A GRALHA VAIDOSA







O deus dos ares avisou que pretendia escolher o rei dos pássaros, e para isso marcou o dia em que todos eles deveriam comparecer diante de seu trono, para serem apreciados. O que fosse considerado mais bonito seria declarado rei. Os pássaros trataram então de se embelezar, e procuraram os córregos de água mais limpa onde tomaram banho e alisaram as penas.

A gralha também estava lá, mas como tinha certeza de que não seria escolhida porque suas penas eram feias, tratou de arquitetar e executar um plano para superar o problema. Assim, ela esperou que os outros pássaros fossem embora e passou a recolher as penas mais bonitas que haviam ficado espalhadas pelo chão, prendendo-as em seu próprio corpo. O resultado foi deslumbrante, pois a gralha ficou linda como jamais outro pássaro havia sido.

No dia do julgamento, com as aves reunidas, não deu outra: a gralha foi declarada vencedora. Mas quando ia receber a coroa, os demais pássaros avançaram sobre ela e arrancaram uma a uma as penas falsas, fazendo com que todos a vissem exatamente como era.

Moral da história: Não são as roupas coloridas e bem-feitas que tornam o homem mais bonito.

Baseado em fábula de Esopo.

Um comentário: