A Velhinha e o Porquinho






Era uma vez uma pobre velha que vivia sozinha. Um dia, estava varrendo o quintal e encontrou uma moeda. “Que farei com esse dinheirinho?” pensou ela. “Ah, já sei. Irei ao mercado e comprarei um porquinho para me fazer companhia.” E assim fez. Quando voltava do mercado, teve que passar por uma pinguela. Mas o porquinho não quis atravessá-la.
A velhinha foi mais adiante e encontrou um cão.

_ Cachorrinho, por favor, morde o porco que não quer atravessar a pinguela e, por isso, eu não posso voltar para casa. O cão não lhe deu atenção.
Ela foi mais adiante e encontrou uma vara. Pediu-lhe, então:

_ Varinha, bate no cão, ele não quer morder o porco, que não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  A vara não lhe deu importância.
A velhinha andou um pouco mais e encontrou um fogo.

_ Foguinho, queima a vara, ela não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa. O fogo nada fez.
Ela continuou andando e encontrou a água. Pediu-lhe:

_ Água, apaga o fogo, ele não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão,  o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  A água não a atendeu.
A velhinha foi andando e encontrou um boi. Disse-lhe:

_ Boizinho, bebe a água, ela não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  O boi não a ouviu.
Mais adiante ela encontrou um açougueiro e lhe falou:

_ Açougueiro, mata o boi, ele não quer beber a água, a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  O açougueiro não lhe respondeu.
A velhinha andou mais um pouco e encontrou uma corda.

_ Corda, enforca o açougueiro, ele não quer matar o boi, o boi não quer beber a água, a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  Mas a corda não ouviu.
Mais adiante, ela encontrou um ratinho e lhe pediu:

_ Ratinho, rói a corda, ela não quer enforcar o açougueiro, o açougueiro não quer matar o boi, o boi não quer beber a água, a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.  O ratinho nada fez.
A pobre velhinha andou mais um pouquinho e encontrou um gato. E assim lhe falou já desanimada:

_ Gatinho, por favor, caça o ratinho,  ele não quer roer a corda, a corda não quer enforcar o açougueiro, o açougueiro não quer matar o boi, o boi não quer beber a água, a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar a vara, a vara não quer bater no cão, o cão não quer morder o porco, o porco não quer atravessar a pinguela e eu não posso voltar para casa.
O gatinho então lhe respondeu:

_ Se a senhora for até aquela vaca e me trouxer um pires de leite, eu caçarei o rato.
A velha foi até a vaca e esta lhe disse:

_ Se a senhora for até aquele monte de feno e me trouxer uma porção dele, eu lhe darei o leite.
Ela foi até o monte de feno e trouxe uma porção para a vaca. Assim que a vaca comeu o feno, deu o leite à velhinha. Ela levou o leite, num pires, ao gatinho. O gatinho bebeu o leite e pôs-se a caçar o ratinho. O ratinho começou a roer a corda. A corda começou a enforcar o açougueiro. O açougueiro começou a matar o boi. O boi pôs-se a beber a água. A água começou a apagar o fogo. O fogo pegou na vara. A vara bateu no cão. O cão mordeu o porco. O porco atravessou a pinguela e a velhinha voltou para casa.



Conto acumulativo tradicional Inglês. Registrado por Joseph Jacobs.

2 comentários:

  1. Amo essa historia. Sei que ela eh muito antiga e fez parte da minha infancia. Ateh hoje me encanto com a sequencia muito engracada que tem inicio a partir do apelo da velhinha para voltar para a sua casa.
    Telma, muito obrigada por divulgar encantamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dina.
      Que bom que você gostou.
      Já visitou meu canal?
      Visita aí... Bjs
      https://www.youtube.com/channel/UC_-PMvI-gWtZKUGGjk3Yo2Q

      Excluir