|
Ler
|
Contar
|
Característica
principal |
A
história é apresentada preservando as palavras escolhidas pelo autor. O
leitor deve se manter fiel ao que está escrito.
|
A trama
sempre sofre pequenas modificações, já que o contador tem a liberdade para
improvisar e agregar elementos a ela. Ele nunca conta uma história da mesma
forma.
|
Objetivo
|
Desenvolver
o comportamento leitor das crianças. Elas conhecem o portador e seus
elementos (texto e imagens), aprendem a emitir opiniões sobre a história,
falando ao grupo se gostaram do que foi lido e porquê, e a conhecer o ponto
de vista dos colegas.
|
Ampliar
o repertório da cultura oral, que se perpetua na forma e sofre mudanças de
conteúdo de geração em geração.
|
Preparação
|
Selecione
e leia os livros pensando na qualidade literária e na adequação à faixa
etária da turma.
|
Conheça
bem a história e seus personagens, já que ela será contada sem o auxílio de
um portador de texto. Analise se intervenções com música, fantoches e outros
recursos podem enriquecer o momento. Se sim, providencie o material.
|
Organização da turma
|
Coloque
o grupo sentado próximo a você, de modo que todos possam ouvir a leitura. Se houver diversos exemplares do mesmo
título, sugira que a turma acompanhe a atividade em duplas.
|
Peça
que as crianças se acomodem em torno de você para ouvir a contação com
clareza.
|
Início da atividade
|
Apresente
ao grupo o título do livro, o autor e o ilustrador. Explique o porquê da
escolha e antecipe possíveis dúvidas. Se, por exemplo, os personagens moram
no polo Norte, fale um pouco sobre o local. Lembre que é importante todos se
manterem em silêncio até o fim da leitura e que perguntas serão respondidas
depois. Faça referências ao suporte livro, um bem cultural que guarda a
história.
|
Faça
uma introdução rápida do enredo e fale sobre a opção de contar aquela
história especificamente. Antecipe possíveis dúvidas. Informe que é
importante o grupo se manter em silêncio para ouvir a contação. As perguntas
devem ser respondidas somente no término da atividade.
|
Cuidados
|
Durante
a leitura, seja fiel ao texto. Não substitua palavras ou faça interrupções na
narrativa. Mude o tom da voz (se possível) de acordo com os personagens e o desenrolar da
trama.
|
Conte a
história preservando os detalhes. Cuide da postura corporal para que os
movimentos enriqueçam a contação. Fique atento à impostação de voz,
respeitando o desenrolar da trama e as características dos personagens.
|
O que fazer depois
|
Convide
a turma para comentar a história e as ilustrações e abra espaço para
perguntas - se necessário, releia trechos. Ofereça o livro aos pequenos para
que eles o manuseiem e analisem como o visual ajuda a contar o enredo.
|
Sugira
às crianças que apresentem suas opiniões sobre a trama que foi contada e a
forma como a narração foi feita.
|
Consultoria
Edi
Fonseca, contadora e formadora de professores, e Maria Slemenson, formadora do
Instituto Natura, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário