O GATO VELHO E A RATA NOVINHA






          Uma rata novinha foi apanhada facilmente por um gato, porque sendo inexperiente, não conseguiu fugir a tempo do perigo que dela se aproximava sorrateiramente. Então, vendo-se presa entre as garras do caçador, a ratinha tentou enternecê-lo com o único argumento em que conseguiu pensar:

          - Por favor, não me coma agora, gato bonito, porque eu sou pequenininha e por isso não vou saciar a sua fome. Seja clemente comigo, espere mais um pouco, e aí, quando eu já estiver grande, então sim, poderei ser uma bela refeição para você e seus filhos.

          Ouvindo isso, o gato pôs-se a rir. E depois de dar boas risadas, disse à sua presa:

          - Ser clemente? Eu? Um gato velho e escolado? Que esperança mais maluca é essa? Não vejo porque deixar para os meus filhos o saboroso petisco que você é, pois eles são jovens e dão conta de conseguir com facilidade o que desejam. Enquanto eu, que padeço a crueldade da velhice, não posso abrir mão do que consigo alcançar.

          E almoçou a ratinha.

Moral da história: A lei da sobrevivência é a que dita as regras do comportamento humano.


Baseado em uma fábula de La Fontaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário