A lenda de Santo Antônio Casamenteiro






Disse que era uma vez, uma moça bonita como ela só, ela era tão linda mais vivia numa tristeza, numa penúria de dá dó. 
É por que a moça como toda moça bonita queria logo se casar e encontrar um noivo. E um dia foi se aconselhar com sua vó que era muito velhinha e também muito sabia.
A vó lhe disse assim: 
- Rum mais é fácil minha neta, não precisa desespero não, é só esperar chegar a noite de Santo Antônio, colocar no canto da casa  que você mais gosta, pegar uma estátua bonita do santo , “butar” no canto da casa e todo dia ,você me acende uma vela e coloca lá uma moedinha  de um vintém , logo seu noivo chega minha neta.
E ela esperou o dia chegar, no dia de santo Antônio enquanto todo mundo festejava em volta da fogueira e dançava, ela foi sozinha ate o canto da casa, pegou uma estátua bonita e grande do santo e colocou no cantinho, acendeu uma vela e todo dia ela depositava uma moedinha, todo dia uma moeda e ficou esperando o noivo chegar. 
Só que os dias foram passando e nada, as semanas se passava e nada, os meses e nada ela foi se queixar com a avó. 
– Vai ver que faltou você virar a estátua do santo de ponta cabeça viu, ela foi lá e virou o santo na hora de ponta cabeça e deixou ele pendurado.
As semanas foram passando, os meses e nada. Ela foi de novo se queixar com a vó:
- Vai ver que você tá colocando pouco dinheiro minha neta, mais generosidade.
Todo dia então ela aumentava a quantia de dinheiro e foi juntando tanta moeda que uma montanha maior que o santo se fez, só que os anos foram passando e nada, os anos se passava e seu noivo nunca chegava, nada de chegar um moço bonito que por ela se encantava, ela tava tão nervosa, tão desesperançosa que foi se queixar de novo para sua avó e enquanto a avó tentava lhe acalmar ela pegou a estátua do Santo Antônio e atirou com toda força pela janela.
Quis o destino que nesta hora, bem ali debaixo, ia passando montando sobre seu cavalo um nobre cavalheiro, muito belo  e a estátua foi dá bem na sua testa. Ele ficou tão nervoso... Apeou o cavalo e subiu a escada pra ir lá falar com quem tinha feito isso e quando a porta se abriu, uma moça  muito formosa ele viu e logo por ela se encantou e ela também por ele. E eu não preciso nem dizer, que desse encantamento deu-se um casamento. Se casaram dali a poucos dias.
E diz quem me contou que tiveram muitos filhos e viveram felizes durante muitos anos.
E a moça até ficar velhinha dizia a toda moça que ela encontrava desesperançosa pela rua, ela ensinava essa simpatia do Santo Antônio, Santo Antônio casamenteiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário