Conto Africano: O cágado e o lagarto







Num ano em que havia pouca comida, o Cágado pegou no dinheiro que tinha economizado e foi a Nanhagaia onde comprou um saco de milho. 
Quando voltava para casa, viu, a certa altura, um tronco de árvore atravessado no caminho. Como não conseguia passar por cima dele, atirou o saco de milho para o outro lado e depois foi dar a volta. 
Quando estava a dar a volta, ouviu uma voz a gritar: 
__Viva, viva, tenho um saco de milho que caiu lá de cima. 
Era o Lagarto, que segurava o saco que o Cágado tinha atirado. 
O Cágado protestou: 
__ Não. O saco é meu. Comprei-o agora e vou leva-lo para casa. 
O Lagarto não quis ouvir nada e levou o saco para casa dele, dizendo: 
__Eu não o roubei a ninguém. Achei-o. Vou comer o milho porque encontrei o saco. 
O Cágado ficou muito zangado mas não podia fazer nada. Cheio de fome, no dia seguinte foi com os filhos ver se encontrava alguma coisa para comer. 
A certa altura, viram o rabo do Lagarto que saía de dentro de um buraco, só com o rabo de fora. 
O Cágado agarrou no rabo e numa faca e preparou-se para o cortar. Depois de cortado, levou-o para casa e comeu-o com os filhos. 
O Lagarto que, entretanto tinha conseguido sair do  buraco, foi queixar-se ao responsável da aldeia: 
__O Cágado cortou-me o rabo. Mande-o chamar para ele dizer porque é que me cortou o rabo. 
O responsável convocou o Cágado e perguntou-lhe: 
__É verdade que tu cortaste o rabo ao Lagarto? 
O Cágado, que era muito esperto, disse: 
__ É verdade que eu encontrei um rabo perto de um buraco e o levei para casa para comer, mas não era de ninguém. Eu não vi mais nada senão o rabo. 
__Mas o rabo era meu - gritou o Lagarto - tens de o pagar. 
O Cágado respondeu: 
__Não, não pago. Eu fiz o mesmo que tu fizeste ontem. Tu ontem encontraste o meu saco de milho e comeste-o. Eu hoje encontrei o teu  rabo e comi-o. Agora estamos pagos. 
O responsável achou que ele tinha razão e mandou-os embora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário