A lenda do umbuzeiro






            Para que a Terra tivesse vida, Deus criou os vegetais. Contam que cada um deles pediu uma graça.
-          Senhor, quero ser forte como o ferro - falou uma árvore.
-          Assim seja! Terás o nome de pau-ferro - disse o Criador.
-          Eu quero dar flores perfumadas e frutos saborosos! - pediu outra.
-          Muito bem! Serás a laranjeira - respondeu o Senhor.
-          Quero Ter vida longa - pediu o jacarandá.
- E eu desejo ser a poesia vegetal; enfeitar casas e jardins - pediu o salgueiro ou chorão, árvore de galhos verdes e finos.
O Criador foi atendendo a todos os pedidos; o último foi o do umbuzeiro:
-          Senhor, desejo dar sombra a todos os homens cansados.
-          Sombra todas as árvores dão, meu filho.
- Sim, mas eu quero dar a mais bela e completa sombra. Quero que os homens encontrem sempre e paz e proteção à minha sombra.
Deus, então, atendeu o pedido da árvore.
É por isso que o umbuzeiro tem sempre a copa verde e espessa e, até mesmo na época da seca, oferece a mais gostosa das sombras.
                      

 Essa história foi adaptada do folclore por Luciana Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário