A Cesta da Dona Maricota









Dona Maricota boa cozinheira
Voltou com a cesta cheinha da feira
Cenoura, laranja, pepino, limão,
Banana e milho, ervilha, mamão

Morango espinafre tomate e cebola
Alface palmito, maçã escarola
Guardou na despensa e na geladeira,
Deu um suspiro ufa! Que canseira!
E foi descansar

Então essas verduras,
Legumes e frutas,
Fresquinhas maduras
Todos animados depois da viagem
Puseram-se logo a contar vantagem

O milho falou: olhem eu sou mais belo
Sou louro, gostoso e tão amarelo!
O belo sou eu declarou o tomate
Não mais do que eu! Contestou o abacate!

Pois olhem pra mim provocou o palmito
Sou branco e macio eu sou mais bonito!
Então a laranja falou bem amável:
Melhor que bonita, eu sou saudável!

E logo o espinafre gritou: não tem erro!
Sou verde e saudável sou cheio de ferro
Falou a cebola: aqui, atenção!!
Saudável sou eu! Boa pro coração!

E disse a ervilha: sou pequenina por fora,
Mas por dentro tenho proteína
Logo o limão disse: quem é que não vê?
Tenho a vitamina preciosa - a tal “c”

Mas nisso aparece dona Maricota
E as frutas gostosas viraram ...compota!
E os belos legumes me toda a sua glória
Viraram sopão e acabou- se a história!


Tatiana Belinky

Nenhum comentário:

Postar um comentário