O Afilhado do Diabo






Era uma vez um velho que tinha tantos filhos que, quando nasceu seu caçula, ele nem sabia quem convidar para ser padrinho do menino. Poucos dias antes do batizado, ele viu um homem muito bem vestido, montado num belo cavalo, passeando pela cidade. Foi ao seu encontro e disse:
- O senhor parece ser rico e culto. Gostaria de ser padrinho de meu filho caçula?
O homem abriu um estranho sorriso e respondeu:
- Claro que sim! E faço questão de dar uma festa enorme para celebrar o acontecimento!
A festa foi farta e alegre, e, no final, o homem disse ao compadre:
- Meu compadre, quero lhe fazer um pedido. Quando o menino crescer, vou levá-lo comigo para lhe dar uma boa educação.
O velho não gostou da ideia, mas foi obrigado a concordar, afinal tratava-se de um homem importante e talvez isso fosse bom para seu menino.
Quando o garoto completou quinze anos, o compadre apareceu e o levou para uma casa imensa, isolada no mato, onde havia muitos livros. Como passava grande parte do tempo sozinho, o jovem resolveu distrair-se lendo os livros do padrinho. Descobriu então que eram todos livros de magia e bruxaria. Assustado, decidiu fugir antes que fosse tarde demais. Estudou alguns feitiços e aprendeu como poderia transformar-se em animais. Primeiro, virou um cavalo e saiu de lá galopando. Mas o diabo logo o encontrou no pasto, e foi atrás dele montado em seu cavalo. A perseguição foi longa, e no fim o diabo conseguiu alcançar o afilhado transformado em cavalo. Porém, quando ele estava pôr-lhe o freio, o rapaz disse bem rápido:
- Ai, que eu quero virar passarinho!
Imediatamente ele virou um passarinho e voou livre pelos céus.
E o diabo disse:
- Ai, que eu quero virar um gavião!
Transformou-se num gavião e saiu outra vez perseguindo o afilhado. Foi então que, do alto do céu, o garoto viu uma linda jovem sentada na varanda de uma casa. E disse:
- Ai, que eu quero virar um anel!
Transformou-se num anel e foi parar no dedo da moça. Logo em seguida, virou o belo jovem que de fato era, e pediu à garota:
- Por favor, nunca se separe do anel em que vou me transformar. Se você o tirar do dedo, eu morrerei. Se alguém quiser comprá-lo, não o venda; atire o anel rapidamente no chão. – E virou anel de novo.
Nesse instante apareceu o diabo para comprar o anel. Mas a garota atendeu o pedido do rapaz. Atirou o anel no chão. O anel se transformou no rapaz, e o rapaz disse:
- Ai, que quero virar grão de milho.
O garoto transformou-se em vários grãos de milho, e o diabo virou um galo para comê-los. Esperta, a jovem pisou nos grãos e espantou o galo. Nisso, o rapaz disse:
- Ai, que eu quero virar uma raposa.
Transformou-se numa raposa e mordeu o galo. O galo saiu correndo, depois virou um cavalo e sumiu no pasto. A garota deu um beijo na raposa, a raposa virou um rapaz, os dois jovens se casaram e foram felizes para sempre.


(Folclore brasileiro)

Um comentário:

  1. Essa e uma outra versão da história que eu conheci na infância

    ResponderExcluir