O GATO E A RAPOSA
Certo dia uma raposa e um gato conversavam à sombra de uma árvore frondosa. A prosa entre eles seguia animada até o instante em que a raposa falou de sua esperteza, da sua capacidade de inventar os mais diversos ardis para conseguir o que desejava, e se rejubilava vaidosa com esse dom que a natureza havia concedido a todos os indivíduos da sua família porque isso, aparentemente, a tornava superior ao gato que a ouvia.
Sem ter como responder à altura, este concordou com a raposa afirmando que ela era realmente privilegiada, pois ninguém na floresta desconhecia sua capacidade de encontrar soluções adequadas para qualquer problema ou necessidade que lhe surgisse pela frente. E reclamava:
- Eu, por desgraça minha, nunca consegui aprender nada de extraordinário, e como lamento que isso tenha me acontecido.
Nesse momento eles ouviram os latidos de vários cães que se aproximavam rapidamente. A reação do gato foi instantânea: ágil como era, ele logo subiu pelo tronco da árvore e procurou abrigo em seus galhos mais altos, de onde pode observar tudo o que acontecia lá embaixo, no chão.
Como a raposa demorou-se no mesmo lugar por tempo maior do que dispunha para iniciar sua fuga, os cachorros chegaram latindo furiosamente e se atiraram sobre ela, que sem ter como resistir ao assalto que sofria, acabou encontrando um fim constrangedor para a sua fama de animal ardiloso e matreiro.
Moral da história: Um expediente realmente eficaz vale muito mais que uma variedade de outros não tão bons como se imagina.
Baseado em uma fábula de La Fontaine.
Meu nome é Telma Régia Soares Bezerra
Sou Professora. Minha formação Acadêmica: Pedagogia, Língua Portuguesa e Pós Graduação em Língua Portuguesa.
Trabalhei na Secretaria de Educação de Crateús, onde acompanhava o 3º Ano e Educação Infantil (PAIC e PNAIC) e Eixo do Leitor, com o qual me identifico muito. Sou fascinada por histórias... Leio de tudo, desde a literatura infantil até a literatura adulta. Alguns autores me encantam, como Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Elias José, Luis Fernando Veríssimo, Luis Câmara Cascudo... Ah.... Uma infinidade deles... E, além de ler, gosto de contar histórias, de preferência as de humor e de encantamento.
Meu nome é Elizabeth Macedo de Sousa. Sou Professora. Minha formação acadêmica - Psicopedagogia. Atuava na Secretaria de Educação com o Eixo do Leitor e as turmas de Educação Infantil.
Gosto muito de contar histórias e trabalhos de artes. Quando estou contando histórias, me transponho para o mundo da fantasia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário