O gigante das montanhas Altai







Em uma vila nas montanhas Altai, não havia crianças, porque, naquelas cercanias, morava um terrível gigante que as levava embora logo que começavam a andar. Os jovens casais, vendo o desespero dos pais das crianças raptadas, temiam ter filhos e sofrer também. Assim, a vila foi lentamente se tornando lugar em que só habitavam idosos, até que um casal resolveu que teria um bebê, custasse o que custasse.
Quando o menino nasceu, esconderam-no numa gruta e, quando ele já podia entender o que lhe diziam, contaram-lhe que teria de ser corajoso, pois um dia precisaria enfrentar o gigante. O menino aprendeu a correr a grande velocidade e a atirar com arco e flecha. Quando completou oito anos, o pais falou-lhe:
- Meu filho, precisamos libertar este lugar da tirania do gigante. Quero que você venha até as montanhas e lute ao meu lado. Para que possamos vencer, você deve confiar completamente em mim.
A criança concordou. Sabia que o pai era homem de muita coragem, além de ser o melhor arqueiro da vila. A viagem rumo à caverna do gigante durou dois dias. Assim que chegaram às montanhas, ouviram o ruídos dos passos dele:
- É agora, meu filho! - sussurrou o pai.
Em seguida, pôs o menino diante de uma árvores e disse-lhe:
- Não se afaste da árvore e tenha confiança em mim. Virei buscá-lo quando chegar a hora.
O menino passou a tarde toda esperando pelo gigante. Quando o sol já desaparecia no horizonte, ele surgiu. O garoto estremeceu, assustado, porque o gigante era muito mais terrível do que ele havia imaginado. A voz era cruel, o olhar duro, os gestos violentos.
- Ah! - disse o gigante quando o viu - Ganhei uma criança de presente hoje! Que bom! Eu estava mesmo morrendo de fome!
O gigante abaixou-se para pegar o menino. O garoto sentiu vontade imensa de fugir, mas se lembrou das palavras do pai e, reunindo toda sua coragem, permaneceu imóvel. Foi então que uma flecha certeira atingiu a testa do gigante, que caiu morto. O pai correu ao encontro do filho e abraçou-o, dizendo:
- Obrigado, meu filho! Conseguimos vencer! Obrigado por confiar em mim!
Com a morte do gigante, a felicidade voltou a reinar na vila. As pessoas jamais se esqueceram da coragem daquele homem e da confiança daquele menino. Por isso, esta história é contada até os dias de hoje.

História do Folclore da Ásia Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário