material necessário: Imagens cortadas
ao meio (revistas, fotos, desenhos, etc). Fita adesiva para as crianças unirem
as imagens.
Como fazer:
1.
O coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada
participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão
ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar
os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante
que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.
2.
Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o
coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que
falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens
é a vencedora.
3.
No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para
conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode
abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou
personagens contidos nas fotos.
Emprestando o lápis
Material: 1 lápis de cor por participante e 1 folha com desenho impresso para colorir.1. Todos com as folhas com desenhos em mãos a professora vai iniciar a atividade orientando que as crianças pintem somente o desenho de cima da folha com o lápis que trouxeram, ou seja, o desenho será pintado com apenas uma cor.
2. Após todos terminarem de pintar o primeiro desenho com apenas uma cor a professora orientará da seguinte maneira: Agora vocês vão pintar o segundo desenho mas não podem utilizar o lápis que trouxeram. É importante nesse momento o educador ou coordenador da atividade observe a reação das crianças para ver se por si só encontrarão a solução para o problema, ou seja, se não podem usar o próprio lápis então como pintarão o desenho? A solução é simples, trocar o lápis com o de um amigo.
3. Dependendo da idade das crianças que estão participando da brincadeira logo se darão conta e começarão a emprestar os lápis dos amigos, se a solução demorar a aparecer o professor deverá interagir para que os alunos cheguem a conclusão por si próprios.
4. Quando todos entenderem o que deve ser feito o coordenador da atividade deverá orientar que podem usar quantas cores quiserem para pintar o desenho de baixo mas precisarão trocar e emprestar os lápis de seus amigos.
5. Antes de encerrar a atividade o coordenador ou professor deverá explicar aos alunos que o primeiro desenho foi pintado com apenas uma cor pois cada um utilizou apenas o lápis que tinha, no entanto ao compartilharem os lápis emprestando uns aos outros puderam colorir o desenho de baixo deixando-o mais bonito. A conclusão aqui é que em certas circunstancias de nossa vida devemos aprender a compartilhar nossas coisas com nossos amigos para atingirmos um objetivo em comum. Essa é uma dinâmica divertida para crianças que estimula o relacionamento interpessoal.
Urso de pelúcia
Material: um urso de pelúcia
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.
Dinâmica: " das diferenças "
Material: Pedaço de papel em branco, caneta
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.
Dinâmica: do 1, 2, 3
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida.
Dinâmica do "Mestre"
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o
advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um
mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou
disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem é o
mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e
a coordenação.
Dinâmica
do "Rolo de Barbante"
Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador
deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro
participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o
coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais,
que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade,
etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o
barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de
papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer
estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida
deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em
forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividi-la e
ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é
proibido soltar qualquer tipo de som.
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